A prática de trekking é uma atividade física segura e que pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. O exercício é uma caminhada por trilhas naturais, em que se pode ter contato com a natureza. O melhor de tudo é que existem infinitas possibilidades para a prática, uma vez que pode ser realizada na mata, na praia, em parques ou em outros locais. Para os inciantes, há as caminhadas mais curtas e sem obstáculos, enquanto os que já estão acostumados podem ir por caminhos mais longos.

O trekking surgiu devido à necessidade de locomoção das tribos africanas, que precisavam ir de um ponto por causa das invasões britânicas. A origem vem do verbo Trekken, que significa migrar e tem relação com o sofrimento e resistência física, ou seja, as longas caminhadas.

Nesse sentido, venha conhecer mais sobre os tipos de trekking e escolha o que mais se enquadra no seu perfil para começar a praticar a modalidade!

Trekking de um dia

A caminhada de um dia é excelente para ver belezas naturais. Esse tipo de trekking é uma atividade de lazer que pode ser realizado em família e tem fácil acesso, já que pode ser feito em áreas urbanas ou nos arredores. Em média, são cerca de 10 km com início e fim, tudo muito bem definido e delimitado.

Essa atividade pode ser feita individualmente ou em grupo, dependendo da disposição dos envolvidos. Por mais que 10 km não pareça muito, lembre-se de que é preciso fazer certo esforço na caminhada, e ter determinado nível de preparo físico é essencial.

Trekking de longa distância

Também chamada de Travessia, esse tipo de trekking também é realizado de um local a outro. No entanto já não é uma atividade de apenas um dia, pois os lugares de destino são mais distantes e os praticantes levam mais tempo para chegar. Ou seja, é preciso levar mais equipamentos e ferramentas para pernoitar.

Os trekkings mais longos podem levar até mesmo dias. São verdadeiras expedições, e é necessário ir com guias especializados e um grupo de apoio. Portanto é indicada apenas para quem já tem experiência.

Conheça a Pousada dos Chás

Trekking de regularidade

Se você tem um perfil mais competitivo, gosta de desafios e é experiente nas caminhadas, o trekking de regularidade é a atividade certa! O percurso é desconhecido e os participantes precisam chegar até o fim dentro do tempo determinado.

O diferencial é que são formadas equipes e cada um tem uma função. Há também a possibilidade de usar equipamentos para calcular velocidade, distâncias, número de passos e outros itens que ajudem na estratégia. A intenção é continuar no percurso certo e finalizar a prova.

Trekking de velocidade

Assim como o trekking de regularidade, o trekking de velocidade também é competitivo e pode ser chamado de corrida de aventura. No entanto o próprio competidor define o seu caminho e pode contar com o auxílio de ferramentas, como bússolas e cartas de navegação.

O objetivo da competição é que os corredores cheguem aos postos de controle na ordem certa e no menor tempo. Portanto é uma grande aventura para quem tem coragem e preparo físico para essa atividade!

Como é possível observar, existem modalidades de trekking para todos os perfis e gostos. A atividade trás muitos benefícios físicos e é uma ótima opção de lazer, além de ajudar na diminuição do estresse e incentiva o ecoturismo e contato com a natureza. Portanto a caminhada pode ser feita por qualquer pessoa!

O que achou dessa modalidade? Deixe seu comentário e conte se você já teve experiências com as caminhadas ou se pretende tentar!

 


Escreva um comentário