Quem viaja para a capital catarinense não pode deixar de conhecer o centro histórico de Florianópolis. A região abriga edifícios com arquitetura antiga, espaço de compras e artesanato, restaurantes, entre outros diferenciais.

Quando se fala em Floripa, geralmente os atrativos são as praias e paisagens naturais, porém, como você poderá perceber no decorrer deste artigo, vale a pena incluir a região central no roteiro — sem dúvida, uma boa opção de passeio em qualquer época do ano.

Quer saber mais sobre essa parte da cidade? Então, continue a leitura e veja as dicas que separamos!

História de Florianópolis

A história de Florianópolis começa em 1673, a partir da iniciativa do bandeirante Dias Velho, que fundou o povoado de Nossa Senhora do Desterro, onde hoje se encontra a Praça XV e a Catedral.

O povoado, que em 1723 se tornou uma vila, só foi elevado à categoria de cidade em 1823, quando também se tornou capital da província de Santa Catarina. Com esse título, a região passou a ganhar mais importância e investimentos para a construção de edifícios, melhoria do porto e outras obras urbanas.

Um dos marcos da história do centro da cidade foi a presença do Imperador Dom Pedro II em 1845. Ele visitou a igreja hoje conhecida como Catedral Metropolitana, passou pelo Palácio Rosado, além de outros pontos da ilha.

Centro histórico de Florianópolis

O centro histórico de Florianópolis engloba todo o entorno da Praça XV de Novembro, incluindo as ruas Conselheiro Mafra e Felipe Schmidt, o Largo da Alfândega, entre outras localidades. Em um passeio pelas ruas centrais, você poderá observar a arquitetura açoriana em antigos casarões que hoje abrigam lojas e restaurantes.

Para chegar ao local, você pode utilizar transporte público, táxi ou ir de carro e procurar um estacionamento nos arredores. Se você quer aproveitar as férias para se aprofundar na história da cidade, a dica é fazer o percurso a pé para observar os edifícios e a atmosfera antiga. Como a região é pequena, em um passeio de algumas horas você conseguirá conhecer os principais pontos.

Pontos turísticos

O centro histórico de Florianópolis abriga edifícios, museus e casas que contam um pouco da fundação da cidade e do período da colonização. Veja abaixo algumas sugestões para o passeio.

Praça XV

A Praça XV é um dos principais pontos da região e fica no local onde a cidade foi fundada. Sendo assim, é uma boa opção para iniciar o seu passeio.

Ela foi construída entre 1885 e 1887 e sua inauguração oficial ocorreu em 1921. Lá, há grandes árvores, como as palmeiras-imperiais, que formam uma bela paisagem e refrescam moradores e turistas em dias de calor. Entretanto, o destaque da praça fica para a Figueira Centenária, que tem uma enorme copa que encanta a todos.

O entorno da praça recebe feiras de artesanato e eventos em algumas épocas do ano, especialmente nos fins de semana. Além disso, você pode visualizar obras históricas como o monumento em honra aos Heróis Mortos na Guerra do Paraguai e o busto do poeta Cruz e Sousa.

Palácio Cruz e Sousa

Na frente da Praça XV, encontra-se o Palácio Cruz e Sousa, conhecido antigamente como Palácio Rosado, que hoje abriga o Museu Histórico de Santa Catarina. A sua construção aconteceu em meados do século XVIII com o objetivo de se tornar a Casa do Governo. Por lá passaram nomes importantes como Dom Pedro I e Dom Pedro II.

A construção observada hoje não é original da época de sua fundação. O palácio passou por modificações ao longo dos anos, incluindo uma grande reforma entre 1894 e 1898, que combinou os estilos neoclássico e barroco vistos atualmente.

O edifício foi tombado como patrimônio histórico do estado em 1984. Além da fachada, que se destaca nas ruas do centro, o interior também vale a visita, com escadaria de mármore, pinturas antigas, entre outros detalhes. No mais, é possível ver peças e mobiliários do século XIX e XX que fazem parte do Museu Histórico.

O Palácio Cruz e Sousa fica aberto de terça a sexta-feira das 10h às 18h e aos fins de semana e feriados das 10h às 16h. O ingresso inteiro custa R$ 5.

Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana está construída no mesmo local da antiga capela erguida em 1679 por Dias Velho, fundador da cidade.

Com uma fachada simples, marcada pelas cores amarelo e branco, a estrutura apresenta características do período de transição entre o barroco e o rococó. Já o interior guarda um acervo de arte sacra e um órgão de tubos alemão.

Mercado Público

O Mercado Público Municipal foi construído em 1898 em frente à alfândega. Lá você encontrará box com vendas de alimentos, roupas, artesanatos, além de bares e restaurantes. É uma boa opção para experimentar comidas típicas do Sul do Brasil e adquirir souvenirs da viagem.

Ele está localizado na Rua Jerônimo Coelho, 60 e funciona das 7h às 19h em dias úteis e das 7h às 14h aos sábados. Já os bares têm horário diferenciado, com atendimento até as 22h de segunda a sexta-feira e até as 17h nos fins de semana e feriados.

Igreja São Francisco de Assis

Durante o seu passeio pelo centro histórico de Florianópolis, provavelmente você vai se deparar com a Igreja São Francisco de Assis. Ela fica na Rua Deodoro na esquina com a Rua Felipe Schmidt. Ela foi construída entre 1815 e 1851, e recentemente passou por um processo de restauração. Vale a pena a observação e o registro, uma vez que no seu interior há obras de arte sacra e belos vitrais.

Teatro Álvaro de Carvalho

O Teatro Álvaro de Carvalho é mais um edifício antigo da região, inaugurado em 1875 como um local de encontro, diversão e cultura da cidade. Contudo, anos após a sua inauguração, ele passou por um longo período de abandono e foi utilizado até como prisão. Apesar disso, o edifício foi reformado em 1955 e tombado como patrimônio histórico na década de 80.

O teatro fica na Rua Mal. Guilherme, 26 e recebe espetáculos teatrais para adultos e crianças, apresentações musicais e de dança.

Essas são as principais dicas para aproveitar o centro histórico de Florianópolis. Como mostramos, a região tem muito a oferecer e vale a pena reservar um período da viagem para conhecer mais sobre a história da cidade e suas construções antigas.

Precisa de hospedagem em Florianópolis? Acesse o nosso site e conheça a Pousada dos Chás!

 


Escreva um comentário