Refúgio de riqueza cultural, gastronômica e magníficas paisagem são os atrativos que você irá encontrar na Praia de Santo Antônio de Lisboa, localizada ao norte da Ilha de Santa Catarina.

Ao chegar em Santo Antônio de Lisboa, uma das comunidades mais antigas da Ilha, temos a impressão que estamos vivendo em uma outra época, devido as suas ruas estreitas e as fachadas coloridas que revelam a herança da riqueza cultural de colonização açoriana. Mas além da beleza arquitetônica, também se pode avistar umas das mais belas paisagens naturais da Ilha: a luz do dia refletindo no mar de ondas calmas, o balanço suave dos barcos ancorados ao longo da costa, e ao fundo, a vista da Baía Norte e do Continente, é de alegrar a alma a qualquer horário do dia e em qualquer estação.

Santo Antônio de Lisboa
Santo Antônio de Lisboa

Só esse momento já vale a visita, mas Santo Antônio de Lisboa, apesar de ser uma comunidade pequena, tem muito mais a oferecer aos seus visitantes, confira abaixo:

1. Igreja da Nossa Senhora das Necessidades:

Localizada na praça central, é um tesouro histórico preservado, e que serve de palco para as festas religiosas da comunidade, como a Festa do Divino Espírito Santo, o Terno de Reis e Pão por Deus.

2. Artesanato:

O artesanato de Santo Antônio de Lisboa é uma bela forma de valorização e expressão da cultura local. Dentre os itens populares e característicos da região você irá encontrar as cerâmicas de oleiros, as rendas de bilro, mosaicos, pinturas, entre outros. Além das lojas que comercializam os produtos e que estão localizadas próximas a praça central, há também a Feira das Alfaias, que acontece todos os finais de semana, no período da tarde. Em meio às casas e ruínas açorianas, você poderá adquirir e levar para casa um artesanato autêntico e característico da cultura de Floripa.

Conheça a Pousada dos Chás

3. Gastronomia:

Restaurante em Santo Antônio de Lisboa
Restaurante em Santo Antônio de Lisboa

Peixes, mariscos e ostras frescas servidos em uma atmosfera agradável à beira-mar é a especialidade da maioria dos restaurantes de Santo Antônio de Lisboa. Os apaixonados pela culinária Ilhéu podem optar por restaurantes de alto padrão com variações mais excêntricas e sofisticadas, ou optar por um restaurante com ambiente mais simples e familiar, mas com um delicioso tempero caseiro a preços baixos. Uma dica para aqueles que gostam de aliar boa gastronomia e a belas paisagens, reserve seu lugar no deck de um dos restaurantes e vá ao entardecer para curtir o pôr do sol.

4. Pesca Artesanal:

Pesca artesanal em Santo Antônio de Lisboa
Pesca artesanal em Santo Antônio de Lisboa

A pesca artesanal ainda cultivada em Santo Antônio de Lisboa é outro motivo que atrai turistas, pois além de fornecer o ingrediente principal da culinária local, brinda a todos com imagens que expressam de forma única e bela os hábitos e costumes dessa comunidade de cultura e história vibrante. Nos meses de maio a julho, quando está aberta a temporada de pesca da tainha, você poderá presenciar lindos momentos como esses:

Então, chegando na Ilha não esqueça desse recanto que conserva hábitos, costumes e arquitetura da época da colonização açoriana e de um visual sem igual.

Distâncias:

  • Aeroporto: 23 km
  • Centro/Rodoviária: 13 Km
  • Jurerê: 08 km

Ficou interessado em saber mais sobre os encantos de Floripa? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre seu próximo destino de viagem.


Escreva um comentário