Santa Catarina é um estado privilegiado de belezas naturais, com destaque para o seu belíssimo litoral. Cada pedaço desse paraíso é marcado por visuais únicos e histórias encantadoras de seus vilarejos e de seus moradores.

Por isso, dedicamos este post à três lugares imperdíveis e que não podem faltar em seu roteiro: Pântano do Sul, Açores e Solidão. Quer conhecer um pouco mais sobre eles e descobrir por que são tão especiais? Continue a leitura e se surpreenda!

Pântano do Sul

Essa praia é conhecida pela forte atividade da pesca — são dezenas de colônias de pescadores, espalhadas pelos seus 3 Km de extensão. Na região, ainda ocorrem os cercos de tainha com arrastões e do cação-mangona. Além disso, peixes mais finos também são encontrados nessas águas, como garoupa, pijareba, robalo e a própria lagosta.

O turista que busca uma praia mais sossegada, excelente para uma caminhada, para apreciar diferentes paisagens pela imensa faixa de areia e para desfrutar de bons restaurantes, pode encontrar no Pântano do Sul o lugar perfeito. Além disso, é possível aproveitar inúmeras atividades para a família, como aluguel de caiaque e stand-up ou uma volta de barco.

Para quem prefere bater perna, o passeio se torna ainda mais rico ao saber da importância histórica dessa região. É possível visitar os sambaquis e outros registros arqueológicos que mostram a presença de habitantes de tempos bem distantes, da pré-história.

Conheça a Pousada dos Chás

Açores

Ainda mais tranquila que a praia do Pântano do Sul, Açores é perfeita para quem busca sossego total. Na verdade, não há uma divisão geográfica que separe as duas praias — essa última fica localizada na parte sudoeste da extensão de areia.

Dali, é possível admirar as ilhas Três Irmãs e Moleque do Sul. O cenário é formado ainda pelos morros do Pântano, da Costa de Dentro, do Trombudo e do Córrego dos Naufragados. Uma paisagem de fazer cair o queixo.

Suas águas são azuladas e um pouco mais frias, tendo em vista que essa é uma zona aberta do oceano. Por isso, é preciso ter um pouco mais de atenção em determinadas marés, que podem apresentar ondas maiores e buracos de areia. O lugar é perfeito para caminhar e se exercitar, sem a presença de muitas pessoas.

Solidão

Como se não bastasse a beleza das praias já citadas, essa parte do litoral de Santa Catarina ainda reserva uma enseada praticamente livre de interferência humana.

Solidão fica localizada logo depois das praias Pântano do Sul e Açores, e se caracteriza pela tranquilidade e privilegiada localização — em torno de uma mata verde e densa —, além de uma cachoeira limpa e água natural. Um verdadeiro refúgio para a sua viagem.

Essas foram nossas dicas sobre as praias do Pântano do Sul, Açores e Solidão. Sem dúvidas, três paraísos imperdíveis para seu passeio por Santa Catarina, que ficarão marcados para a vida inteira. Prepare as malas, reserve sua pousada e boa viagem!

Gostou do post? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e passe as dicas para outros amigos que não perdem a oportunidade de um bom passeio.

E se ficou interessado em saber mais sobre os encantos da Ilha da Magia? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre Florianópolis e região.

 


Escreva um comentário