Durante o caminho sinuoso, cheio de curvas, sobe e desce, o pensamento que vem à mente é que algo grandioso está a nos esperar no destino final. E isso logo se confirma ao avistar tamanha beleza da Lagoa da Conceição. Não é à toa que esse bairro da cidade é considerado um dos cartões postais mais lindos de Florianópolis.

A lagoa de água salgada, devido a um canal que deságua no mar, reúne em seu entorno riquezas naturais e culturais. Casas e sobrados no estilo colonial português, e alguns exemplares no estilo francês, como o casarão que abriga hoje o Centro Cultural Bento Silvério, são um dos elementos que conferem charme a um dos povoados mais antigos da Ilha de Santa Catarina.

Além disso, a Lagoa da Conceição se destaca por estar localizada em uma região relativamente próxima de pontos importantes da cidade. Por exemplo, está a 35 km da praia de Jurerê, a 14 km do aeroporto e apenas 12 km do centro da cidade. Ou seja, não dá para deixar de fora do roteiro, não é mesmo?

Entenda porque amamos a Lagoa da Conceição

Por esses motivos já citados e por outros (que vamos apresentar a seguir) a Lagoa da Conceição encanta e atrai turistas do mundo todo. Confessamos que também somos apaixonados por essa região.

Por isso, decidimos listar e compartilhar com vocês todas as belezas e oportunidades que a Lagoa oferece e que podem fazer com que você se apaixone por esse bairro de Floripa. Confira!

A cultura pesqueira

Na Lagoa da Conceição a cultura pesqueira também é uma característica muito forte. É comum passar pela Avenida das Rendeiras, caminho que conduz à Praia Mole e à Praia da Joaquina, e avistar pescadores com lanternas, jogando suas tarrafas para fisgar o camarão rosa, um dos ingredientes que compõe a gastronomia local.

A energia mágica

Floripa é conhecida, carinhosamente, como a Ilha da Magia. Diz um conto popular que quem conhece a ilha fica encantado e não quer mais voltar para casa. Na Lagoa da Conceição é onde o encantamento ocorre de forma mais profunda. Isso porque a energia da região é única.

Sua natureza e a tranquilidade dos moradores fazem com que os visitantes desacelerem, tenham momentos divertidos e curtam um ritmo lento (quase extinto em grandes cidades) que oferece melhor qualidade vida. Além disso, a energia e a estrutura do bairro são perfeitos para viajar com as crianças.

A tranquilidade da yoga e da meditação

A energia mística da Lagoa também proporciona um excelente lugar para praticar yoga e meditação. Por lá, é possível encontrar diversos projetos que oferecem as atividades tanto em salas fechadas quanto em contato com a natureza. Sendo assim, quem precisa relaxar não terá problemas para encontrar boas opções para isso.

A diversidade gastronômica

A Lagoa é considerada uma das regiões com maior diversidade gastronômica da Ilha. Se você é apaixonado por frutos do mar, irá encontrar restaurantes de qualidade que oferecem, além do camarão, outros pratos típicos, como tainha recheada, moquecas, ostras e a famosa sequência de camarão, prato tradicional que vem camarão ao bafo, ao alho e óleo, e à milanesa, acompanhados de filé de peixe, arroz, salada e pirão de peixe.

Além dos restaurantes especializados em frutos do mar, você também vai descobrir restaurantes especializados em culinária italiana, mexicana, japonesa e francesa. Sem contar os barzinhos com seus petiscos e chopp gelado, e os charmosos cafés com saborosos quitutes doces e salgados. Os mais famosos são o Café Cultura e o Empório Mineiro.

Conheça a Pousada dos Chás

A vida noturna agitada

A vida noturna da lagoa também é uma atração à parte, os barzinhos e baladas seduzem pessoas do mundo inteiro. Nos bares, com música ao vivo, as bandas locais agitam a noite. Uma dica é o Black Swan, pub inglês que faz a cabeça de quem curte rock nacional e internacional. Lá também tem uma carta de cervejas com opções provenientes de várias partes do mundo.

