Florianópolis é uma das mais bonitas capitais brasileiras, famosa por suas praias paradisíacas e belezas naturais. A cidade que tem um dos melhores IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – do país recebe em torno de 2 milhões de turistas na temporada em busca de experiências inesquecíveis.

Porém, engana-se quem acredita que a Ilha da Magia vive apenas de sol e mar. Existem diversos locais históricos repletos de cultura, arte e tradição que são dignos de uma visita em sua próxima estadia. Confira cinco pontos turísticos em Florianópolis que você precisa conhecer:

Pontos turísticos em Florianópolis

1. Ponte Hercílio Luz

A ponte Hercílio Luz é principal cartão-postal de Florianópolis. Construída na década de 20, o monumento foi a principal ligação entre a ilha e o continente.

A obra foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico e, apesar de interditada desde 1982, é considerada até hoje uma das mais robustas estruturas pênseis do mundo. Ou seja, uma ponte sustentada por cabos ou tirantes de suspensão, como a famosa Golden Gate, em São Francisco.

Não deixe de visitar o local durante a noite, quando a ponte recebe uma iluminação especial, transformando o cenário em um belo visual para tirar fotos.

2. Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição está situada no centro geográfico da ilha. São mais de 15km2 de extensão de espelho d’água que encantam turistas e moradores.

Durante o dia, o local é recheado de artesanato e esportes, como escolas de windsurf e stand-up paddle, corridas e caminhadas. À noite, o cartão-postal da cidade se transforma no point de encontro de todas as idades, com as melhores baladas, bares, restaurantes da região.

Conheça a Pousada dos Chás

3. Mercado Público de Florianópolis

O Mercado Público é um dos principais pontos turísticos da capital. Nele são vendidos principalmente frutos do mar, mas você encontra também bancas com carnes, frutas e lojinhas de produtos artesanais. É um ótimo local para conhecer mais a cultura e os hábitos locais!

Além disso, é possível encontrar pratos regionais e música ao vivo. O Box 32 é o restaurante mais famoso do mercado, não deixe de provar a especialidades da casa: o pastel de camarão.

4. Catedral Metropolitana

Construída em homenagem a Nossa Senhora do Desterro, em 1908, a Catedral Metropolitana de Florianópolis é o símbolo católico mais importante da cidade.

A Igreja Matriz sofreu diversas alterações durante os anos, inclusive tendo suas paredes laterais e torres ampliadas. A última grande reforma da Catedral foi realizada recentemente com intervenções estruturais do prédio e na fachada para preservar sua arquitetura e história.

5. Praça de XV de Novembro

A Praça XV de Novembro faz parte do centro histórico de Florianópolis. O local foi escolhido pelo bandeirante Francisco Dias Velho, em 1662, para fundar a vila. No centro da praça há uma linda e grande figueira centenária, que é palco para exposições, feira de artesanatos, manifestações culturais e políticas durante o ano.

O Monumento em Honra aos Heróis Mortos na Guerra do Paraguai e outras esculturas que homenageiam catarinenses importantes para a história do estado, também podem ser encontrados na Praça XV de Novembro.

Como você pôde perceber, Floripa tem muitos pontos turísticos para serem explorados em uma visita além das belas praias!

O que achou dos pontos turísticos de Florianópolis? Quer saber mais sobre os passeios disponíveis na capital catarinense? Curta a nossa página no Facebook, o perfil do Instagram e siga a gente no Twitter para saber tudo o que acontece na cidade.

 


Escreva um comentário