Além de trabalhar o condicionamento físico e reduzir o estresse, andar de bicicleta é uma das atividades físicas mais agradáveis que existem. Isso porque, enquanto o seu corpo se exercita, sua mente pode relaxar e você ainda fica livre para apreciar a paisagem — especialmente se escolher pedalar em Florianópolis.

Com muitas áreas planas, a Ilha da Magia tem várias opções para os amantes de passeios de bicicleta. Encontrar uma ciclovia próxima é fácil — o difícil é não ficar encantado com o seu visual.

As belas paisagens da ilha catarinense colocaram a cidade na rota do cicloturismo e fizeram dela um dos destinos preferidos de quem aprecia essa modalidade de turismo aliada ao esporte.

Você não precisa ser atleta para encarar um passeio por Floripa. Nas ruas e ciclovias da cidade, são vistos ciclistas dos mais variados perfis, idades e tipos físicos.

Ficou interessado? Então, confira alguns locais a seguir!

1. Leste da ilha: Praia Mole

Quiosques, festas e shows fazem da Praia Mole a mais badalada da região leste de Florianópolis. Ela também é procurada por aqueles que se aventuram sob duas rodas. Não faltam opções de locais para descansar nas espreguiçadeiras e fazer boas refeições.

Para quem quer traçar um percurso não muito extenso, essa é uma opção viável. Mas, devido à presença de dois morros que separam as praias, o trecho apresenta um grau médio de dificuldade para ser executado.

Para garantir fechar o passeio até o final do dia, o trajeto para essa praia deve ser realizado ainda no período da manhã.

Conheça a Pousada dos Chás

2. Sul da ilha: Campeche, da Armação, Matadeiro e Pântano do Sul

A região é conhecida por seu espírito alternativo, e permite ao ciclista chegar a faixas de areia, como a das praias do Campeche, da Armação, Matadeiro e Pântano do Sul, entre outras.

Para percorrer esse trajeto, em um roteiro totalmente plano, o ciclista deve utilizar a rodovia SC-406. No caminho, há quiosques e restaurantes que garantem a alimentação ao longo do percurso.

Conhecidas por fazerem parte da rotina dos pescadores artesanais, as praias da Armação e Matadeiro costumam agradar aos amantes de história. As demais são, também, praias sossegadas e que atraem poucos visitantes, pois não estão na rota da badalação.

3. Norte da ilha: Canasvieiras, Jurerê Internacional e Daniela

No trecho mais badalado, há um trajeto de ciclismo que abrange três diferentes praias: Jurerê InternacionalDaniela e Canasvieiras. A proposta de cada uma delas atende a públicos diversos.

A primeira é conhecida por suas festas na areia, que espalham um clima de azaração que chega às ruas, dando ao local um ar glamouroso.

Já a praia de Daniela tem um ambiente mais relax, com um mar tranquilo e favorável ao descanso, fazendo com que o local seja mais bem aproveitado durante o dia.

A última é uma praia que oferece bons restaurantes e atrai muitos visitantes durante o dia, que se espalham pelas areias de Canasvieiras em busca de diversão.

Uma dica para quem quer organizar um roteiro de passeio cicloturístico é reservar um local para o pernoite. Assim, você pode fazer o trajeto tranquilo e deixar garantido o momento de descanso em uma pousada ou hotel.

Que tal as nossas dicas de locais para pedalar em Florianópolis? Se você mal pode esperar para pegar uma bike e sair desbravando a cidade, é sinal de que fizemos um bom trabalho. Aproveite e compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais!

 

Ficou interessado em saber mais sobre os encantos da Ilha da Magia? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre Florianópolis e região.

 


Escreva um comentário