Um dos principais fatores a considerar antes de programar sua viagem é escolher bem a hospedagem. Pesquisar preços, serviços e infraestrutura dos hotéis e pousadas evita surpresas desagradáveis e garante que suas férias terão todo o conforto e o lazer merecidos. Nesse cenário, será que vale a pena investir em um hotel de luxo? O que ele pode oferecer para além dos hotéis tradicionais?

Vale lembrar que a escolha do hotel ou pousada deve sempre seguir as suas necessidades. Quem costuma viajar em família, por exemplo, pode preferir locais com infraestrutura adequada para crianças. Por outro lado, quem vai curtir férias em casal talvez opte por espaços mais intimistas.

Abaixo, confira 7 diferenciais de um hotel de luxo!

1. Infraestrutura de qualidade e conforto

Um hotel de luxo não necessariamente é identificado pela quantidade do mobiliário ou pelas acomodações cheias de quadros, estantes e flores. Mas, de fato, a infraestrutura deve priorizar a qualidade e o conforto. Isso significa investir em uma experiência: o cliente se sente amparado e confortável em todas as áreas do hotel.

Geralmente, hotéis de luxo contam com alas espaçosas e, muitas vezes, minimalistas, com móveis assinados por designers ou estilistas de renome. Claro que a decoração pode variar. Outros hotéis de luxo priorizam móveis clássicos, que remetem à história do local, mas em tudo o conforto está presente.

O importante é saber que um hotel de luxo sempre vai priorizar a qualidade transmitida para o cliente e o seu bem-estar, e isso estará traduzido nos ambientes.

2. Gastronomia que preserva a culinária do local

Durante muito tempo, a tendência de alocar chefs renomados para assinar a gastronomia era o que diferenciava um hotel de luxo dos demais. Hoje, ainda há uma valorização dos chefs, claro, mas a premissa é outra: a gastronomia pode e deve buscar na culinária do local inspirações para servir seus clientes.

Com isso, há uma tendência de valorização dos alimentos frescos e naturais, o que inevitavelmente interfere na qualidade da comida servida.

Esse movimento também é interessante para as pousadas, geralmente mais intimistas e com fortes inspirações nas culinárias regionais. Com certeza, os viajantes que optam por se hospedar em pousadas de luxo terão acesso a cardápios personalizados e cheios de sabor, que refletem a cultura local.

3. Autenticidade

O que significa “autenticidade” quando se trata de serviços de hotelaria? O termo traduz uma demanda dos viajantes de luxo, que é o anseio de viver experiências únicas e diferentes em cada lugar. Para uma grande cadeia de hotéis, por exemplo, isso significa aproveitar as vantagens que cada local oferece para trazer ao hóspede uma vivência singular, que ele só terá ali.

Esse é um traço dos hotéis de luxo na atualidade: os hóspedes vão sentir um clima especial, como se aquela experiência só pudesse ser vivida ali, naquele hotel e naquela localidade. E, de fato, todos que trabalham no local vão se esforçar para fazer isso se tornar realidade.

4. Eficiência no serviço

Como mencionamos no primeiro item, o mobiliário vasto nem sempre se traduz em luxo. Gestores e especialistas em hospitalidade confirmam que o que faz um hotel ser de luxo é a eficiência do serviço. Os funcionários são muito simpáticos e estão sempre dispostos a atender aos pedidos dos hóspedes.

Além disso, como viajantes de luxo costumam ser experientes, os serviços costumam funcionar sem nenhum tipo de problema. Por exemplo, não há filas. Ao chegar do aeroporto, um funcionário costuma receber os hóspedes e outros colaboradores já se encarregam das malas. É o tipo de estadia para não ter que se preocupar com nada.

5. Boa localização

A boa localização de um hotel de luxo não está restrita apenas à proximidade junto a lojas renomadas e restaurantes famosos. Parte da necessidade de uma localização privilegiada também reflete a demanda dos visitantes por vistas exclusivas.

Hoje, a maioria dos hotéis de luxo consegue oferecer paisagens diferenciadas para seus hóspedes, independentemente do quarto que eles escolherem. Claro, em algumas localidades, a posição e o preço das acomodações podem variar, mas, em geral, seguem um bom padrão.

Imagine acordar em uma praia paradisíaca, com toda a infraestrutura que você precisa, abrir a janela ou varanda e se deparar com uma vista exclusiva do mar? Ou aproveitar a brisa e o som das ondas sem se preocupar?

6. Experiências completas

O bem-estar é a palavra-chave dos hotéis de luxo. E, para isso, eles oferecem experiências completas para os hóspedes. Isso vai desde a infraestrutura dentro dos quartos até as áreas comuns, passando pelo serviço de primeira qualidade e o tipo de entretenimento ofertado.

Por exemplo, em muitos hotéis de luxo pelo mundo, os quartos oferecem jacuzzis ou piscinas exclusivas, dentro dos cômodos. As amenidades do banheiro são de marcas de luxo e as roupas de cama são assinadas por estilistas. Quando se trata do serviço, um hóspede de hotel de luxo nunca sente que o seu pedido não é possível de ser resolvido, por exemplo. Já o entretenimento varia conforme a proposta e a localização do hotel, mas sempre é de primeira qualidade.

7. Atendimento personalizado

Além da eficiência dos serviços em todas as áreas (como gastronomia e recepção), o atendimento personalizado é outro diferencial dos hotéis de luxo. Geralmente, a administração se preocupa em atender às demandas de cada hóspede. Essa é a marca registrada de uma acomodação de luxo.

Esses hotéis também ficam atentos para agradar aos hóspedes sempre que identificam alguma preferência: pode ser um determinado tipo de comida, como frutas e nozes, ou até alguma flor, que é colocada nos quartos.

Como vimos, um hotel de luxo vai oferecer estrutura e serviços personalizados de altíssima qualidade, que podem trazer experiências únicas para as suas férias em família. Antes de fazer a reserva, lembre-se de verificar se o local escolhido tem potencial para atender às suas necessidades e proporcionar conforto, relaxamento e lazer. Afinal, férias são momentos de descanso e merecem ser muito bem aproveitadas!

Gostou das facilidades de um hotel de luxo e quer encontrar uma pousada que siga esse estilo? Entre em contato conosco!

 


Escreva um comentário