Na região sul de Florianópolis, dois pontos turísticos com um visual espetacular aguardam a sua visita. A Praia da Armação e o Morro das Pedras ficam praticamente lado a lado e valem a viagem.

Uma costa de pedras separada da Praia da Armação oferece uma beleza única à paisagem. No topo de uma colina foi construído, com materiais extraídos do próprio local, o mirante do Morro das Pedras.

O visual é um dos mais belos do sul de Floripa e descortina uma região de praias ainda intocadas — é como se a vista fosse “emoldurada” pelo azul do céu e verde dos morros.

Ficou curioso e quer saber ainda mais sobre esses dois locais paradisíacos? Basta continuar a leitura!

De onde vem o nome da Praia da Armação?

A 24 km de distância do centro de Florianópolis, o pequeno bairro da Armação está localizado ao sul da Ilha de Santa Catarina. Ele fica de frente para o Oceano Atlântico e mantém ainda características tradicionais de uma antiga vila de pescadores.

A economia local se mantinha por meio da pesca predatória de baleias. O nome vem da atividade: “armações” eram os lugares onde a gordura dos animais era processada para produzir o óleo usado em construções e na iluminação pública da época.

Conheça a Pousada dos Chás

Como chegar à Praia da Armação e ao Morro das Pedras?

As principais vias que levam ao bairro Armação são a Rodovia SC-406, no sentido norte-sul, e a Avenida Antônio Borges dos Santos. No final desta última, encontramos o Rio Sangradouro, cuja foz está unida às praias da Armação e Matadeiro.

Antes de chegar à Praia da Armação, é possível avistar um portão grande de ferro localizado à direita. Ele leva ao Convento dos Jesuítas — também conhecido como Casa de Retiro Vila Fátima, que data de 1956 —, onde está o Morro das Pedras.

A praia do Morro das Pedras possui 2,45 km de extensão e é marcada por ondas fortes. Embora seja dona de inegável beleza, não é tão movimentada, sendo preferida por sufistas locais e um número menor de turistas.

O que fazer nos pontos turísticos e qual é a melhor época para visitar?

As praias de Campeche e a Armação são as mais conhecidas das redondezas. Com areia fofa e um mar com muitas ondas e corrente forte, o local atrai muitos praticantes de surfe.

A principal atração é a vista panorâmica do Morro das Pedras, de onde se pode ver boa parte do sul da ilha. No centrinho de Armação, há opções de restaurantes e um comércio. A maioria das lojas oferece artigos de praia. Ao longo da Rodovia SC-406, estão espalhados mercados, padarias e farmácias. Há também alguns hotéis.

Como as atividades se concentram no período diurno, à noite, há poucas opções de lazer na região. Durante a temporada de verão, alguns bares ficam abertos até mais tarde. Entre os meses de março e novembro, eles fecham as portas mais cedo.

A melhor época para visitar esses dois cartões postais de Floripa é no período entre dezembro (a partir do dia 15) e fevereiro, ou seja, na alta temporada. A partir de março, já se considera baixa temporada.

O sol, no entanto, pode dar as caras na região mesmo sem ser aguardado. Por isso, os dias quentes continuam movimentando turistas ao longo do ano.

Como vimos, ambos destinos reservam aventuras cheias de histórias e paisagens de cair o queixo. Tudo isso a poucos quilômetros da capital catarinense, com fácil acesso e possibilidades variadas de lazer.

O que achou da ideia de visitar esses dois pontos turísticos de Florianópolis? Se você se animou e quer saber ainda mais sobre a Praia da Armação e o Morro das Pedras, deixe seu comentário neste post e participe da discussão!

Ficou interessado em saber mais sobre os encantos de Florianópolis? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre seu próximo destino de viagem.

 


Escreva um comentário