Um refúgio com pouca movimentação e quase inexplorado, a Praia da Solidão recebeu esse nome nos anos 1960. Na região, poucos moradores se estabeleceram e isso contribuiu para que a enseada recebesse essa denominação.

Antes da mudança de nome, o lugar se chamava Praia do Rio das Pacas por conta da presença desses animais na região. Mas, ainda continua a ser chamada dessa forma pelos moradores mais antigos.

Localizada a 30 km do centro de Florianópolis, a praia de areia branca com mar límpido e agitado tem 850 metros de extensão e é considerada uma das mais bonitas de Santa Catarina. O local é cercado por montanhas e pela mata nativa, tornando-o ainda mais encantador.

Já está com vontade de arrumar suas malas e conhecer a praia? Confira mais atrativos e o que fazer no lugar!

Visitar a Cachoeira da Praia Solidão

Se somente a beleza presente na praia não for o suficiente para você, que tal explorar mais a região e ir até a cachoeira da Praia da Solidão? Para além da praia, atravessando uma ponte de madeira feita sobre o Rio das Pacas, está o início da trilha que leva até a piscina natural da Cachoeira da Solidão.

Nesse contexto, vale destacar que a trilha é considerada rústica por quem costuma andar pela área. Mas, se você está indo pela primeira vez, também não há problemas. Existem placas que indicam o percurso certo. Apenas 10 minutos de caminhada separam você da cachoeira com água cristalina e fria, que tem até um cipó onde os mais corajosos se seguram para saltar.

Fazer trilha à Praia do Saquinho

Além da Praia da Solidão e da sua cachoeira, você ainda deseja um lugar mais tranquilo? Você pode pegar a trilha para ir até a Praia do Saquinho, é uma boa pedida. Ainda que seja por meio de uma trilha, o percurso é todo concretado e mais fácil de andar.

A caminhada dura cerca de 30 minutos, mas, como contorna o costão, o trajeto é como um mirante do início ao fim. Durante a rota, é possível ver as praias da Solidão, Pântano do Sul, Açores e também as pequenas ilhas em volta.

Ao chegar à Praia do Saquinho, você verá uma praia pequena com suas pedras, muito convidativa para um mergulho. É um lugar para se desligar do mundo e se conectar à natureza, uma vez que nem sinal de celular chega até lá.

Aproveitar para praticar surf

O oceano com sua água fria da Praia da Solidão também oferece excelentes condições para quem gosta de surfar. O mar agitado com ondas bem formadas por si só já é um bom ponto para os surfistas. Quando o vento sul bate, fica ainda melhor para pegar onda.

Seja para surfar ou apenas fazer um passeio em casal, com a família ou amigos, a Praia da Solidão é uma ótima opção para quem busca um lugar tranquilo para relaxar. Por ser um local com pouco movimento, lembre-se de levar alimentos e água. Não deixe de tirar um dia para conhecer o extremo sul de Santa Catarina e suas belezas!

Você já conhece a Praia da Solidão e seus atrativos? Conte nos comentários a sua experiência!


Escreva um comentário