Você deve estar cansado de ficar em casa e não vê a hora de poder viajar novamente, não é? O período de quarentena pode ser encarado como um momento positivo para se autoconhecer, fazer mudanças na sua rotina, estudar e, até mesmo, aprender como economizar dinheiro para sua próxima viagem.

Já que ficando em casa você evita gastos que teria se estivesse todos os dias fora dela, essa é uma boa oportunidade de conter os custos para se precaver de imprevistos e planejar os próximos passeios.

Vamos ajudar você a usar o seu dinheiro com o essencial e fazer com que sobre mais no fim do mês. Confira a seguir quatro dicas para poupar seu dinheiro para viajar assim que a quarentena acabar!

1. Monitore os gastos e as despesas

“Como economizar dinheiro durante a quarentena se eu nem tenho saído de casa?” — você pode estar se perguntando. É evidente que gastamos muito mais quando estamos na rua, no shopping, passeando ou utilizando transporte (público ou particular). No entanto, você não deixou de comprar comida, produtos de uso pessoal ou para o seu lar, assim como deve ter alguma assinatura que pode ser pausada ou cancelada.

A economia de dinheiro começa nos pequenos hábitos que devem ser reduzidos, como:

  • cancele algum serviço por assinatura, como os de TV, música e filmes (o que você menos usa e pode ficar sem);
  • economize água e energia elétrica para reduzir o valor das faturas (o meio ambiente agradece!);
  • retire da tomada os eletrodomésticos que não estão sendo utilizados;
  • negocie o preço do plano de telefonia e internet.

2. Tenha um planejamento financeiro

Para poupar o seu dinheiro é preciso saber para onde ele está indo. A melhor forma de entender isso é ter um planejamento financeiro para controlar os ganhos, os gastos e o que sobra para investir ou construir uma reserva financeira.

Crie uma planilha de acompanhamento de gastos para monitorar o uso do seu dinheiro e estimar quanto você precisará reduzir para poder viajar ou quanto será necessário ter de renda extra para conquistar esse objetivo. Anote todas as despesas, por mais simples que sejam. Outra dica é usar o diário de viagem para registrar os custos que terá com hospedagem, passeios, transporte e alimentação.

Conheça a Pousada dos Chás

3. Exclua supérfluos da alimentação

Considerando que você está em casa na maior parte do tempo, que tal reavaliar as compras da despensa e distinguir o que é imprescindível do que é supérfluo? Nessa análise, você vai perceber o que está comprando em excesso, o que não consome muito e encontrará alimentos pouco saudáveis que precisam ser eliminados da sua rotina para ter mais saúde e bem-estar.

Siga também estas dicas:

  • evite pedir comida delivery;
  • cozinhe refeições saudáveis (descasque mais, desembale menos);
  • esqueça as comidas e os lanches industrializados, priorize as frutas e os vegetais;
  • escolha produtos de marcas intermediárias de boa qualidade em vez dos produtos de marcas renomadas.

4. Prefira comprar à vista

Evite comprar parcelado sem ter noção de como as pequenas parcelas influenciarão o total de gastos mensais, ainda mais se elas estiverem com juros. Além disso, use o cartão de crédito com cautela, pois imprevistos não avisam quando vão acontecer. Comprando à vista você não compromete o seu bolso e pode receber desconto nos estabelecimentos que trabalham com essa opção. Se a sua viagem for fora de temporada, também pode pagar menos por isso.

Saber como economizar dinheiro requer, antes de seguir qualquer uma das sugestões, uma mudança de consciência. Analisar pensamentos e sentimentos que surgem quando você pretende comprar algo é essencial para controlar os gastos e conquistar seus objetivos. Este momento pede contenção de despesas e, estando em casa por mais tempo, automaticamente sobrará mais dinheiro para planejar o roteiro da viagem pós-quarentena.

Se ainda não tiver definido qual lugar você visitará primeiro após a quarentena, saiba qual a melhor época para viajar para Florianópolis!

 


Escreva um comentário