Planejar uma viagem em família requer um pouco de disciplina para evitar gastos exagerados. Afinal, organizar finanças é fundamental antes, durante e depois dos dias de descanso. O controle financeiro garante que você identifique oportunidades de economia no seu atual orçamento, monitore seus gastos e não volte da viagem com dívidas. Isso tudo sem precisar abrir mão do conforto e lazer de qualidade.

Neste post, elencamos 5 dicas fundamentais para quem está programando o próximo passeio. Confira!

1. Faça uma análise dos custos

Comece seu planejamento financeiro analisando os gastos da viagem. Para que isso seja possível, defina seu destino e o tipo de passeio que você pretende fazer. Se optar pela região litorânea, por exemplo, avalie os custos de cada localidade. Destinos no Sul do país, como Florianópolis, em Santa Catarina, podem ser mais em conta do que as praias do Nordeste.

Em seguida, estabeleça um roteiro prévio. Você pretende comer fora todos os dias ou contratar uma hospedagem com refeição inclusa? Vai gastar mais com entretenimento ou compras? Como será seu deslocamento durante as férias (transporte público, aplicativos de carona, aluguel de carros)? A análise detalhada desses custos garante uma projeção de despesas mais assertiva.

2. Anote as despesas

Agora que você já estipulou o valor que precisa guardar para realizar sua viagem, é hora de detalhar seu atual orçamento. Anote todas as despesas (contas de luz, água, gás, alimentação, vestuário, lazer) em uma planilha ou um aplicativo de controle – o que for mais prático para você e sua rotina.

O importante nesta etapa é não deixar passar pequenos gastos. Sabe aquele cafezinho no escritório que custa pouco menos de R$2? Ao final do mês, ele pode representar uma quantia interessante, que poderia ser utilizada nas férias.

 

Conheça a Pousada dos Chás

3. Reduza os gastos da casa

Mesmo que seu orçamento pareça estar no limite, sempre dá para abrir uma brecha em alguns custos. Algumas sugestões que você pode revisar, conforme suas necessidades, são:

  • comer fora todos os finais de semana (ou todos os dias) pode inflar o orçamento – que tal optar por uma comida caseira, que, além de mais saborosa, é muito mais em conta?
  • planos de telefonia podem estar defasados – confira no site da sua operadora se há outras propostas por valores mais baixos e que atendam às suas demandas;
  • outros serviços como academias e plataformas de streaming também podem ser revisados (em geral, as empresas oferecem planos básicos que podem ser contratados por valores mais baixos).

4. Reserve uma quantia mensal

Estabeleça metas para atingir seu objetivo. Todos os meses, reserve uma quantia significativa e tenha em mente que essa economia é para realizar um sonho. Mesmo que suas férias sejam curtas, você merece descansar do dia a dia atribulado, e fazer isso com tranquilidade é ainda mais gratificante.

Se preferir, aplique a quantia em investimentos financeiros com algum tipo de rendimento, como CDI e fundos de pensão. Nesses casos, vale a pena buscar um consultor ou gerente da instituição financeira para entender qual o melhor tipo de aplicação para você.

5. Compre com antecedência

Uma vez definida a data da viagem, fique de olho nos sites das companhias aéreas para aproveitar promoções relâmpago. Vale o mesmo para sites de milhas, que compram as passagens direto das companhias e as revendem por um preço mais em conta. Outra opção é optar pela baixa temporada.

Se tiver milhas acumuladas no cartão de crédito, utilize-as para adquirir bilhetes ou outros custos que também aceitam esse tipo de pagamento, como locação de veículos. Programas de fidelidade são uma ótima maneira de abater os custos de uma viagem, pois você se beneficia dos pontos acumulados e pode utilizar as economias em outros gastos.

Organizar finanças é um passo importante de qualquer viagem. Ao definir o destino, a hospedagem e o roteiro, fica ainda mais fácil curtir suas férias sem preocupações. O que você achou das nossas dicas? Compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também possam acessar este conteúdo!

 


Escreva um comentário