Durante o caminho sinuoso, cheio de curvas, sobe e desce, o pensamento que vem à mente é que algo grandioso está a nos esperar no destino final. E isso logo se confirma ao avistar tamanha beleza da Lagoa da Conceição. Não é à toa que esse bairro da cidade é considerado um dos cartões postais mais lindos de Florianópolis.

A lagoa de água salgada, devido a um canal que desagua no mar, reúne em seu entorno riquezas naturais e culturais. Casas e sobrados no estilo colonial português, e alguns exemplares no estilo francês, como o casarão que abriga hoje o Centro Cultural Bento Silvério, são um dos elementos que conferem charme a um dos povoados mais antigos da Ilha de Santa Catarina.

Na Lagoa da Conceição a cultura pesqueira também é uma característica muito forte. É comum passar pela Avenida das Rendeiras, caminho que conduz à Praia Mole e à Praia da Joaquina, e avistar pescadores com lanternas, jogando suas tarrafas para fisgar o camarão rosa, um dos ingredientes que compõe a gastronomia local.

A Lagoa é considerada uma das regiões com maior diversidade gastronômica da Ilha. Se você é apaixonado por frutos do mar, irá encontrar restaurantes de qualidade que oferecem, além do camarão, outros pratos típicos, como tainha recheada, moquecas, ostras e a famosa sequência de camarão, prato tradicional que vem camarão ao bafo, ao alho e óleo, e à milanesa, acompanhados de filé de peixe, arroz, salada e pirão de peixe.

Além dos restaurantes especializados em frutos do mar, você também vai descobrir restaurantes especializados em culinária italiana, mexicana, japonesa e francesa. Sem contar os barzinhos com seus petiscos e chopp gelado, e os charmosos cafés com saborosos quitutes doces e salgados. Os mais famosos são o Café Cultura e o Empório Mineiro.

Conheça a Pousada dos Chás

A vida noturna da lagoa também é uma atração à parte, os barzinhos e baladas seduzem pessoas do mundo inteiro. Nos bares, com música ao vivo, as bandas locais agitam a noite. Uma dica é o Black Swan, pub inglês que faz a cabeça de quem curte rock nacional e internacional. Lá também tem uma carta de cervejas com opções provenientes de várias partes do mundo.

A Lagoa da Conceição também é energia. E boa parte dessa energia vem da galera amante das atividades esportivas. Em dias de vento forte, as águas da maior lagoa da Ilha são tomadas pelas velas de Windsurf e as pipas do Kite Surf. Já na orla da Avenida das Rendeiras é comum ver o pessoal praticando corrida e caminhada. Também tem um espaço disponível para os amantes de voleibol. Ao final da tarde, é comum grupos de amigos se reunirem para jogar uma partida na quadra de areia branca, localizada na metade da avenida. O slack line e o stand up paddle, atividades recentes, estão assumindo seu espaço e modificando a paisagem da Lagoa da Conceição. Em dias de vento calmo, podem-se avistar pessoas se equilibrando nas fitas colocadas entre as árvores, e outras em cima das pranchas sendo embaladas pelas marolas da lagoa.

Agora, se seu esporte mesmo é compras, há também ótimas opções no Lagoa. Comece seu roteiro pelo centrinho da bairro. Lá você irá encontrar lojas de roupas, sapatos, biquínis, artefatos de decoração para casa e lojas de souvenir. Se você se programar para ir no final de semana, não perca a feirinha de artesanato que acontece na pracinha da Lagoa. Neste lugar você vai achar alternativas de presentes para dar a seus amigos e familiares como lembrança de Floripa. Outra alternativa de lembrança são as famosas rendas de Bilros. Para comprá-las você deverá caminhar pela Avenida das Rendeiras, onde estão localizadas as pequenas lojas que comercializam roupas, toalhas, cortinas, almofadas, entre outros produtos enfeitados e confeccionados com essa renda de tradição açoriana.

Para finalizar o dia de compras e descansar, a dica é sentar na grama verde à beira da lagoa para assistir a um dos pores do sol mais lindos da Ilha: onde o azul forte do céu vai se despedindo dando lugar aos tons de rosa e laranja, formando uma linda pintura ao ar livre. Imagem digna de ser fotografada e guardada na memória.

Com tantas opções culturais e belezas naturais você não pode deixar de visitar esse recanto localizado no leste da Ilha da Magia!!! Só lembre-se: se vier no verão o congestionamento de veículos na Avenida das Rendeiras pode ser incômodo em certas horas do dia, por isso programe o que pode ser feito a pé e o que não puder, pegue o carro em horários alternativos, para você poder aproveitar cada segundo!!!

Distâncias:
  • Jurerê – Lagoa da Conceição: 35km
  • Centro – Lagoa da Conceição: 12 km
  • Aerporto – Lagoa da Conceição: 14 km

Ficou interessado em saber mais sobre os encantos da Ilha da Magia? Então, baixe nosso e-Book: Guia de Praias – Leste da Ilha!

 


Escreva um comentário