A Ilha da Magia conta com um vasto repertório turístico: praias maravilhosas, trilhas diversas e vários cenários encantadores. Porém, em certa época do ano, a cidade esfria — e muito! O que nos leva à pergunta: o que fazer em Florianópolis no inverno?

Durante a estação mais gelada do ano, a cidade ganha um charme único. Ela fica mais vazia, o que permite “turistar” a vontade e conhecer cada canto. Além disso, não há o risco de chuvas surpresa, afinal, é época de seca, e é possível encontrar hospedagens e serviços mais baratos.

Está curioso em saber o que fazer em Florianópolis no inverno? Então vem com a gente, confira os próximos tópicos e programe o seu passeio!

1. Centro Histórico

Quer aproveitar um passeio agradável pela manhã ou respirar um pouco de memória e cultura? Então o Centro Histórico de Florianópolis é a opção. Na Praça XV, encontra-se uma figueira de 1871 — que dá alegres boas-vindas para o turista. A partir daí mergulha-se na história ao visitar monumentos que datam do século XVIII:

  • Catedral Metropolitana;
  • Palácio Cruz e Souza, que, antigamente, abrigou a sede do Governo do Estado e, atualmente, é sede do Museu Histórico de Santa Catarina;
  • Museu Victor Meirelles, que reúne as obras do famoso pintor catarinense que lhe dá nome;
  • Casa da Alfândega, construída em 1875, mas que hoje reúne diversas lojas de artesanato;
  • Mercado Público, com boas opções de bares e restaurantes.

2. Santo Antônio de Lisboa

Com colonização açoriana, o distrito está localizado entre o Centro de Florianópolis e as praias do Norte. Nele é possível encontrar casinhas pintadas com cores fortes e vivas, calçamento de pedras em algumas ruas, uma charmosa igrejinha, lojas de artesanato, além de bares e restaurantes.

Santo Antônio de Lisboa é tão convidativa que nos finais de semana os decks de bares e restaurantes à beira-mar ficam lotados de moradores e turistas. Outra dica é a Feira das Alfaias, nas tardes de sábado e domingo. Mas evite o banho de mar, mesmo no calor, pois as águas são dominadas pelos barcos de pesca.

3. Ribeirão da Ilha

Assim como Santo Antônio de Lisboa, Ribeirão da Ilha também tem colonização açoriana, porém não conta com o mesmo agito. Mas, por outro lado, é marcada pela produção das ostras, um item bastante presente na culinária da capital de Santa Catarina.

Ribeirão da Ilha se assemelha àquelas cidades interioranas que parecem paradas no tempo. Uma ótima opção para aproveitar alguns momentos de descanso e, ao mesmo tempo, provar um das iguarias catarinenses.

 

Conheça a Pousada dos Chás

4. Mirante Ponto de Vista

Se você procura paisagens exuberante, o Mirante Ponto de Vista é a sua opção. À frente poderá observar montanhas e a lagoa; à esquerda será brindado com dunas. O local está situado entre a Praia Mole e a Barra da Lagoa e tem toda a infraestrutura para receber bem o turista.

Além da paisagem, o espaço tem amplo estacionamento, cafeteria e loja de lembrancinhas.

5. Vida noturna

Além dos passeios durante o dia, Florianópolis também conta com uma vida noturna bastante agitada e com boas opções para se divertir para valer. Separamos algumas dicas para que possa “curtir a night”:

John Bull Floripa

A casa é bastante conhecida na cidade e está localizada na Lagoa da Conceição. Rock, blues e reggae são constantes na programação musical e o espaço gastronômico tem boas opções.

Casa de Noca

O espaço mescla balada, centro cultural, arte e entretenimento. No repertório, salsa, reggae e forró. Tudo regado a cervejas, caipirinhas e petiscos diversos em um ambiente diferente de casas noturnas tradicionais.

Books & Beers

Outro espaço que foge do tradicional e oferece um ambiente interessante em que pode encontrar cerveja artesanal, gastronomia rica e multicultural e livraria.

Como vimos, tem muito o que fazer em Florianópolis no inverno. A Ilha da Magia é repleta de atrativos naturais, monumentos turísticos, atividades culturais e uma vida noturna bastante agitada. Portanto, aproveite nossas dicas e programe logo seu passeio na capital catarinense.

Gostou deste post com dicas sobre o que fazer em Florianópolis no inverno? Então deixe um comentário contando suas experiências na Ilha da Magia, as suas dicas de passeio ou quais as suas expectativas para a viagem!


Escreva um comentário