A ilha da magia encanta os turistas pela hospitalidade, belas praias, gastronomia e pelo contato com a natureza. E quem gosta de estar em meio ao verde encontra boas opções de trilhas em Florianópolis.

Essa é uma forma de diversificar o roteiro da viagem e explorar lugares mais escondidos e com natureza preservada, sendo o passeio preferido de diversos turistas.

Quer conhecer algumas opções de trilhas em Florianópolis para realizar em sua próxima viagem? Confira o post e veja as dicas que separamos!

Trilhas em Florianópolis

A cidade conta com diversas opções de trilhas para contemplar a natureza e acessar cachoeiras e praias menos movimentadas.

Há trilhas com grau de dificuldade baixo, indicadas para toda a família, e outras que exigem um pouco mais de disposição física. Veja abaixo algumas opções.

Trilha da Barra da Lagoa para a Prainha

O acesso é feito após a travessia da ponte da Barra da Lagoa, de onde é possível ver a placa sinalizando o caminho até a Prainha. O trajeto é feito por dentro do bairro, dura cerca de 15 minutos e pode ser feito por pessoas de todas as idades.

Por ser uma região mais preservada, ela não conta com uma grande infraestrutura para o turista, então, se a ideia for passar algumas horas por lá, é preciso levar água e lanche.

Trilha para as piscinas naturais da Barra da Lagoa

Se você seguir a dica acima e incluir a Prainha da Barra em seu roteiro, também pode aproveitar o passeio para visitar as piscinas naturais da região.

A trilha das piscinas naturais é praticamente uma continuação da passagem para Prainha e há algumas placas que apontam o local. Nesse caso, o percurso, de cerca de 20 minutos, será feito em meio a natureza.

A área é ótima para tirar fotos, apreciar a paisagem e se divertir nas piscinas naturais. Contudo, não há faixa de areia, somente pedras, portanto, leve isso em consideração caso você esteja com crianças pequenas.

Conheça a Pousada dos Chás

Trilha ecológica do Parque Estadual do Rio Vermelho

Trilha do Parque Rio Vermelho é outro passeio interessante para fazer com crianças. Além de ser uma atividade de lazer, ela proporciona maior contato com a natureza, e ainda é possível conhecer um pouco mais da fauna e flora da região, já que a visita é conduzida por um monitor.

A trilha tem cerca de 1 km de extensão e boa parte do percurso é feito sobre um deck de madeira, o que faz com que ela seja indicada para todas as idades, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida.

A visita guiada acontece de terça a domingo, das 9h às 16h, com saída a cada 30 minutos. O ingresso custa R$12,00 — com acesso gratuito para crianças até 5 anos e meia entrada para crianças até 12 anos, estudantes, professores e idosos.

A Trilha do Rio Vermelho está localizado na Rodovia João Gualberto Soares s/n, no lado leste da ilha, a aproximadamente 30 minutos de carro de Jurerê.

Trilha Caminho da Gurita na Lagoa do Peri

Essa é mais uma das opções de trilhas em Florianópolis. A Trilha da Gurita fica no Parque Municipal da Lagoa do Peri e passa por riachos e cachoeiras.

O parque tem área para piquenique, lanchonete, parquinho e boa infraestrutura para os visitantes. A trilha é sinalizada, tem cerca de 3 km de extensão com intensidade leve e terreno em grande parte plano.

Dicas para realizar as trilhas

É importante seguir algumas dicas para evitar imprevistos no caminho. Veja quais são elas:

  • leve protetor solar e repelente;
  • use roupas leves e boné;
  • vá com um calçado confortável. Se a trilha for extensa, ou em área fechada, dê preferência a tênis ou bota;
  • leve uma mochila com água, suco e alguns lanches caso a área não tenha infraestrutura;
  • não se esqueça de trazer seu lixo de volta.

Há diversas trilhas em Florianópolis e os percursos listados acima são boas opções para quem deseja começar a se aventurar nessa atividade.

Quer mais dicas de passeios na região? Então, confira nosso Guia de Praias do Leste!

Ou cadastre-se em nossa newsletter!

 


Escreva um comentário