Organizar passeios com crianças é uma excelente maneira de aproveitar o tempo livre com os filhos, sair um pouco da rotina, conhecer novos lugares e fazer amigos, entre outros benefícios.

Mas, quando se trata do público infantil, é importante planejar tudo com atenção. Não deixe de escolher locais interessantes e providenciar todos os itens necessários para garantir o conforto dos pequenos.

Precisa de dicas para fazer passeios com crianças e tornar essa experiência ainda mais especial? Então, continue a leitura e saiba mais!

1. Escolha locais interessantes para o público infantil

É possível levar os pequenos a diversos locais, tais como museus, restaurantes, exposições, parques etc. No entanto, alguns espaços podem ser mais voltados aos adultos e não contar com atrações ou infraestrutura para a criançada.

Sendo assim, antes de sair de casa, confira se o lugar pode ser frequentado por crianças e tem estrutura ou atividades próprias para a idade de seus filhos, como fraldário e playground.

Além disso, escolher um estabelecimento que ofereça atrações a diferentes faixas etárias tornará o passeio mais divertido para toda a família. Há restaurantes que contam com espaço kids, museus, exposições e atividades multimídias ou interativas que despertam o interesse das crianças, além de passeios de trem, entre outras sugestões.

2. Analise a melhor forma de deslocamento

Ao programar o passeio com as crianças, veja qual é a melhor forma de deslocamento para evitar trânsito e outras complicações. A garotada se diverte bastante no destino, mas pode ficar impaciente durante o trajeto.

Dependendo da cidade, optar pelo transporte público é uma boa saída, sendo que o percurso acaba complementando o passeio. Para visitar a Avenida Paulista (em São Paulo), por exemplo, o metrô é uma ótima alternativa.

Outra dica é pensar em brincadeiras e atividades para fazer com os filhos durante o percurso, como contação de histórias ou jogos de adivinhação. Dessa forma, você consegue distraí-los e criar boas memórias do passeio.

3. Leve lanches para os passeios com crianças

Mesmo que a programação inclua uma parada para almoço ou jantar, recomenda-se ter sempre um aperitivo na bolsa. Assim, é possível se preparar para o período de deslocamento ou caso as crianças fiquem com fome antes do horário e o local visitado não tenha comércio próximo. Separe água, suco e itens que seus filhos gostem de comer, como frutas e biscoitos.

 

4. Separe itens para garantir o conforto dos pequenos

Dependendo do local do passeio com as crianças, será necessário separar alguns objetos para garantir o conforto da família. Se for em meio à natureza, é importante levar protetor solar, repelente e boné. Caso o passeio seja pela praia, não se esqueça do protetor solar e de uma toalha.

Já em espaços fechados, como museus ou cinemas, ter uma blusa de frio por perto é útil caso o ar-condicionado esteja muito forte.

5. Pesquise sobre lugares atrativos para essa faixa etária

Em qualquer cidade, é possível encontrar locais atrativos às crianças, seja para um passeio no fim de semana ou feriado, seja para conhecer durante uma viagem de férias. Portanto, pesquise sobre o destino e escolha as melhores opções para a família.

Passeios em parques e praias geralmente são boas alternativas para levar a garotada. Mas, dependendo da região, há ainda outras atrações. Veja algumas dicas abaixo:

  • Catavento Cultural: o museu interativo de ciências fica na região central de São Paulo e é bastante interessante para adultos ou crianças;
  • Vale dos Dinossauros: se você estiver programando uma viagem em família para Gramado ou Canela, esse parque pode ser uma boa opção para o roteiro;
  • Projeto Tamar: trata-se de uma atividade interessante para fazer em família e aprender mais sobre a vida das tartarugas — há unidades na Barra da Lagoa, em Florianópolis, entre outros locais.

Vivenciar bons momentos ao lado da família, brincar e descobrir novos lugares ou culturas não têm preço, concorda? Além de tudo, vocês terão memórias e histórias para contar. Portanto, não deixe de programar passeios com crianças.

Gostou das dicas? Quer receber outros conteúdos sobre família e viagem? Então, assine a nossa newsletter para ficar por dentro das próximas publicações!


Escreva um comentário