Se você ama frutos do mar, a Ilha da Magia é o seu paraíso gastronômico, com o maior viveiro de camarões e ostras do país! Por conta disso, os restaurantes em Florianópolis oferecem um cardápio variado de iguarias marítimas. É possível apreciar, também, um delicioso café colonial com dezenas de pratos diferentes e um chá da tarde tradicional e requintado. Vai ser difícil resistir a tantas tentações gastronômicas!

Neste texto, saiba mais sobre a gastronomia e conheça os principais restaurantes em Florianópolis. Eles oferecem os pratos típicos da cidade, além de um ambiente magnífico para suas refeições. Confira!

Gastronomia local

Florianópolis conquistou, em 2014, o título de primeira cidade brasileira a participar da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Gastronomia. Cidades do Japão, Líbano, Coreia do Sul, Suécia, China e Colômbia também conquistaram este título.

Esse reconhecimento não é à toa. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego de 2010 apontam que o segmento gastronômico ocupa 2.778 estabelecimentos formais, o que equivale a 11,3% do que foi catalogado em Santa Catarina.

No caso de micro e pequenas empresas, este número aumenta para 87,4%. Isso gera em torno de 9.974 empregos formais — ou seja, 81,3% das vagas de trabalho da área em 2010.

Culinária típica

Dentre os pratos típicos da região, os mais famosos são o pirão de peixe, as ostras, a tainha frita, o pastel de berbigão — um molusco também conhecido como vôngole —, o filé de peixe ao molho de camarão e o café colonial.

O chá da tarde oferecido na Pousada dos Chás é outra atração que conta com várias delícias regionais. O ambiente preza por cada detalhe e sofisticação, criando um clima acolhedor e fazendo com que o hóspede se sinta em casa.

Se você aprecia um chá da tarde farto, precisa conhecer o que é servido na região de Florianópolis. Entre os quitutes, estão dezenas de pratos e guloseimas que mexem com a memória afetiva dos tempos de infância.

Conheça a Pousada dos Chás

Restaurantes recomendados

Ostras

Os apreciadores de ostras precisam conhecer o Ostradamus Bar e Restaurante, que ganhou o prêmio de “Melhor Ostra” em 2012 pela revista Veja. Além do ótimo atendimento, o local tem um ambiente decorado e um trapiche que avança sobre o mar e proporciona uma vista magnífica.

Se você tem um pouco de desconfiança para consumir ostras, não se preocupe! No Ostradamus, o alimento passa por um processo de depuração de 12 horas em água filtrada, luz ultravioleta, cloração, filtração, entre outros processos — evitando, assim, a contaminação.

Polvo

Quer fugir do óbvio? Então aproveite a oportunidade para apreciar alguns dos vários pratos locais que utilizam o polvo como ingrediente principal. Uma ótima opção é o Rosso, em Santo Antônio de Lisboa, também famoso por seus frutos do mar.

Frutos do mar

Para quem procura por boas opções com frutos do mar, vale a pena conferir:  Ponta das Caranhas, com seus pratos com camarões e serviço à la carte de frutos do mar, além da Toca de Jurerê, com suas famosas moquecas e caldeiradas.

Se você está planejando uma viajem para a região, não se esqueça de reservar um tempo para apreciar a deliciosa culinária local e visitar alguns dos restaurantes mencionados aqui. Afinal, uma das melhores formas de conhecer uma cultura é pela comida, não é mesmo?

E então, gostou dessas dicas gastronômicas? Além de visitar os restaurantes em Florianópolis durante sua viagem, aproveite também para conhecer os pontos turísticos da região.

Ahhh e fique por dentro das atrações para curtir em Florianópolis, clique no link abaixo e garanta o nosso E-book.

 


Escreva um comentário