Você já ouviu falar na Oktoberfest? O evento, realizado anualmente, já está em sua 36ª edição e pode ser considerado a maior festa alemã do Brasil e a segunda maior do mundo, atrás apenas da Oktoberfest Munique, na própria Alemanha. Trata-se de uma oportunidade de entrar em contato com a cultura germânica.

A festa, normalmente, é embalada por músicas típicas, apresentação de bandas germânicas, comidas e as famosas cervejas e chops. A tradição alemã é presente em Santa Catarina desde a época das primeiras imigrações. A ideia de copiar a festa surgiu em 1984, com o intuito de recuperar a economia de Blumenau, que havia sofrido perdas com as frequentes enchentes.

Deu certo! Todos os anos, o evento atrai turistas de todo o Brasil (e do mundo). Pensando nisso, preparamos este post especial para ajudar você a se preparar para a festa e descobrir como chegar à Oktoberfest, caso esteja em visita à capital. Acompanhe!

Como chegar ao local da festa?

É normal que turistas se hospedem em Floripa e tenham dúvidas quando à chegada até Blumenau, que é onde a Oktoberfest acontece. A distância entre as duas cidades é de cerca de 150 quilômetros.

Para quem vai de carro, é necessário seguir pela BR-101, com opção de continuar por outras vias a partir de certo ponto do caminho. Também há a possibilidade de pagar por um transfer.

Qual a data do evento?

Como o próprio nome sugere, a Oktoberfest começa sempre no mês de outubro. Em 2019, ela ocorrerá entre os dias 9 e 27, no Parque Vila Germânica, em Blumenau. Nem sempre as datas coincidem com a edição original de Munique. Para você ter uma ideia, a Oktoberfest na Alemanha acontecerá de 21 de setembro a 6 de outubro.

Quais as principais atrações?

Para 2019, estão previstas apresentações de 75 bandas, distribuídas pelos 19 dias da festa. Quatro delas são estrangeiras. Além disso, há os desfiles típicos, que devem acontecer nos dias 9, 12, 15, 17, 19, 23 e 26, totalizando sete apresentações. Em dias de semana, eles ocorrem às 19h30 e, aos sábados, às 16h.

Como comprar ingressos?

As vendas antecipadas de ingressos para a edição da Oktoberfest deste ano já começaram. Para comprar, você pode acessar o site oficial da festa e clicar no menu “ingressos”. Vale lembrar que os preços subiram em relação à edição passada e que a entrada é gratuita no primeiro e no último dia da festa.

Como curtir o evento?

A compra antecipada do ingresso evita que você enfrente filas e ainda isenta do risco de acabar não conseguindo comprar. Durante a festa, abra-se à experiência de experimentar os pratos típicos da culinária alemã.

Para quem gosta de cervejas, procure provar as mais recomendadas antes que acabem. E não dirija após beber. Afinal, nada como se divertir com responsabilidade e segurança!

Agora que sabe chegar à Oktoberfest, se estiver na capital catarinense, já deve ter percebido que ela tem tudo para ser o melhor passeio das suas férias. Para que tudo corra bem do começo ao fim, escolha um bom local para se hospedar. Há turistas que preferem ficar em Florianópolis para aproveitar, também, outros pontos turísticos da cidade. Inclusive, há hotéis por lá que contam com opções de traslado e aluguel de carros. Vale se informar!

Se este post foi útil para você, assine a nossa newsletter e tenha acesso a outros materiais importantes para a sua viagem à Florianópolis.

 


Escreva um comentário