Você sabia que o chá de frutas silvestres, além de ser delicioso e refrescante, pode oferecer uma série de benefícios para a saúde física e mental? Como é composta por frutos ricos em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes naturais, como o mirtilo, a bebida reduz o nível de colesterol, evita infecções no aparelho urinário, ajuda a manter a juventude do cérebro e muito mais.

Neste conteúdo, mostraremos os principais benefícios do chá de frutas silvestres para o organismo e como é fácil prepará-lo. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

O que são frutas silvestres?

Também conhecidas como superalimentos, as frutas silvestres são aquelas que contêm um nível muito alto e específico de vitaminas (A, C, antocianina, ácido fólico, ferro, magnésio, potássio e cálcio). Quando consumidas regularmente, podem auxiliar na manutenção do organismo, gerando melhorias significativas para o cérebro, coração e corpo de maneira geral.

Entre as frutas silvestres mais conhecidas, vale citar:

  • framboesa — ótimo antioxidante natural, que gera benefícios para as unhas, pele e cabelos, além de estimular a circulação sanguínea e favorecer regimes de perda de peso;
  • mirtilo — rico em vitaminas A, B, C e PP, além de ácido cítrico, tartárico e málico, fósforo, potássio, pectina, manganês, tanino, sais minerais e magnésio. Esse alimento é ideal para reduzir problemas cardiovasculares e desacelerar o declínio da memória;
  • acerola — rica em potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, flavonoides e vitaminas A e C, é uma auxiliadora na prevenção do envelhecimento das células, reduzindo o estresse, a fadiga e a cegueira noturna;
  • morango — com pouca concentração de hidratos de carbono e baixo valor calórico, esse fruto é um poderoso antioxidante que ajuda a eliminar toxinas, moderar o sistema imunológico e reduzir o mau colesterol;
  • amora — rica em vitaminas C e K, fósforo, cálcio, potássio, manganês, ácido fólico e com alta concentração de fibra dietética, a fruta é capaz de reforçar o sistema imunológico e reduzir o risco de osteoporose, assim como a prevenir doenças nas articulações.

Conheça a Pousada dos Chás

Como fazer um chá de frutas silvestres?

Para absorver todas as vitaminas e propriedades naturais em uma dieta saudável, nada melhor do que consumir o chá de frutas silvestres. A seguir, mostraremos uma receita simples e saborosa para que você se mantenha jovem e saudável por muito mais tempo.

Ingredientes

  • 350 g de mirtilo, framboesa, amora e morango;
  • meia jarra de chá mate;
  • seis folhas de hortelã;
  • pedras de gelo a gosto;
  • açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo

Bata as frutas silvestres e a hortelã no liquidificador até que se tornem um suco. Então, coe e bata o líquido novamente. Por fim, despeje o chá mate em uma jarra, misturando-o com o suco, adicione as pedras de gelo e adoce a gosto.

Quais são os benefícios do chá de frutas silvestres?

Altamente recomendado para pessoas com problemas cardiovasculares, o chá de frutas silvestres também ajuda a prevenir e combater uma infinidade de doenças, além de ser uma ótima bebida para consumir no verão.

A elevada presença de antioxidantes nesses alimentos é ideal para a menopausa, pois ajuda a desacelerar o processo de envelhecimento e os danos causados pela exposição à poluição. Além disso, o chá de frutas silvestres:

  • tem propriedades que ajudam a combater o câncer;
  • é ótimo para o emagrecimento;
  • reduz os danos do consumo de tabaco;
  • combate infecções, gripes e constipações;
  • combate o colesterol, reduzindo a incidência de problemas cardíacos;
  • ajuda a reduzir os danos causados por infecções urinárias.

Como você pôde conferir, o chá de frutas silvestres, quando consumido regularmente, é capaz de gerar inúmeros benefícios à saúde. Além disso, trata-se de uma bebida saborosa e refrescante, ideal para o verão — apesar de também poder ser servida quente no inverno. Para completar, é simples e rápido prepará-la.

Você conhece receitas de sucos ou chás que são indicados ao tratamento de doenças e para preservar a saúde física e mental? Gostaria de compartilhar alguma experiência com a gente? Então, deixe seu comentário no post!

 


Escreva um comentário