Você trabalha tempo demais para não se sentir bem enquanto realiza suas atividades. Uma rotina profissional saudável não apenas garante maior produtividade e qualidade no trabalho entregue como influencia a qualidade de vida, de maneira geral, do trabalhador.

Grande parte dos fatores que determinam o bem-estar no trabalho depende da sua iniciativa. Com um pouco de disciplina, é possível estabelecer hábitos que farão sua rotina mais agradável e produtiva. Veja algumas iniciativas que você pode tomar para tornar seu trabalho mais prazeroso.

Acorde cedo

Tem gente que detesta pular da cama logo cedo, mas começar o dia antecipadamente, com calma, faz toda a diferença, independentemente de trabalhar em escritório ou em regimes alternativos, como home office. Tomar café calmamente, praticar exercícios (quem sabe, ver o sol nascer) e começar o trabalho sem atrasos são atitudes que evitam a sensação de estresse e a produção de adrenalina logo pela manhã, que poderiam resultar em um sentimentode irritação durante o dia inteiro.

Ao acordar cedo, você passa a ter um controle maior sobre a sua agenda, fugindo da correria, o que faz toda a diferença para ter um dia agradável e tranquilo.

Cuide da alimentação

Outro fator que pode influenciar a qualidade do seu dia inteiro é a alimentação. Procure evitar comidas gordurosas, salgadas e de difícil digestão. Lanches e refeições saudáveis ao longo do dia, preferencialmente preparados em casa, contribuem para manter uma excelente disposição. Se você precisa comer em restaurantes e lanchonetes, mantenha a disciplina. Busque a opção mais natural e saudável possível e que inclua vitaminas, fibras e antioxidantes.

Conheça a Pousada dos Chás

Melhore sua postura

Postura incorreta provoca dores no corpo, especialmente em quem passa muitas horas sentado. Pescoço, costas e ombros sofrem e podem se tornar fontes de constantes incômodos ou até lesões mais graves.

Cada tipo de trabalho tem práticas e posturas mais indicadas. Mas, de forma geral, mantenha as pernas paralelas ao chão, os pés firmemente apoiados e a coluna ereta. Use o encosto da cadeira para apoiar as costas (a maioria é ajustável, então não hesite em fazer as modificações necessárias para o seu conforto) e garanta que a tela do computador esteja na altura adequada (a mesma dos olhos) para não forçar o pescoço.

Se você trabalha em pé, não deixe de se movimentar, fazer pequenas caminhadas e alongar. Isso possibilita distribuir o esforço por vários grupos de músculos.

Mantenha o foco

Pode acreditar: nem você nem ninguém é multitarefa. Tentar resolver várias coisas ao mesmo tempo, especialmente aquelas que não dependem de você, gera mais estresse do que resultado. Tenha foco nas suas tarefas, defina as prioridades, organize seu tempo em função das etapas de cada trabalho e cumpra o planejamento. Isso evita que você tenha que trabalhar na urgência, uma das principais causas de estresse profissional.

Organize seu espaço de trabalho

Nem precisa explicar muito, né? Um ambiente desorganizado não apenas diminui a produtividade, como desanima e gera irritação. Manter tudo organizado faz você trabalhar melhor e com mais facilidade. Nunca deixe de limpar sua mesa e gavetas e fuja do acúmulo de documentos e itens desnecessários.

Bem-estar no trabalho e fora dele

O corpo precisa de descanso e a alma de alegria. Viajar é uma excelente maneira de alcançar as duas coisas. Alguns dias na praia, na fazenda ou em uma cidade diferente, com opções de divertimento e cultura, ajudam a recarregar a energia, fundamental para ter um dia a dia de trabalho produtivo e feliz.

Neste texto, compartilhamos dicas para melhorar o bem-estar no trabalho. Elas são importantes para evitar o estresse tão comum dos grandes centros urbanos. Desde acordar cedo a garantir momentos de lazer e recreação, sentir-se confortável e feliz é uma conquista diária e constante.

Se você leu, gostou e quer saber mais sobre como se livrar do estresse, confira o texto que preparamos.

Aproveite também para conhecer um pouco mais da Pousada dos Chás Hotel Boutique em Jurerê – Florianópolis. Ela pode ser uma excelente opção para sua próxima viagem. Aguardamos a sua visita!

Ahh .. e não deixe de assinar nossa newsletter e ficar por dentro de dicas como essa!!

 


Escreva um comentário