Os destinos turísticos, geralmente, contam com uma infinidade de hospedagens. E se você está em dúvida sobre como escolher a melhor, saiba que é importante avaliar alguns fatores para garantir uma experiência agradável — e entre eles está a reputação de um hotel.

Ao analisar a fama do estabelecimento e a opinião de outros hóspedes, você conseguirá ter uma ideia melhor de como é a qualidade e a estrutura dele, o atendimento, o conforto, entre outros quesitos. Por isso, é essencial realizar essa etapa com atenção.

Está planejando a sua próxima viagem e quer saber como avaliar a reputação de um hotel? Confira o texto a seguir e veja 7 dicas para isso!

1. Saiba qual o seu perfil de viajante

Antes de conferir a reputação do estabelecimento, é importante que você entenda qual o seu perfil de viajante. Isso ajudará você a filtrar as opiniões que encontrar durante as suas pesquisas.

Hotéis que recebem muitas pessoas, normalmente, contam com avaliações positivas e negativas, já que as experiências podem variar de acordo com o período do passeio, as expectativas dos viajantes, entre outros critérios.

Sendo assim, tenha em mente quais são os fatores significativos para a sua viagem. Além do conforto e do bom atendimento, estacionamento, Wi-Fi com bom sinal e variedade de café da manhã podem ser algumas das prioridades. Se você for fazer uma viagem em família, por exemplo, ainda será necessário verificar se o estabelecimento tem segurança e estrutura para receber crianças, como quarto familiar e berço.

2. Confira a opinião de outros hóspedes

O primeiro passo para descobrir a reputação de um hotel é analisar a opinião de outros clientes. Alguns locais contam com uma área para depoimentos no próprio site e você pode iniciar a sua pesquisa por lá.

Contudo, não limite a busca apenas ao site do hotel. Em plataformas de reservas e sites de viagem, como o TripAdvisor, também é possível conferir a experiência de outros hóspedes.

Outra dica é atentar-se na data do comentário. Postagens antigas podem não indicar a realidade do local caso ele tenha passado por reformas, troca de mobiliário, etc. Portanto, dê preferência às mais atuais.

Além disso, avalie a reputação do hotel quanto ao atendimento da equipe, limpeza, infraestrutura e outros critérios que considerar relevantes.

3. Analise as fotos da hospedagem com atenção

Mais uma forma de verificar a reputação do hotel e garantir que a sua experiência seja confortável é dar uma olhada nas fotos do local. Veja as imagens do site, das redes sociais e dos sites de viagem. Ao buscar em diversas fontes, você conseguirá ter uma noção melhor do que encontrará no destino.

Além disso, foque nos itens que são mais importantes para você. Se a prioridade for um quarto confortável, analise o tamanho e a qualidade dos mobiliários, a iluminação e a climatização. Se você gosta de tomar um bom café da manhã, veja as fotos e a opinião de outros clientes para averiguar a variedade dos alimentos.

4. Peça recomendações em sites e grupos de viagem

Pesquisar bem sobre a hospedagem é uma forma de garantir que o estabelecimento será adequado ao seu perfil, além de conferir a localização e a estrutura dele para evitar experiências negativas durante a viagem.

Antigamente, isso era feito a partir de textos em revistas ou indicações de amigos e familiares que já haviam visitado o local. Entretanto, hoje em dia esse processo ficou muito mais fácil e é possível conhecer a reputação de um hotel a partir da opinião de turistas em redes sociais, sites e grupos de viagem.

Sendo assim, se você ainda está em dúvida sobre o hotel, pesquise nesses canais. Peça sugestões aos usuários e veja opiniões positivas e negativas de quem já conhece o local para tirar as suas conclusões e definir qual a melhor opção.Conheça a Pousada dos Chás

5. Avalie o custo-benefício

O custo-benefício é outro fator relevante para analisar antes de definir o local para sua estadia. Tarifas altas ou o fato de o hotel ter 5 estrelas, por exemplo, nem sempre são indicativos de boa reputação.

Dessa forma, é preciso observar atentamente a infraestrutura e a qualidade do hotel, a localização, os serviços oferecidos e os diferenciais para definir se o estabelecimento tem um bom custo-benefício.

Se você tiver mais de uma opção para a hospedagem, selecione os três hotéis que considerar mais adequados e que estejam em localização próxima para averiguar o custo-benefício e a reputação. Muitas pessoas utilizam as avaliações positivas como critério de desempate.

6. Veja a reputação do hotel em sites de reclamação e redes sociais

Mais uma estratégia para verificar a fama do hotel é fazer uma busca pelo nome dele em sites de reclamação, como o Reclame Aqui. O portal é utilizado por consumidores que tiveram problemas ou ficaram insatisfeitos com serviços e produtos. Se o hotel não tiver nenhuma avaliação ruim por lá, isso é um bom sinal!

Outra dica é ver os comentários dos hóspedes nas redes sociais. As páginas corporativas do Facebook, por exemplo, geralmente, contam com uma área para avaliações e notas em que é possível conferir a experiência dos viajantes.

7. Analise a forma como o hotel recebe as críticas

Em páginas de redes sociais e sites como o TripAdvisor, você ainda pode verificar a interação do hotel com os feedbacks positivos e negativos. Se o hotel responde os comentários educadamente, isso demonstra que os responsáveis valorizam a opinião dos clientes e estão abertos a sugestões, além de indicar um bom atendimento da equipe.

Algumas pessoas podem ter tido experiências negativas por situações que eram desconhecidas pela equipe. Receber as opiniões de maneira adequada e buscar soluções é uma forma de garantir que a experiência dos futuros clientes seja ainda melhor.

A organização de uma viagem envolve algumas etapas. Além de reservar passagens e montar o roteiro, é preciso escolher bem a hospedagem, o que inclui avaliar a reputação de um hotel. Sendo assim, esperamos que as dicas do texto ajudem você nessa missão.

Gostou do conteúdo? Está em busca de um hotel em Florianópolis com boa reputação? Então, acesse o nosso site e conheça a Pousada dos Chás!

Escreva um comentário