A passagem comprada já está na mão — ou, quem sabe, o tanque do carro já está cheio —, e as malas, prontas para serem carregadas. Mas, antes de sair de casa, aquela velha dúvida: hospedar-se em hotel ou apartamento?

Essa questão atormenta muitos turistas por aí, e segue sem uma resposta definitiva. Afinal, são vários os aspectos que precisam ser considerados antes de se decidir. Além disso, muito dessa escolha passa pelo perfil de cada viajante. O hotel ou pousada são sinônimos de conforto ou segurança, já os apartamentos ou casas são associados à possibilidade de um controle mais pessoal do passeio.

Se, assim como muitos, você também não sabe escolher entre hotel ou apartamento para a sua viagem, não deixe de conferir este post! Nos próximos parágrafos, veremos o que você não pode deixar de considerar para acertar nessa decisão. Continue lendo e confira!

Alugando um apartamento ou casa

Como dissemos, essa escolha do tipo de hospedagem passa muito pelo perfil do turista, assim como os objetivos e hábitos de viagem de cada um. No caso de quem escolhe alugar um apartamento ou casa, a intenção costuma ser a de passar vários dias no destino escolhido.

Essas pessoas desejam conhecer profundamente a cidade e, talvez, os seus arredores — o que demanda uma boa disponibilidade de tempo para percorrer cada canto, saindo dos roteiros turísticos tradicionais. Nesse caso, as casas ou apartamentos dão uma sensação de se ter o próprio espaço, e isso é ótimo para quem opta por estadias mais prolongadas. Por outro lado, escolher o aluguel também exige bastante dedicação e organização para cuidar do imóvel.

Conforto x esforço

Essa casa ou apartamento precisará ser limpo de tempos em tempos. Isso, é claro, se você não quiser conviver com mau cheiro, quartos e banheiros sujos e outras situações desagradáveis. Além disso, muitas refeições serão feitas em “sua própria” cozinha.

Portanto, ao mesmo tempo em que é aconchegante e dá certa sensação de controle, o aluguel de um imóvel também exigirá certa dose de trabalho para que se tenha uma experiência realmente agradável na viagem. Isso pode ser ótimo para quem tempo e disposição, mas precisa ser avaliado com cuidado na hora planejar o passeio.

Condição do imóvel

Outro fator que precisa ser levado em consideração antes de alugar um apartamento ou casa é a condição em que se encontrará esse imóvel. Ao mesmo tempo em que você pode encontrar o local dos seus sonhos, também está sujeito a se deparar com um lugar sujo, malcuidado e com uma infraestrutura bem abaixo do esperado e desejado.

Lembre-se: nem sempre as fotos e informações disponibilizadas na internet são reais, e as negociações com a “pessoa física” podem ser mais complicadas caso o turista se sinta lesado. Portanto, pesquise bem antes de firmar qualquer acordo.

Hospedando-se em hotel ou pousada

Hotéis e pousadas costumam ser opções excelentes para os mais diversos públicos — afinal, convenhamos, quem não gosta de ser bem atendido e ter a sensação de que não precisa se preocupar com muita coisa? Não é à toa que o grande atrativo desse tipo de hospedagem são, justamente, os serviços que ele oferece.

Serviços disponíveis

Café da manhã, restaurante com opções variadas de comidas e lanches, serviço de quarto, limpeza, lavanderia e outras possibilidades de atendimento são bastante interessantes para quem está viajando a passeio, querendo descansar e ter nada de trabalho. Ainda mais quando o tempo é curto e todo minuto precisa ser aproveitado!

Quando há alguém para cuidar dos afazeres básicos enquanto você circula pela cidade, sobra mais tempo para visitar os lugares desejados, conhecer mais da gastronomia local, aproveitar os atrativos naturais ou mesmo uma balada, se você quiser. Em outras palavras, o descanso e a diversão são garantidos.

Segurança

Além do conforto dos serviços, soma-se a segurança que um hotel ou pousada podem oferecer — tanto para o hóspede em si quanto para os seus pertences. Com isso, as pessoas têm mais tranquilidade para aproveitar os momentos fora de casa. Inclusive, essa mesma segurança pode ser encontrada na hora de contratar serviços turísticos locais, pois você conta com a chancela de uma marca.

Já que mencionamos os passeios, vale lembrar que muitas pousadas e hotéis oferecem assessorias turísticas para melhorar ainda mais a sua experiência na cidade visitada. Além disso, esses estabelecimentos costumam contar com variadas alternativas de lazer: piscina, quadras esportivas, bares, espaço kids etc.

O que isso tudo quer dizer? Que, de modo geral, hotéis ou pousadas são excelentes opções para quem está em busca de sossego e descanso em sua viagem!

Encontrando um hotel ou pousada

Assim como as casas ou apartamentos, antes de escolher um hotel ou pousada é muito importante pesquisar bem as suas opções de estadia. Afinal, corre-se o risco de encontrar um quarto completamente diferente do que foi oferecido ou não contar com uma série de serviços que você almejava quando escolheu onde ficar.

Em primeiro lugar, procure avaliações de outros usuários para confrontar com aquelas fornecidas pelo estabelecimento. Além disso, verifique os serviços oferecidos por todas as opções disponíveis e certifique-se de encontrar exatamente o que procura.

A Pousada dos Chás, por exemplo, situada em Florianópolis, tem qualidade reconhecida pelo Trip Advisor e o Guia Quatro Rodas, justamente porque entrega tudo aquilo apresentado em seu site: tranquilidade e conforto para quem está próximo à praia de Jurerê Internacional. Isso sem falar em um ambiente bastante tranquilo e bem decorado, acesso a jardim arborizado, biblioteca disponível e diversos outros atrativos para uma viagem única!

Em suma, antes de escolher a sua estadia, é essencial verificar quais as suas necessidades, as suas expectativas e o seu perfil de turista. Somente assim você terá a certeza de que conseguirá aproveitar a sua viagem da forma como realmente espera, tornando os seus momentos mais agradáveis nos locais que desejar.

Vale ressaltar, contudo, que na hora de decidir entre hotel ou apartamento a primeira opção se mostrou como uma alternativa muito interessante para quem busca descansar e aproveitar ao máximo um destino, com conforto e sem muito trabalho.

Gostou desta leitura? Então, entre em contato com a Pousada dos Chás e veja como podemos lhe ajudar ainda mais!

 


Escreva um comentário