Ao conhecer um novo destino, é comum que os turistas pesquisem sobre passeios e atividades para fazer na região. E se você pretende visitar Florianópolis nas próximas férias ou feriados, o Projeto Lontra é uma ótima opção para incluir no roteiro.

Essa dica foge um pouco dos principais pontos turísticos da capital, mas esse é um local interessante para aprender sobre a vida das lontras e entender a importância de respeitar o meio ambiente e os animais. Sem dúvida, um passeio enriquecedor para toda a família.

Quer saber mais sobre o Projeto Lontra e incluí-lo em seu roteiro de viagem? Então, continue a leitura e confira o texto que preparamos!

O que é o Projeto Lontra

É um refúgio para conservação e preservação de lontras, fundado em 1986 no sul de Florianópolis. Além disso, também funciona como centro de pesquisa sobre esses animais. Em 2013, o projeto ganhou mais uma base de preservação e pesquisa em pleno Pantanal, no Mato Grosso do Sul.

O cuidado com os animais é o principal objetivo da iniciativa, mas o Instituto Ekko Brasil, responsável por gerenciar o projeto, ainda busca difundir entre os visitantes os conceitos relacionados ao turismo de conservação e a educação ambiental. Para quem gosta do turismo de conservação, vale ressaltar a possibilidade de se tornar um ecovoluntário e ser mais ativo na preservação do meio ambiente.

Sendo assim, quem gosta de saber mais sobre a fauna e viaja com crianças, encontra uma boa oportunidade para aprender sobre a vida desses animais, além de ensinar os pequenos sobre a importância de preservar a natureza.

Conheça a Pousada dos Chás

Como visitar

No Projeto Lontra, os visitantes poderão observar a vida dos integrantes da família dos mustelídeos, que inclui ariranha, furão e outros. No passeio, é possível conhecer o abrigo dos animais, o ambulatório veterinário, o centro de pesquisa e a área de recuperação de filhotes e adultos.

Durante a alta temporada, as visitas acontecem todos os dias das 08h às 10h e das 16h às 18h. Esse período foi estipulado porque as lontras dormem bastante ao longo do dia. Dessa forma, se você deseja conhecer o projeto, é importante ficar atento a esses horários para montar a programação do passeio e encontrar os animais acordados.

O Projeto Lontra fica na Rua Euclides João Alves, s/n, Armação do Pântano do Sul, próximo à Lagoa do Peri. Os ingressos custam R$20 entrada inteira e R$10 meia-entrada.

O que fazer pela região

Como o Projeto Lontra fica no sul da ilha, você pode aproveitar a visita e conhecer outros atrativos por lá, como a Praia da Armação, a Praia do Matadeiro e o Parque Municipal Lagoa do Peri, que tem trilhas, cachoeiras, área de lazer infantil, entre outras atividades.

Uma sugestão de roteiro para passar o dia em família é visitar o Projeto Lontra pela manhã e a Lagoa do Peri na parte de tarde, com uma parada para almoçar em um dos restaurantes da região.

Essas foram as nossas dicas sobre o Projeto Lontra. Uma boa opção para diversificar a programação da viagem e aprofundar os conhecimentos sobre a natureza e a vida dos animais.

Gostou de conhecer mais sobre esse projeto de preservação? Ficou com alguma dúvida? Deixe a sua pergunta nos comentários! E aproveite para baixar nosso e-Book cheio de dicas especiais!

 


Escreva um comentário