Os esportes e a aventura

A Lagoa da Conceição também é energia. E boa parte dessa energia vem dos amantes das atividades esportivas. Em dias de vento forte, as águas da maior lagoa da Ilha são tomadas pelas velas de windsurf e as pipas do kite surf. Já na orla da Avenida das Rendeiras é comum ver o pessoal praticando corrida e caminhada.

Também há um espaço disponível para quem gosta de voleibol. Ao final da tarde, é comum grupos de amigos se reunirem para jogar uma partida na quadra de areia branca, localizada na metade da avenida.

O slack line e o stand up paddle, atividades recentes, estão assumindo seu espaço e modificando a paisagem da Lagoa da Conceição. Em dias de vento calmo, é possível avistar pessoas se equilibrando nas fitas colocadas entre as árvores, e outras em cima das pranchas sendo embaladas pelas marolas da lagoa.

Os passeios de bicicleta

O transporte público pode ser um problema da ilha. No entanto, justamente por isso, os moradores investem em circular de bicicleta. A prática é muito comum na região. Por isso, os visitantes podem aproveitar para pedalar e conhecer a Lagoa e suas praias de forma muito mais divertida.

A beleza das dunas

A Lagoa é agraciada com as Dunas da Joaquina que proporcionam uma vista única. A imagem até parece de um deserto, pois há altos bancos de areia. Os bancos, além de oferecerem uma paisagem diferente e única, também são lugares de diversão. Foi nas dunas que nasceu o sandboard, um esporte no qual o visitante desce as dunas de areia por meio de uma prancha.

As boas compras

Agora, se você gosta de comprar, há ótimas opções na Lagoa. Comece seu roteiro pelo centrinho do bairro. Lá você encontrará lojas de roupas, sapatos, biquínis, artefatos de decoração para casa e lojas de souvenir.

Se você se programar para ir no final de semana, não perca a feirinha de artesanato que acontece na pracinha da Lagoa. Nesse lugar você vai achar alternativas de presentes para dar a seus amigos e familiares como lembrança de Floripa.

Outra alternativa de lembrança são as famosas rendas de Bilros. Para comprá-las você deverá caminhar pela Avenida das Rendeiras, onde estão localizadas as pequenas lojas que comercializam roupas, toalhas, cortinas, almofadas, entre outros produtos enfeitados e confeccionados com essa renda de tradição açoriana.

O belo pôr do sol

Para finalizar o dia de compras e descansar, a dica é sentar na grama verde à beira da lagoa para assistir a um dos pores do sol mais lindos da Ilha: onde o azul forte do céu vai se despedindo e dando lugar aos tons de rosa e laranja, formando uma linda pintura ao ar livre. Imagem digna de ser fotografada e guardada na memória.

Fique com essa dica extra para aproveitar melhor a Lagoa da Conceição

Com tantas opções culturais e belezas naturais você não pode deixar de visitar esse recanto localizado no leste da Ilha da Magia! Contudo, uma dica relevante para o visitante: se vier no verão, o congestionamento de veículos na Avenida das Rendeiras pode ser incômodo em certas horas do dia.

Sendo assim, programe o que pode ser feito a pé. O que não puder ser feito caminhando, faça de carro, mas em horários alternativos para você poder aproveitar cada segundo. Além disso, você também pode investir no aluguel de uma bicicleta, pois, além de fugir do trânsito, é uma ótima opção para conhecer o bairro por meio de uma outra perspectiva e também se exercitar.

Se você chegou até o fim desse artigo, certamente, já está encantando e ansioso para conhecer todas as possibilidades e experiências que a Lagoa da Conceição tem para oferecer para sua viagem, não é mesmo?

Mas a Ilha da Magia também reserva outros tipos de experiências únicas. Quer saber quais são? Então, confira as 7 dicas de passeios românticos em Florianópolis para fazer com o seu amor!

 

Distâncias:
  • Jurerê – Lagoa da Conceição: 35km
  • Centro – Lagoa da Conceição: 12 km
  • Aerporto – Lagoa da Conceição: 14 km

Ficou interessado em saber mais sobre os encantos da Ilha da Magia? Então, baixe nosso e-Book: Guia de Praias – Leste da Ilha!

 


Escreva um comentário