Na praia, na montanha ou em qualquer lugar do nosso maravilhoso Brasil, o ideal é contratar um seguro viagem nacional para garantir mais segurança e tranquilidade. Vale ressaltar que conveniados com planos de saúde também devem fazê-lo, pois os direitos do contratante não se limitam à assistência médica.

Diante disso, vamos apresentar os benefícios de um seguro viagem nacional e a importância dele para evitar contratempos em qualquer tipo de viagem. Veja, então, as razões que justificam a adesão a esse serviço e saiba por que ele influencia o bem-estar durante as viagens. Boa leitura!

Saiba o que é um seguro viagem nacional

O seguro viagem nacional é uma modalidade de serviço que oferece assistência ao contratante em diferentes situações. Fazer um seguro é uma forma de garantir que você terá a cobertura de gastos imprevistos com saúde ou extravio de malas e objetos pessoais, por exemplo.

Esse seguro tem período de validade pré-determinado conforme a duração da viagem. A proposta desse serviço é proteger o viajante contra eventuais imprevistos e suas consequências por meio de um contrato acordado entre ambas as partes.

A contratação de um seguro de viagem nacional garante suporte para solucionar problemas ou imprevistos. Sem essa assistência, é muito mais complicado contornar situações que podem comprometer o seu planejamento e impedir que você alcance seus propósitos com a viagem.

Entenda a importância desse seguro

Contratar um seguro é uma forma de viajar tranquilo e não correr o risco de enfrentar imprevistos sem uma assistência especializada. Logo, o ideal é aderir a esse serviço para não ser obrigado a cobrir despesas extras nem ser pego desprevenido durante ocasiões importantes.

Em uma viagem, todos estão sujeitos a imprevistos, já que existem situações que fogem ao controle. Assim, mesmo que você faça uma reserva de segurança, é muito arriscado comprometer uma viagem de férias ou a comemoração de uma data importante viajando sem nenhuma assistência.

De modo geral, a organização e o planejamento de uma viagem são muito importantes. Você deve concordar que, quanto mais especial for a razão do deslocamento, mais cuidado será necessário para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Então, é preciso considerar a possibilidade de ocorrer alguma eventualidade durante o passeio. Não vale a pena deixar que algo assim coloque em risco toda a programação, o investimento ou, até mesmo, a oportunidade de realizar um sonho. Diante de imprevistos, o ideal é estar preparado, certo? Nesses casos, quem tem um seguro de viagem não precisa se preocupar.

Confira os benefícios de um seguro viagem nacional

Primeiramente, vamos considerar que o objetivo de um seguro é cobrir eventuais necessidades do contratante. Mesmo em viagens curtas, a orientação é não se arriscar devido à possibilidade de transtornos com alterações ou cancelamentos de voos e outras situações desgastantes.

Em relação aos serviços prestados, vale frisar que a assistência depende do que foi contratado e do tipo de ocorrência. Em situações emergenciais, nas quais o viajante não pode de se comunicar com a seguradora antes de receber o socorro, ele tem o direito de ser ressarcido posteriormente.

Entretanto, para desfrutar dos benefícios oferecidos pela seguradora, o ideal é analisar bem as cláusulas do contrato. Por precaução, procure se informar antecipadamente sobre seus direitos e também confira as limitações da assistência em cada circunstância.

A atenção a esses detalhes pode fazer muita diferença. Então, evite incorrer no erro de conferir o contrato apenas quando necessitar de ajuda. Seja precavido e faça isso com antecedência para evitar ansiedade e dores de cabeça desnecessárias.

Listamos alguns benefícios que o seguro viagem nacional oferece ao contratante. Confira:

  • permite economizar dinheiro ao viajar;
  • garante indenização em caso de acidentes;
  • oferece auxílio em caso de perda de documentos;
  • possibilita mais economia por ajudar a evitar gastos não planejados;
  • garante reembolsos de despesas farmacêuticas emergenciais;
  • oferece cobertura para traslado de corpo por morte natural ou acidental;
  • oferece assistência médica para incidentes em esportes radicais;
  • a seguradora localiza bagagens ou indeniza o contratante em casos de extravio;
  • permite regresso antecipado por urgência médica ou falecimento na família;
  • disponibiliza serviços especiais como o acompanhamento de crianças ou idosos;
  • permite o cancelamento de viagem, caso o segurado justifique mudanças em seu cronograma.

Tenha atenção ao contratar um seguro viagem nacional

Na hora de contratar esse serviço, alguns aspectos devem ser considerados. Veja quais são os mais importantes!

Faça uma pesquisa

Analise alguns pontos que representam maior segurança durante a sua viagem. Informe-se sobre o grau de confiabilidade da seguradora e procure estatísticas sobre o nível de satisfação dos clientes com os serviços dela. Veja também se a empresa é conveniada à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), instituição responsável pela regulamentação das seguradoras.

Planeje e organize sua viagem

Para evitar desgastes, o ideal é analisar o roteiro, as condições do lugar, o trânsito, os passeios programados, a infraestrutura e, até mesmo, o nível de segurança da região. Considere também os tipos de atividades que fará durante a viagem — verifique se são urbanas, de balneário, de ecoturismo e se elas representam algum risco. Com essas informações em mãos, será mais fácil escolher o seguro mais adequado para suprir as suas necessidades.

Avalie as coberturas

Ao escolher o seguro, não é necessário contratar coberturas que não estejam de acordo com o seu perfil e as necessidades do roteiro. Mas evite seguros muito limitados que não garantam a assistência de que você precisa para viajar com tranquilidade. Além disso, verifique se o destino e as atividades requerem coberturas específicas.

Analise as entrelinhas

Para evitar surpresas desagradáveis, a recomendação é conferir tudo o que está nas entrelinhas da apólice. Atente-se aos detalhes, especialmente em relação a exceções importantes referentes a serviços de que você pode precisar.

O seguro viagem nacional não só vale a pena como também contribui para tornar a sua viagem maravilhosa e inesquecível. Contratar esse serviço antes de pôr o pé na estrada — no navio ou no avião — ajuda a relaxar a mente, minimizar o estresse e promover o bem-estar necessário para curtir o roteiro escolhido.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário e participe de nossas publicações!

 


Escreva um comentário