Devido às suas lindas praias, a Ilha da Magia atrai diversos turistas ao longo dos anos. Contudo, outra opção de lazer que também vale a pena conhecer são as belas praças em Florianópolis. Ainda, a prefeitura lançou o Programa Praça Viva — que pretende recuperar e revitalizar diversos parques e praças do município. Com isso, a capital se torna cada vez mais um exemplo de bem-estar, saúde, qualidade de vida e diversão para as crianças.

No entanto, apesar de a região ter praias com águas cristalinas, que tal viajar e fazer um piquenique em família? Acompanhe este artigo e descubra quais praças da cidade você não pode deixar de visitar.

1. Praça XV de Novembro

Em 1662, o bandeirante Francisco Dias Velho fundou nesse local a Vila Nossa Senhora do Desterro. Hoje, é onde está localizado o centro da cidade. Além de ser uma das praças mais tradicionais da ilha, é nela que os turistas podem visitar a Figueira Centenária — que está amparada por suportes devido ao seu tamanho. A história dessa árvore é cheia de superstições. Uma delas diz que, para atrair casamento e dinheiro, é só pedir com fé e dar três voltas ao seu redor.

Além disso, ela é uma das praças em Florianópolis que conta com diversos monumentos históricos, como:

  • o poeta Cruz e Sousa
  • um dos heróis mortos na Guerra do Paraguai;
  • o historiador José Boiteux e o pintor Vítor Meirelles;
  • Jerônimo Coelho, o fundador da imprensa no estado.

Ao redor do local, os turistas também têm a possibilidade de observar a arquitetura de vários prédios antigos que foram conservados e restaurados. Também, é possível encontrar cafeterias, uma galeria de arte, agências bancárias, o prédio dos Correios e farmácias.

2. Praça dos Bombeiros

Essa pracinha é local de passagem diária de muitos moradores da ilha. Ela está localizada no centro da cidade e foi revitalizada e reinaugurada em 2016. Com isso, alguns pontos que atraem a atenção são: o novo visual, as cores e a organização. Assim, ela se transformou em um ótimo lugar para quem quer passear em família e brincar com as crianças no parquinho. Afinal, os domingos são os dias mais movimentados pelos pais e seus filhos, além de ser possível ver pessoas andando de bicicleta nas vias da praça.

Para quem quer preservar boas memórias, esse ponto turístico é excelente. O chafariz no centro e as árvores que o cercam formam o ambiente perfeito para uma fotografia em família.

3. Praça Celso Ramos

Ela é uma das praças em Florianópolis que está localizada ao longo da Avenida Beira-Mar Norte e tem vista para o mar. Em seu centro, nota-se uma estátua em homenagem ao político Celso Ramos — que foi governador do estado de Santa Catarina, entre 1961 e 1966.

Essa área é bastante arborizada e conta com trilhas de caminhada — o que garante muita sombra para os turistas e moradores da região. Além disso, toda sua área é cercada de bancos nos quais as pessoas podem sentar-se e apreciar o dia. Inclusive, o parquinho da praça permite que os pais brinquem com seus filhos. No caso dos amantes de animais, é possível levar seu bichinho para brincar no gramado.

4. Praça Hercílio Luz

Quem gosta de fotografar pode aproveitar uma excelente vista da Ponte Hercílio Luz que ela proporciona. Também, é em sua área que está o monumento em homenagem ao ex-governador do Estado, que dá seu nome. Sua extensão é formada por muitas árvores, o que faz dela um lugar bastante tranquilo.

Além de tudo, ela se situa junto ao Parque da Luz. Isso a torna um bom local para fazer piqueniques. Geralmente, nos finais de semana, há programações com músicas, food truck e muita diversão.

Agora que você conhece algumas das praças em Florianópolis, é possível perceber que todas elas contam com uma história marcante e cheia de cultura. Por essa razão, vale a pena visitá-las a fim de aumentar suas experiências e descobrir lugares novos. Isso tudo faz com que os turistas criem uma bagagem de conhecimento que levam para a vida toda.

Gostou de conhecer as praças dessa cidade? Leia também algumas curiosidades sobre a Ilha da Magia!

 


Escreva um comentário