Seja na viagem de férias, no passeio da folga ou na lua de mel de um casal, os momentos fora da rotina são aguardados com ansiedade. Para aproveitar melhor a diversão, é importante acertar na escolha da hospedagem e, para isso, você precisa saber a diferença entre hotel e pousada.

Há vários tipos de hospedagem ao redor do mundo: hostels/albergues, apartamentos, resorts e muitos outros. No Brasil, as pousadas e hotéis são as modalidades mais comuns.

Com uma estrutura que pode chegar a grandes proporções, os hotéis são estabelecimentos que podem abrigar um elevado número de funcionários. Uma de suas principais características é a grande quantidade de quartos, mobiliados apenas com o essencial para receber os hóspedes. O atendimento é marcado pela impessoalidade e formalidade.

Ao contrário dos hotéis, as pousadas têm como pontos fortes um clima mais intimista e o atendimento pouco formal. O número de quartos e de funcionários, em comparação com os hotéis, também é menor.

No entanto essa redução não significa uma qualidade inferior do serviço. Com uma equipe menor, que se reveza para atender um número reduzido de quartos (distribuídos em estabelecimentos de até três andares), as pousadas podem oferecer aos hóspedes um atendimento mais personalizado e até mesmo familiar.

Para ajudar você na escolha entre um hotel e uma pousada para a sua hospedagem, vamos explicar com mais detalhes as diferenças entre as duas modalidades neste post. Confira!

Tamanho faz diferença

Como já mencionamos, os hotéis têm um número elevado de quartos, divididos em vários pisos, podendo chegar a mais de 200 unidades. Os quartos geralmente seguem um padrão e têm aproximadamente o mesmo tamanho.

Por outro lado, o número de andares nas pousadas não costuma passar de três e a quantidade de quartos não supera 30. A disposição dos quartos é feita segundo a estrutura da casa ou do prédio, podendo ser dividida em quartos, chalés, bangalôs, casas, cabanas etc.

As equipes de colaboradores de um hotel são amplas e divididas em diferentes setores (como cozinha, recepção, gerência, governança, entre outros). Já a equipe de uma pousada costuma ser menor, com divisões de tarefas menos rígidas. Geralmente, o proprietário da pousada está à frente da equipe.

Estrutura provoca impacto na tranquilidade

Com suas dezenas ou até centenas de quartos, os hotéis são organizados em empreendimentos com estrutura vertical, podendo ter vários andares. Nas pousadas, por sua vez, os quartos são instalados ao longo de uma estrutura horizontal, que não costuma passar de três andares.

Isso, claro, tem consequências em questões como barulho, privacidade, agitação e muito mais. Em outras palavras, pousadas costumam ser ambientes mais sossegados do que hotéis.

Públicos diferentes significam experiências diferentes

Por serem ambientes mais formais e com atendimento impessoal, os hotéis atraem um público proveniente do turismo de negócios, como empresários, executivos e outras categorias de viajantes que estão de passagem apenas por motivos profissionais.

O clima aconchegante, o ambiente intimista e o atendimento personalizado e de menor formalidade das pousadas costuma atrair casais, amigos e famílias inteiras que viajam a passeio e buscam um ambiente com mais leveza, charme e diversão.

Devido a essa diferença entre os seus públicos, muitas pousadas abrem apenas na alta temporada — ou seja, nas férias, datas especiais e festividades —, enquanto os hotéis costumam funcionar normalmente ao longo do ano inteiro.

Benefícios de cada hospedagem

Hotel

Conforto e comodidade são os principais atrativos de um hotel. Geralmente, os quartos são mobiliados e preparados para proporcionar uma boa estadia para os hóspedes. Isso envolve também o fornecimento de café da manhã, internet, TV a cabo, garagem, lavanderia, serviço de quarto, dentre outros serviços.

Além disso, hotéis costumam oferecer áreas para conferências, seminários e workshops. O que acaba sendo uma opção sempre interessante para quem participa desses eventos, já que conseguem se hospedar no mesmo local da atividade, reduzindo o tempo e gasto de deslocamento entre o local em que está dormindo e onde tem compromisso.

Pousada

As principais vantagens de se hospedar em uma pousada são o aconchego e o atendimento que são oferecidos. Por contarem com uma estrutura menor, as pousadas conseguem investir em quartos mais convidativos e que se aproximam mais do ambiente que temos em nossas próprias casas.

Além disso, muitas pousadas também costumam oferecer serviços básicos — como café da manhã, internet, TV a cabo e estacionamento —, o que torna ainda mais aconchegante a estadia.

Outro fator importante é a liberdade. Isso acontece porque as pousadas contam com menos quartos (e, com isso, um volume menor de hóspedes), o que deixa as pessoas mais à vontade durante a sua estadia.

A melhor opção

As redes hoteleiras costumam oferecer um serviço bem estruturado, uma metodologia de trabalho que atende às expectativas e uma gama de serviços que pode ser considerado atrativo.

