Os atrativos turísticos de Floripa são muito conhecidos: belas praias, vida noturna agitada e restaurantes especializados em frutos do mar com preços em conta. Mas a capital de Santa Catarina também guarda boas histórias, desde lendas sobre bruxaria até um dos mais altos índices de qualidade de vida.

Reunimos 7 curiosidades sobre Florianópolis para quem quer conhecer um pouco mais da região. Boa leitura!

1. Ilha da Magia

Frequentadores assíduos de Florianópolis já sabem: entre os muitos apelidos da cidade, um dos mais conhecidos é Ilha da Magia. Mas pouca gente sabe a origem dessa alcunha. Conta-se que, na época da colonização portuguesa, muitas mulheres acusadas de bruxaria eram enviadas a Floripa para permanecerem nas prisões da ilha. Embora a narrativa nunca tenha sido confirmada, resultou em um misticismo que gerou o apelido “Ilha da Magia”.

2. Unidades de conservação

Ao visitar Florianópolis, você perceberá que muitas praias são cercadas de vegetação nativa e poucos empreendimentos, como a Praia do Matadeiro e a Praia da Daniela. Parte desse cuidado com a natureza tem uma explicação: Florianópolis conta com nove unidades de conservação que garantem acesso a água potável, equilíbrio dos ecossistemas e desenvolvimento econômico devido ao ecoturismo.

Conheça a Pousada dos Chás

3. Qualidade de vida

Florianópolis figura no topo dos rankins de melhor qualidade de vida com frequência. Em 2000, foi considerada a melhor capital brasileira no Indíce de Desenvolvimento Huamano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os motivos são a oferta de qualidade em serviços públicos, como segurança, educação e saúde básica.

Conheça a Pousada dos Chás

4. Fortalezas portuguesas

Florianópolis também traz nas suas construções um pouco da história do Brasil. Construídas principalmente ao longo do século XVIII para proteger as terras portuguesas de invasões espanholas, as fortalezas podem ser visitadas pelos turistas. As principais são as fortalezas de Santa Cruz, de Santo Antônio, de São José da Ponta Grossa, de Nossa Senhora da Conceição, entre outras.

5. Nativos da ilha

Os primeiros habitantes de Florianópolis são conhecidos como Homens de Sambaqui. Estima-se que tenham vivido na região entre 5000 e 4800 anos a.C., antes mesmo dos indígenas se estabelecerem na área. Depois, com a colonização portuguesa, imigrantes açorianos chegaram à ilha, formando colônias de pescadores e dando origem aos povoados que hoje são bairros, como Santo Antônio de Lisboa e Centro Histórico.

6. Baleias na costa

Entre agosto e outubro, baleias francas podem ser avistadas do Mirante do Morro das Pedras. Localizado bem no alto de uma colina, a vista dá de frente para as praias da Armação e do Matadeiro, no sul da ilha. Os mamíferos costumam passar por ali para amamentar seus filhotes e acasalar.

7. Praia de nudismo

Entre as praias de nudismo mais famosas do Brasil, está a Praia da Galheta, localizada dentro do Parque da Galheta (que também é uma unidade de conservação). Para chegar ao local, é preciso fazer uma pequena trilha. Praticado nessa praia desde a década de 1970, o naturalismo não é obrigatório.

São muitas as curiosidades sobre Florianópolis, mas certamente o principal motivo para que tantos brasileiros e estrangeiros visitem a cidade são os atrativos turísticos. Se você ainda não conhece Floripa, vale incluir na sua lista de destinos para as próximas férias! As paisagens naturais, a gastronomia e a rede hoteleira são a combinação ideal para uma viagem de descanso.

Gostou deste post? Compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também conheçam curiosidades sobre Florianópolis!

 


Escreva um comentário