Você é daquelas pessoas que quando viaja procura sempre uma feirinha em busca de objetos singulares, originais e típicos de cada região? Então esse post é para você!!! Listamos 3 feiras de artesanato para você visitar em Florianópolis que unem artesanato, gastronomia, arte e cultura: Magiarte no Centro Histórico, Alfaiais em Santo Antônio de Lisboa e Feira da Lagoa da Conceição. Nesses espaços você irá se perder em meio a belas peças que representam e valorizam a cultura açoriana de Floripa – Rendas de Bilro, cerâmica de barro, canoa de um pau só e redes de pesca são alguns dos objetos que você irá encontrar. Confira agora detalhes sobre cada uma das feiras:

FEIRAS DE ARTESANATO EM FLORIANÓPOLIS

1. Feira Magiarte – Arte Floripa

Feira Magiarte - Centro de Florianópolis
Feira Magiarte – Centro de Florianópolis

A expressividade cultural do Centro Histórico serve como palco para a Feira Magiarte. Localizada, especificamente, na Praça XV de Novembro, os visitantes e moradores poderão conferir cerca de 50 barracas que apresentam produtos das artes plásticas, artesanatos feitos com renda, tricô, madeira, ferro, sementes, bordados, entre outros, e também conferir a gastronomia da região. No local, também há uma programação cultural com apresentações de teatro e shows musicais.
Atualmente, a feira é organizada pela Associação Magiarte – Arte Floripa, associação dos artesãos de Florianópolis.

  • Local: Praça XV de Novembro – Centro.
  • Horário: Terças e quintas, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 15h.
  • Informações: magiartefloripa@gmail.com

2. Feirinha da Lagoa da Conceição

Feira de artesanato da Lagoa da Conceição
Feira de artesanato da Lagoa da Conceição

Todo o domingo, muitas moradores da Ilha partem em direção à Lagoa da Conceição para curtir o clima descontraído, as belezas naturais, e também os famosos cafés e restaurantes do bairro. Mas no centrinho da Lagoa, há uma outra atração, um pouco mais tímida que as outras, porém com uma grande riqueza cultural – A Feira de Artesanato. A feirinha da Lagoa como é conhecida possui aproximadamente 125 expositores que comercializam diversos artefatos, com opões de artesanato local -cerâmica e renda de bilro, até opções de bijouterias, produtos feitos de material reciclado, trabalhos em palha, móveis, cestaria, quitutes, entre outros.

  • Local: Ao lado do Centro Cultural Bento Silvério (Casarão da Lagoa), na Lagoa da Conceição.
  • Horário: Domingos das 17h às 23h (horário de verão). Fora da temporada, a feira fica das 15h às 20h.
  • Informações: (48) 3232-1514.

Conheça a Pousada dos Chás

3. Feirinha de Santo Antônio de Lisboa

Feira das Alfaias - Santo Antônio de Lisboa
Feira das Alfaias – Santo Antônio de Lisboa

Em um dos recantos mais belos de Floripa, Santo Antônio de Lisboa, está localizada a Feira das Alfaias. As casas de estilo arquitetônico açoriano – tombadas como patrimônio histórico, servem como pano de fundo para a comercialização do artesanato característico de Floripa, como a renda de bilro, souvenirs de boi-de-mamao, bernunça, entre outros. Também é possível encontrar quadros de artistas da região, objetos para casa e para uso pessoal. Shows musicais são outra atração que agrada os turistas e moradores que por lá passeiam.

  • Local: Feira das Alfaias – Praça Roldão – Santo Antônio de Lisboa.
  • Horário: Baixa Temporada – Sábados das 14h às 20h e domingo das 14h às 19h. Alta Temporada – Sábados, domingos e feriados das 15h às 21h.

Ficou interessado em saber mais sobre os encantos da Ilha da Magia? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre Florianópolis e região.

 


Escreva um comentário