A ilha de Santa Catarina é bastante conhecida por sua beleza natural, clima e as belas praias, que atraem muitos turistas no verão. Mas o local possui outras atrações para quem busca diversão o ano todo, como os passeios de museu em Florianópolis.

Eles concentram a memória da cidade em ricos acervos, fazendo destes pontos turísticos uma parada obrigatória. A programação dos espaços é variada e atrai desde aqueles que estão viajando sozinhos, como casal ou com a família toda, incluindo as crianças.

Conheça quatro dos principais museus da capital catarinense para se inspirar. Depois, é só preparar o roteiro da viagem e arrumar as malas. Divirta-se!

1. Museu Histórico de Santa Catarina

Sediado no Palácio Cruz e Sousa, o sobrado suntuoso cor-de-rosa foi construído pelo então governador Brigadeiro José da Silva Paes. Localizado em frente à Praça XV de novembro e a Catedral de Florianópolis, o prédio chama a atenção por sua arrojada arquitetura.

E isso já vale a visita por si só, pois a grande atração é a própria casa e seus belos jardins. Mas vale prestar atenção no segundo andar: o teto é magnificamente rebuscado e o piso é trabalhado em marchetaria.

Construído originalmente no século XVIII, o “Palácio Rosa”, como é carinhosamente conhecido, serviu de residência aos governadores de Santa Catarina até o século XX. Abre de terça à sexta-feira, das 10h às 18h. Aos sábados e domingos, abre no mesmo horário e fecha às 16h.

2. Museu Naval de Florianópolis

A maior coleção sobre o Império, no sul do Brasil, pode ser vista no Museu Naval de Florianópolis, no Forte de Santa Bárbara, região central da cidade. A história da Marinha, desde a sua criação até a Segunda Guerra Mundial, é contada pelas peças do acervo, que abriga equipamentos militares e instrumentos de navegação históricos – alguns deles são dos tempos do descobrimento do Brasil. Entre as relíquias estão objetos de uso pessoal de figuras históricas do país e uma réplica perfeita da máscara mortuária de Napoleão Bonaparte. Aberto de terça à sábado, das 8h às 18h.

Conheça a Pousada dos Chás

3. Museu de Arte de Santa Catarina

Criado em 1949 com o nome de Museu de Arte Moderna de Florianópolis, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) reúne obras de diversos artistas locais, formando uma verdadeira retrospectiva das artes visuais catarinenses.

O talento local é representado por nomes como Eduardo Dias, Malinverni Filho e  Elke Hering, entre outros. Já a coleção nacional detém trabalhos realizados por artistas como Di Cavalcanti, Portinari, Djanira, Emeric Marcier, Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Iberê Camargo e Tomie Ohtake.

E muitos outros nomes estão entre os trabalhos expostos, que podem ser apreciados de terça a domingo, sempre das 13h às 21h.

4. Museu Victor Meirelles

Victor Meirelles era um dos artistas favoritos do Imperador D. Pedro II. A casa onde o pintor nasceu e cresceu abriga hoje um museu, que leva o seu nome e fica no centro da cidade.

O sobrado oitocentista é bem reservado e abriga uma exposição permanente com pinturas a óleo, desenhos e aquarelas de diversas fases do pintor catarinense. O espaço realiza também exposições temporárias, com obras de outros artistas que tiveram influência ou relação com Meirelles. Aberto ao púbico de terça a sexta-feira, das 10h às 18h e no sábado, funciona das 10h às 14h.

Os museus concentram a memória da cidade em ricos acervos, fazendo destes pontos turísticos uma parada obrigatória. A programação dos espaços é variada e atende a família inteira, inclusive as crianças.

Agora que você já sabe as principais opções para passear em um museu em Florianópolis, você pode aproveitar para conhecer também as outras atrações de lazer disponíveis, na cidade. Tem diversão para todos os gostos, bolsos e idades!

Ficou interessado em saber mais sobre os encantos da Ilha da Magia? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre Florianópolis e região.

 


Escreva um comentário