Floripa é um destino de verão bastante procurado por turistas brasileiros e de outras partes da América do Sul, principalmente da Argentina e do Uruguai. São dezenas de praias — há quem diga que há 100, 42 ou 34 — para agradar todos os gostos e estilos. Não à toa, ela é conhecida como a ilha da magia.

Independentemente do número exato de praias, o fato é que a cidade conta com lugares paradisíacos, como a praia da Daniela, ao norte da ilha. São 3,5 km de extensão de areia para você relaxar e curtir com os amigos e a família os tão merecidos dias de descanso.

Ficou interessado e quer conhecer um pouco mais sobre a praia da Daniela em Florianópolis? Então continue a leitura e desvende a beleza desse local!

Um pouco da história de Florianópolis

Os índios tupis-guaranis foram os primeiros habitantes da região onde hoje se encontra a capital de Santa Catarina. Os sítios arqueológicos e sambaquis — bastante característicos da região — indicam a presença deles há mais de 4.800 A.C. Durante a época das grandes navegações, muitas embarcações da Bacia do Prata passavam pela região para abastecimento.

Somente em 1675, as primeiras famílias começaram a chegar na região, estabelecida com o nome de fundação de Nossa Senhora do Desterro. Devido à localização privilegiada, a ilha foi ocupada por militares e diversas fortalezas foram erguidas. Em 1823, a localidade foi elevada à capital da província de Santa Catarina e, posteriormente, teve o nome alterado (uma homenagem ao então presidente da República, Floriano Peixoto).

Florianópolis passou a ser um procurado destino de férias de verão no país há pouco mais de uma década, principalmente, em razão da presença de diversos artistas nas festas de réveillon da cidade.

A praia da Daniela em Florianópolis

A praia da Daniela fica ao norte da ilha, a 25 km do centro da cidade. Não está entre os locais mais badalados, pois fica em um bairro de casas de veraneio, sem muitas atrações noturnas por perto.

É ideal para visitar com a família devido à tranquilidade do mar, que mais parece uma piscina de água morna e esverdeada. Um convite para deixar as crianças brincarem à vontade e relaxar na beira do mar. A faixa de areia é bastante clara, mas um pouco mais estreita se comparada a outros lugares.

A vegetação invade o oceano, pois há poucas construções na região. De um lado da praia, há muitas pedras e do outro, um manguezal, o que deixa o solo úmido e iodoso. As edificações no local foram permitidas somente em 1970. Por isso mesmo, não há muitos serviços no local. Se quiser se prevenir, leve uma bolsa com lanches e bebidas para a praia.

O que você vai encontrar por lá

A praia da Daniela é bem menos agitada do que as badaladas Jurerê Internacional, Campeche e Barra da Lagoa, por exemplo. Mas nem por isso ela é menos atrativa. Veja abaixo algumas características desse local perfeito para curtir as férias de verão.

  • mar de água calma e esverdeada e com temperatura morna;
  • extensão de 3,5 km com areia fina e clara;
  • presença de muitas árvores para fazer sombra;
  • ideal para as famílias, principalmente aquelas com crianças pequenas;
  • ambiente bastante tranquilo, mas próximo a praias badaladas;
  • pouca estrutura de bares e restaurantes;
  • localizada em um bairro predominantemente residencial;
  • fácil acesso pela orla ou por praias vizinhas;
  • parte da Reserva Ecológica dos Carijós.

Conheça a Pousada dos Chás

Outras atrações próximas à Daniela

Se você tiver alugado um carro durante o tempo em que estiver lá para rodar em outros lugares ou simplesmente quiser um pouco mais de agitação, não tem problema. Ainda assim, você pode se hospedar na praia da Daniela em Florianópolis e, quando estiver cansado da calmaria, visitar outras localidades.

A Jurerê, por exemplo, está a 5 km de distância e a praia de Canasvieiras, a 11 km. Veja também outras atrações próximas para ter um dia diferente.

Reserva Ecológica dos Carijós

Quer fazer um passeio único durante as férias? Faça uma visita à Reserva Ecológica dos Carijós. Ela é formada, basicamente, por dois manguezais: o do Saco Grande e o do Ratones (e você pode acompanhar o trabalho dos pescadores por lá).

Jurerê Internacional

A praia ficou famosa pela presença de artistas durantes as festas de réveillon promovidas pelas casas noturnas. Você pode visitar um dos conhecidos bares na beira da praia e se deliciar com um drink enquanto curte a vista. Eles oferecem aos clientes grandes sofás confortáveis. Não deixe de visitar também o shopping aberto da região, é um ótimo passeio para o fim de tarde.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

AO monumento é considerado por muitos um dos mais bonitos do estado. Construído no século XVIII, fica localizado entre as praias do Forte e Jurerê. Ele faz parte do sistema triangular de defesa para proteger a barra norte da ilha de Florianópolis e consolidar a ocupação portuguesa na região Sul ao lado das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938.

Passeio em um barco pirata

Se estiver acompanhado de crianças, fazer esse passeio de barco pode ser uma ótima aventura. A embarcação com piratas a bordo sai de Canasvieiras e passa pelas praias Canajurê, Jurerê, do Forte e Daniela, além de você conseguir uma vista panorâmica do Forte de São José da Ponta Grossa.

Praia do Forte

Entre Jurerê e Daniela, é outro local bastante convidativo para as famílias. A praia é reconhecida pela tranquilidade e, de lá, você tem a vista da Ilha de Anhatomirim.

Como você pôde perceber com as nossas dicas, a praia da Daniela em Florianópolis é um ótimo destino de férias. Ela tem a tranquilidade que você busca nas férias da sua família, mas também está próxima de destinos badalados e diferentes atrações caso queira um pouco mais de agitação.

Se gostou das nossas dicas e Florianópolis é o seu próximo destino de férias, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

 


Escreva um comentário