Um lugar sossegado. Por lá, é possível somente escutar as ondas fortes do mar. Você pode caminhar pela areia fina, sentir a textura na sola do pé. Com calma, pode observar a natureza e se esquecer, por algumas horas, da correria das grandes cidades. É exatamente esse cenário que a praia do Matadeiro, em Florianópolis, oferece para seus visitantes.

Localizada no sul da ilha da magia, a praia fica entre a Armação e a Lagoinha do Leste. Para chegar nesse lugar, digno de uma cena de filme, é necessário pegar uma entrada pela praia da Armação e caminhar por 200 metros. Outra possibilidade é atravessando o rio Quinca Antônio.

Seja de barco, seja caminhando, o visitante será surpreendido ao chegar na praia. Isso porque o Matadeiro é considerada uma das praias mais bonitas de Florianópolis. Não por acaso. Área de proteção ambiental, seu encanto está na natureza preservada, no ritmo calmo e na sensação de paz que oferece. Além disso, a praia se destaca por outros atrativos. Confira!

Observação de baleias

Antigamente, Matadeiro era um lugar usado para o abate de baleias que eram capturadas na Praia da Armação. Felizmente, com a lei que proíbe esse tipo de pesca, o local ficou livre da prática. Agora, é um lugar perfeito para observar as baleiras livres e vivas.

Entre os meses de julho e novembro, os visitantes são agraciados com as aparições delas, que encantam a todos. Tanto que a observação virou um dos atrativos da região. Para conseguir ver de perto as baleias, o recomendado é ir caminhando até a Ponta das Campanhas.

Conheça a Pousada dos Chás

Culinária local

Outro atrativo que desperta atenção dos visitantes é a gastronomia local. É verdade que por ser uma área da preservação, há poucas opções para comer na praia do Matadeiro.

Todavia, na Armação, que fica bem próxima, é possível se deliciar com pratos típicos de peixes e frutos do mar. Por lá, há opções de comida fresca e com preço acessível.

Trilhas

Por ser um lugar preservado, a praia conta com trilhas excelentes para quem gosta de entrar em contato com a natureza. Uma delas tem seu final na  Lagoinha do Leste, outro lugar encantador e que atrai os amantes de caminhadas.

A trilha fica no fim da praia, ou seja, seu início está ao lado direito de quem olha o mar. É importante mencionar que essa trilha é longa e deve ser realizada somente no período da manhã.

Esportes

A praia do Matadeiro conta com águas agitadas. Por conta disso, é recomendada para a prática de esportes como surfe.

Por conta de todas essas atrações, a praia do Matadeiro é uma excelente opção para quem viaja com a família. Afinal, ela conta com todos os atributos para oferecer momentos de tranquilidade, contato com a natureza e diversão para todos. Também é ideal para quem está em busca de lugares mais tranquilos, longe da agitação da capital catarinense.

Agora que você já sabe tudo o que a praia do Matadeiro pode oferecer, que tal divulgar o conhecimento com seus amigos? Compartilhe este texto em suas redes sociais!

Quer saber mais sobre as praias de Florianópolis? Assine nossa newsletter e receba os textos mais lidos do nosso blog semanalmente.

 


Escreva um comentário