Bastante procurada por famílias durante a alta temporada, Lagoinha do Norte oferece uma combinação de águas calmas, natureza exuberante e estrutura gastronômica à beira mar. Ideal para caminhadas e para relaxar, também é um ótimo destino para quem viaja com crianças. Confira, a seguir, tudo sobre a praia e programe-se para conhecer esse paraíso em Florianópolis!

História de Lagoinha do Norte

A região da Lagoinha começou a ser povoada por colônias de pescadores, que buscavam nas águas tranquilas um acesso ao mar aberto. A baía é voltada para o norte, de onde vêm cardumes de peixes, como tainhas. Ainda hoje, é possível avistar os barcos chegando à praia com os pescados fresquinhos, que são entregues direto aos restaurantes na orla.

Com o tempo, a vila foi crescendo e, hoje, é povoada principalmente por moradores. Uma das características da Lagoinha do Norte é preservar esse clima tranquilo de cidade pequena, atrativo que leva muitas famílias a procurarem o local.

Opções de lazer

Lagoinha do Norte é ideal para quem viaja com crianças. O mar é calmo e transparente e vai ganhando profundidade aos poucos. Isso deixa os pais mais tranquilos para que os pequenos possam brincar na água, já que não há correnteza. As casinhas de salva-vidas só são ativadas durante o verão.

A água cristalina é ideal para a prática de snorkel, e, no canto direito, é possível ver peixinhos. Outras opções de lazer são stand up paddle e banana boat, serviços que podem ser alugados nas barraquinhas localizadas na faixa de areia.

Mergulhos refrescantes e tranquilidade resumem o clima de Lagoinha do Norte. Opções de lazer não vão faltar para quem quer descansar da rotina.

Infraestrutura

Diferente de outras praias, como Jurerê ou Canasvieiras, a infraestrutura de Lagoinha do Norte é um pouco mais limitada. Nem por isso você vai deixar de curtir o passeio. À beira da praia, há serviços como aluguel de cadeiras e guarda-sóis. Ambulantes passam vendendo milho, bebidas, picolés, castanhas.

Os restaurantes na orla servem especialidades com frutos do mar, e a comida é bem-servida.

Meios de chegar à Lagoinha do Norte

O principal acesso à Lagoinha do Norte é pela SC-401. Se estiver de carro, pegue a rodovia e siga na estrada até o trevo de Canasvieiras. Em seguida, vire à direita e siga pela Avenida Luiz Boiteux Piazza até a estrada Jornalista Jaime de Arruda Ramos em direção à Lagoinha do Norte. No trajeto, há diversas placas indicando o caminho de chegada.

Locais para se hospedar

Por ainda preservar boa parte da natureza original e não ter sido muito explorada por empresas de empreendimentos imobiliários, Lagoinha do Norte tem menos opções de hospedagem. Hotéis são raros e pequenos, sendo que a maioria dos turistas que optam por permanecer na Lagoinha costuma alugar casas por temporada.

O ideal, para quem prefere maior infraestrutura e conforto, é procurar por pousadas em praias próximas, como Jurerê. O trajeto entre Jurerê e Lagoinha do Norte não demora mais do que 30 minutos de carro, em dias de trânsito normal. Assim, você pode aproveitar tudo o que Lagoinha tem a oferecer durante o dia e descansar na comodidade de uma pousada à noite.

Entre os destinos mais procurados da região norte da ilha, Lagoinha do Norte não desaponta os visitantes que passam por lá. A beleza natural e o mar de águas tranquilas encantam famílias e amigos que procuram um local para relaxar e se esquecer das preocupações da rotina.

Agora que você já sabe tudo sobre Lagoinha do Norte, siga a gente nas redes sociais para encontrar mais dicas de passeios em Floripa!

 


Escreva um comentário