A Praia da Joaquina (também conhecida como Praia da Joaca, apelido dado pelos moradores), está localizada a 15 quilômetros do centro da cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina. O local é considerado excelente para caminhadas e práticas esportivas, e tem infraestrutura invejável, com restaurantes, bares e segurança reforçada.

Com apenas três quilômetros de extensão, a praia tem areia fina e águas esverdeadas e transparentes. Muito procurada por surfistas, especialmente em função das altas ondas, a Joaquina é conhecida mundialmente por sediar competições internacionais do esporte.

Mas esse não é seu único ponto alto. As dunas da Joaquina são famosas, tanto pelo visual incrível quanto pela prática do sandboard, uma espécie de surf na areia, só possível em regiões com tal geografia.

Se você ficou interessado e quer saber mais detalhes sobre um dos principais destinos de Floripa, continue lendo nosso artigo e confira todos os atrativos do local.

Conheça um dos principais destinos de Florianópolis

Para quem gosta de praia e aprecia esportes radicais, a Joaquina oferece o que há de melhor: belezas naturais, surf e sandboard, com aluguel de pranchas e serviços que garantem a segurança dos turistas. Além disso, é importante destacar a boa infraestrutura da praia, que compreende vários hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

Em meio às famosas dunas, nas quais é possível praticar o sandboard, e às melhores ondas do Sul do Brasil, a praia é famosa por receber competições de surf e turistas interessados na prática do esporte — mesmo que na areia. A segurança do local é garantida por equipes de salva-vidas, e o vento e as ondas são constantes ao longo de todo o ano.

Além disso, a Praia da Joaquina, que começa no final da Praia do Campeche e termina na Ponta do Retiro, fica próxima à Lagoa da Conceição, um dos principais cartões postais de Florianópolis, que você não pode deixar de conhecer! Todo o entorno da praia é uma área de preservação, que vale a pena ser conhecida pelos visitantes.

Para chegar até a Praia da Joaquina, saindo do centro de Florianópolis, o melhor caminho é pela SC-404 (Itacorubi), que passa pela Lagoa da Conceição — aproveite e passe algum tempo do seu passeio curtindo o visual incrível!

Depois, siga pela Avenida das Rendeiras, local que recebe esse nome em alusão às artesãs que comercializam por ali as famosas rendas de bilro. O caminho é bem sinalizado e não há como errar.

Ao programar um passeio na região, não deixe também de conhecer a Costa da Lagoa. Esta tem acesso por barco, em um percurso que dura cerca de 30 minutos, ou por trilha de média dificuldade, em uma caminhada de aproximadamente 1h30. Vale a pena visitar, as paisagens são deslumbrantes!

Descubra os atrativos da Praia da Joaquina

Além da paisagem de tirar o fôlego e dos esportes radicais, a Joaquina guarda diversas surpresas para os turistas, além de várias conveniências para quem visita o local. Confira a seguir os principais atrativos de uma das mais famosas praias do Sul do Brasil.

1. Esportes e infraestrutura

Com areias claras e finas, a Praia da Joaquina é considerada intermediária, com o relevo de fundo do mar bastante variável, com bancos e cavas, nos quais podem se formar buracos. Isso significa que os banhistas devem ter atenção redobrada e escolher os locais mais seguros para mergulhar, obedecendo à sinalização.

Como já mencionamos, a praia é uma atração para os surfistas em função das ondas. Por isso, é cenário de grandes competições nacionais e internacionais da modalidade. Mas também é possível observar a prática de outros esportes, já que o local é apreciado por quem curte vôlei de praia, futebol e sandboard.

Em seu canto esquerdo, algumas rochas proporcionam uma linda vista de toda a praia, frequentada tanto pelo público jovem que pratica esportes, quanto por famílias com crianças. Aliás, apesar da água gelada, dependendo do ponto da praia, o mar é calmo e seguro para os pequenos.

Para atender ao grande fluxo de turistas, a região conta com boa infraestrutura de bares, restaurantes e chuveiros. Há diversas opções da gastronomia local, com pratos típicos saborosos, que incluem pescados frescos e vista privilegiada para o mar.

2. Avenida das Rendeiras

Na Avenida das Rendeiras (caminho até a Praia da Joaquina), você vai encontrar vários restaurantes e estabelecimentos comerciais, nos quais é possível adquirir lembranças e apreciar a culinária. Confira o trabalho das rendeiras que vendem as tradicionais rendas de bilro.

Essa avenida costeia a Lagoa da Conceição e é o principal acesso às praias do leste da ilha. Ela também liga o centrinho da Lagoa da Conceição à Praia Mole e à Praia da Joaquina.

Aproveite também para visitar o Mirante Ponto de Vista, de onde é possível ter uma visão privilegiada da Avenida das Rendeiras, além da igreja de Nossa Senhora da Conceição, as dunas da Joaquina e parte da Praia do Moçambique.

3. Dunas da Joaquina

Juntamente com as ondas, as dunas constituem o grande atrativo da Praia da Joaquina e fazem parte de uma área de preservação permanente do patrimônio ambiental. Se você gosta de aventuras, o lugar é ideal para praticar o sandboard, alugando pranchas no próprio local.

4. Prática de sandboard

Como dito, muitos turistas procuram a Joaquina para a prática do surf, seja na água ou na areia, como é o caso do sandboard, que acontece nas dunas.

Dependendo da sua coragem e habilidade, é possível descer em pé ou sentado. Porém, observe o vento: a melhor opção é quando ele vem da direção nordeste. As modalidades do sandboard são Speed, Big Air, Slalon e Bordercross.

Depois de um dia movimentado visitando a Praia da Joaquina, você e sua família precisam de uma pousada confortável para descansar. Além disso, podem ter acesso a facilidades como café da manhã, chá da tarde, internet, estacionamento gratuito, assessoria turística e transfer para o aeroporto ou rodoviária. Se você gosta de conforto e sofisticação, não deixe de conhecer nossos serviços.

Gostou das informações? Então siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades e dicas da Ilha da Magia! Nós estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter, Pinterest e Instagram!


Escreva um comentário