Por outro lado, as pousadas tendem a ter um atendimento mais próximo dos hóspedes, custos mais reduzidos, aconchego e liberdade durante a estadia e serviços que atendem as necessidades básicas das pessoas. Diante desses fatores, é normal viver o dilema sobre qual a melhor opção para a sua viagem.

A melhor maneira de decidir sobre onde ficar no seu passeio é avaliar com cuidado as opções disponíveis. Como relatamos ao longo deste artigo, o hotel se mostra como uma excelente alternativa para curtos períodos de hospedagem, sobretudo para quem está se deslocando por motivos profissionais. Isso porque a cesta de serviço ofertado atende muito bem qualquer pessoa e os quartos de hotéis contam com conforto para curtas temporadas.

Já as pousadas contam com alojamentos aconchegantes e bastante confortáveis, além de abrigarem um número menor de hóspedes. Por isso, conseguem oferecer um atendimento próximo aos seus clientes e maior liberdade para eles.

Elas, ainda, contam com serviços básicos que atendem satisfatoriamente e contam com custo de hospedagem menor. Por isso, as pousadas se mostram como uma opção muito interessante para temporadas maiores.

Pousada em Florianópolis

Florianópolis, em Santa Catarina, é conhecida como a Ilha da Magia. Esse título não é à toa, afinal, a cidade conta com belos atrativos naturais, mar paradisíaco, construções históricas, efervescência cultural, noites badaladas e diversos outros fatores que levam até o mais exigente turista a se encantar.

Mas, para que essa experiência seja completa, é necessário contar com uma hospedagem que atenda às expectativas dos clientes. A Pousada dos Chás Hotel Boutique, localizada na famosa praia de Jurerê, pode ser a opção que os turistas procuram, já que foca em todos os detalhes da hospedagem para oferecer uma estadia única.

Para isso, conta com diversas opções de serviços que vão muito além da simples pernoite. São eles:

  • Café da manhã: elaborado com produtos artesanais e frescos, muitos deles cultivados na própria pousada, o que dá a energia necessária para aproveitar o dia;
  • Chá da tarde: um serviço exclusivo e oferecido aos hóspedes sempre no final da tarde, quando se pode experimentar uma variedade de chás;
  • Utensílios de praia: para aproveitar ainda mais a praia de Jurerê, a Pousada dos Chás oferece a seus hóspedes, de maneira gratuita, toalhas, cadeiras de praia e guarda-sóis;
  • Internet: em um mundo altamente conectado e no qual as pessoas gostam de compartilhar seus momentos, nada melhor do que desfrutar gratuitamente de internet Wi-Fi;
  • Estacionamento: oferecido de maneira gratuita, o estacionamento garante a segurança dos veículos e permite que os hóspedes possam aproveitar a estadia sem maiores preocupações;
  • Assessoria turística: durante uma viagem é comum ficar perdido em meio a tantos atrativos ou não preparar o roteiro mais adequado aos nossos interesses, por isso a Pousada dos Chás conta com um serviço para assessorar na montagem do plano de viagem;
  • Serviços terceirizados: a pousada também auxilia na contratação dos mais diversos serviços para que possa aproveitar ao máximo a estadia, como traslado, aluguel de carros, bicicletas e barcos, trekking, rapel, rafting, dentre outros.

Agora que você já entendeu a diferença entre hotel e pousada, vai ficar mais fácil escolher o local de hospedagem nas próximas viagens. Pousadas oferecem mais vantagens para quem procura um atendimento diferenciado, com bons serviços prestados e uma estrutura mais aconchegante, para receber a família confortavelmente. Por isso, vale a pena investir tempo na pesquisa por uma pousada de qualidade.

Gostou deste artigo sobre a diferença entre hotel e pousada? Ficou curioso em saber mais sobre a Pousada dos Chás Boutique Hotel? Então acesse o nosso site para outras informações!

 


1 Comentário

  1. PARABÉNS , muito esclarecedor artigo, além de alertar turistas sobre o risco de utilizar estabelecimentos clandestinos, que não zelam pela segurança de clientes, não deixam impostos na cidade, e maioria das vezes não tem o minimo exigido por Pousadas que são cadastradas, fiscalizadas, e tem seus custos para manter e zelar pelos seus hóspedes, muito injusto estes locais utilizarem meios de divulgação como verificamos em Booking , etc… pois não recebem alvará de bombeiros, alvara vigilancia sanitaria, alvará de prefeitura, e nem cumprem determinações do turismo .
    deveria existir uma fiscalização e cobrança maior de quem quer alugar imoveis em locais turisticos para que a relação de obrigações fosse ampla e para todos que gostariam de trabalhar neste setor. Ganha o turista , ganha a cidade, e ficaria mais justo com as pousadas.

Escreva um comentário