Todos os anos as pessoas planejam suas viagens. Porém, elas optam por períodos considerados mais cômodos, como as férias e feriados. Isso porque conseguem alinhar o passeio com as obrigações profissionais ou escolares, sobretudo para quem tem filho. Mas já pensou que as viagens fora de temporada podem ser uma boa opção?

O início, meio e final do ano, assim como meses com muitos feriados, são considerados como alta temporada turística. São nesses períodos que as pessoas resolvem “pegar a estrada”. Com isso, o que encontramos são destinos superlotados, estradas e aeroportos congestionados e a queda no número de promoções e ofertas.

Assim, é uma boa ideia optar por viagens fora de temporada. Quer saber por quê? Então não deixe de ler os próximos tópicos!

1. Economia

Na alta temporada existe um aumento da demanda turística: são mais pessoas procurando hospedagem e consumindo nos estabelecimentos comerciais. O resultado disso é o aumento no valor praticado por hotéis, pousadas, restaurantes, bares, lanchonete e outros locais — o que torna a viagem nesses períodos mais caras.

Por outro lado, na baixa temporada há redução no número de turistas nos mais diversos destinos. Como consequência, os preços das hospedagens e o valor de refeições e outros serviços tendem a reduzir. Isso acontece porque é mais difícil para os estabelecimentos comerciais e turísticos atraírem clientes.

2. Promoções

Normalmente, as companhias aéreas desenvolvem promoções de passagens aéreas para a baixa temporada. Mais uma vez, a questão da procura pelo serviço influencia nesse processo, já que com a queda da circulação turística também há queda na venda de lugares nos aviões. Por isso, as promoções ganham espaço em certos períodos.

É mais uma oportunidade de economizar com a sua viagem, enfrentar menos filas nos aeroportos e conseguir aproveitar ainda mais o passeio. Fique atento às promoções das companhias aéreas antes de programar o próximo voo.

Conheça a Pousada dos Chás

3. Tranquilidade

Com certeza, você já se deparou com uma praia lotada na virada do ano ou com enormes filas para visitar um museu ou monumento em passeio no feriado prolongado. Porém, ao viajar na baixa temporada, encontrará enseadas mais vazias, acesso facilitado para atrações turísticas e bares e restaurantes menos concorridos.

Dessa forma, é possível ter mais tranquilidade com o seu passeio e poder descansar e conhecer lugares incríveis com um pouco mais de calma. Mas vale lembrar que alguns destinos continuam sendo muito procurados mesmo na baixa temporada, como acontece com grandes cidades ou locais muito famosos.

Como vimos, períodos tradicionais de férias e feriados podem não ser uma boa opção para “turistar”. Afinal, os destinos são bastante concorridos e as ofertas e promoções são mais escassas. Por isso, escolher pelas viagens fora de temporada é uma alternativa para quem busca melhores condições e mais tranquilidade no seu passeio.

Dessa forma, a primavera e o outono se mostram como períodos perfeitos aproveitar belos destinos turísticos. Sem ter que enfrentar aeroportos lotados, estradas engarrafadas e locais lotados de turistas. Com isso, explorará ao máximo localidades interessantes, como Florianópolis.

Gostou deste artigo sobre as vantagens de optar pelas viagens fora de temporada? Então não deixe de conferir esse texto com os melhores lugares para pedalar em Florianópolis.


Escreva um comentário