Quem foi que disse que é preciso viajar por períodos longos para relaxar e se divertir? Com um bom roteiro para viagens curtas, é perfeitamente possível desfrutar dos principais atrativos que um destino tem a oferecer. Basta saber se organizar e montar uma programação para otimizar as férias.

Você sabe como montar um roteiro para viagens curtas? Foi justamente pensando nisso que preparamos este post com algumas das principais dicas sobre o assunto. Que tal conferir?

Faça um bom planejamento

Um roteiro para viagens curtas pode ser ainda mais fácil de fazer, porém, deve estar bem organizado para que você não perca tempo na sua viagem. Primeiro, defina o destino com base na duração da viagem.

Sim, existem destinos no país que são mais propícios para viagens curtas devido à localização, tamanho da região, estilo de turismo. Cidades históricas como Ouro Preto, são ótimas escolhas, pois você consegue conhecer toda a cidade em menos de três dias. O mesmo vale para Paraty, no Rio de Janeiro.

Lembre-se de pesquisar a melhor forma de chegar ao destino. Avalie qual o melhor custo-benefício e tempo de trajeto até o local. Pode ser interessante investir um pouco mais em uma passagem de avião, por exemplo, para evitar perder um dia inteiro de viagem só com deslocamento. Falamos mais sobre isso no próximo tópico, confira.

Escolha um destino atraente para viagem curta

Até aqui, você se dedicou ao planejamento do seu roteiro para viagens curtas. Agora, deve estar se perguntando como escolher o destino ideal, não é? Bom, embora seja possível optar por destinos internacionais, é interessante dar preferência às cidades de pequeno e médio porte.

O próprio Brasil é cheio de localidades fantásticas que favorecem quem fará uma viagem curta. Uma delas é Florianópolis (SC). Esse município é composto por uma porção continental, ilha principal e várias adjacentes — isso significa que não faltarão opções de belas praias. Além disso, Floripa é famosa por suas paisagens, variedade de lazer e hospedagens bem charmosas.

Pesquise as atrações locais

Praias, centro histórico, pontos turísticos, museus, restaurantes e vida noturna são aspectos que você deve ter em mente antes de partir para as suas miniférias. Sendo assim, a melhor dica para começar a organizar uma viagem curta é realizar uma boa pesquisa de antemão.

Confira se os pontos a serem visitados têm alta procura, se você passará muito tempo em filas, se são pagos ou gratuitos e se permitem a entrada de crianças, caso viaje em família. Tudo isso economiza tempo em decisões de última hora e otimiza a viagem curta.

Organize seu orçamento

É interessante que o orçamento seja definido antes da escolha do destino ou da hospedagem para facilitar a tomada de decisões. Ou, então, se você tiver algum dinheiro sobrando e quiser investir em uma experiência e não em bens materiais, pode procurar viagens de acordo com a quantia guardada.

Com isso em mente, você pode organizar o orçamento de forma que seja possível estimar quanto vai gastar em cada item. Tente identificar os seguintes valores:

  • passagens aéreas, passagens de ônibus ou custo com combustível, caso viaje de carro;
  • hospedagem;
  • alimentação;
  • passeios pagos;
  • presentes e souvenirs.

É interessante calcular o que pretende gastar em cada dia, deixando alguma folga para evitar surpresas.

Faça um cronograma das atividades diárias

Depois de pesquisar as atrações locais, é importante aproveitar para montar um roteiro. Como são poucos dias, você deve selecionar os passeios que quer fazer e dividi-los de acordo com tempo e o local de estadia. Isso evita a perda de tempo precioso por não saber aonde ir ou como chegar a cada atração.

Entenda as principais formas de deslocamento

No roteiro para viagens curtas, considere também os deslocamentos dentro do destino. Essa é uma dica de ouro, pois evita que você pague mais caro por não conhecer os trajetos ou, pior ainda, perca tempo. Caso algum dos passeios selecionados seja distante de sua hospedagem, veja qual é o meio de transporte mais eficiente e os melhores horários para chegar lá.

Escolha a época do ano mais indicada para o roteiro

Em viagens curtas, a época do passeio precisa ser bem escolhida para evitar surpresas como chuvas, ventanias, marés altas. Faça pesquisas para descobrir qual o melhor mês em cada destino. Além da estação mais adequada para cada tipo de viagem, vale observar também a época de chuvas, pois, em algumas localidades, elas são bem definidas e podem atrapalhar seus planos.

No Brasil, cada região tem peculiaridades bem diferentes em relação ao clima. No Sul do país, por exemplo, regiões como a Serra Gaúcha são ótimas para viagens de inverno. Mas, em Floripa, você conhecerá praias belíssimas, então pode optar por um roteiro de verão para fugir das temperaturas mais frias.

Busque por uma hospedagem adequada

Tanto em passeios longos como em uma viagem curta, é interessante optar por uma hospedagem que seja agradável, segura e cômoda. Além disso, uma dica prática é que o lugar escolhido esteja próximo daquilo que você deseja fazer ou visitar.

Se o seu objetivo for curtir uma bela praia, escolha entre pousadas que fiquem perto do mar. Melhor ainda se a hospedagem também oferecer opções interessantes de lazer e serviços. Imagine adicionar um toque de requinte ao dia tomando um belo chá da tarde depois de passar a manhã com os pés na areia. Certamente é uma boa ideia!

Prepare as malas de forma eficiente

Com tudo organizado, você já sabe quais atrações estarão no seu roteiro, por isso, poderá definir melhor o que levar na bagagem e evitar peso extra. Prefira roupas de tecidos leves, que pesam menos, e ideais para os passeios programados.

Para destinos com variação de temperatura, vale colocar um casaco a mais para não ser pego de surpresa. Outros itens que não podem faltar, especialmente em destinos nacionais, geralmente quentes, são repelentes, óculos escuros e protetor solar.

Aproveitar o tempo disponível para viajar é uma oportunidade para descansar, se divertir e curtir o máximo de um destino em pouco tempo. Um roteiro para viagens curtas é fácil de fazer e vai ajudar a programar sua viagem para que você curta seus dias de descanso sem preocupações.

Gostou dessas ideias? Que tal receber no seu e-mail dicas incríveis sobre viagens, Florianópolis e muito mais? Assine a nossa newsletter.

 


Escreva um comentário