Para aproveitar os dias quentes em praias e atividades ao ar livre, é preciso manter os cuidados com a pele ao longo de todo o ano, especialmente no inverno. Afinal, a estação pode ser bastante prejudicial para essa parte do corpo.

Se você já sofreu com alergia e ressecamento devido às temperaturas mais frias, sabe do que estamos falando, não é? Para ajudar, separamos algumas dicas para manter a pele saudável durante o inverno. Quer saber como fazer isso? Então, acompanhe este artigo!

Doenças de pele no inverno

O clima frio e seco pode afetar a hidratação da pele e causar algumas doenças e irritações. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as principais enfermidades nessa época são:

  • dermatite seborreica — caracterizada por coceira e descamação da pele no rosto e no couro cabeludo;
  • dermatite atópica — pode atingir adultos e crianças. Ela se manifesta por lesões cutâneas avermelhadas em partes do corpo como rosto, pescoço, dobras dos joelhos e braços;
  • psoríase — essa é uma doença crônica que também é caracterizada por lesões e descamação da pele. Embora ela não seja causada pelo inverno — especialistas acreditam que haja influência de genética ou imunidade —, o tempo frio e seco e a pouca exposição ao sol podem piorar as lesões.

Para evitar essas situações, é importante ter um cuidado diário com a pele e mantê-la hidratada, além de investir em uma alimentação balanceada e ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia. A seguir, apresentaremos mais algumas dicas!

Principais cuidados com a pele no inverno

Nos dias frios, a pele fica mais encoberta e é comum que haja certo descuido com ela. Entretanto, essa atitude pode levar a incômodos devido ao ressecamento. Por isso, é fundamental separar alguns minutos do dia para investir em cuidados com a pele.

Conheça a Pousada dos Chás

Evite banhos quentes

Isso pode ser um pouco difícil, especialmente em dias com temperaturas mais baixas, porém, essa atitude será significativa para garantir uma pele saudável durante toda a estação. Banhos longos e quentes fazem com que a pele perca água e lipídeos — componentes responsáveis pela hidratação natural. Sendo assim, procure evitá-los.

Aplique hidratantes após o banho

O ambiente mais quente e úmido ativa a circulação e dilata os poros, o que facilita a absorção do creme. Portanto, para ter uma hidratação mais eficiente, aplique o produto logo após o banho. Para reforçar a hidratação da pele no inverno, dê preferência a itens que contenham óleos, ômegas e vitaminas.

Utilize produtos adequados para a sua pele

Uma dica importante para os cuidados com a pele é não utilizar o hidratante corporal no rosto, porque a composição do produto pode ser oleosa e causar acne nessa região. Além disso, é necessário escolher os cremes certos para as características da sua pele.

Em áreas mais ressecadas e expostas como mãos, cotovelos, joelhos e calcanhares, é recomendado aplicar produtos que forneçam uma hidratação mais intensa com ativos como ácido hialurônico, ureia e ceramidas.

Não abra mão do protetor solar

A aplicação do protetor solar é essencial ao longo de todo o ano, inclusive no inverno. Por isso, nada de deixar esse produto escondido no armário, certo?

Mesmo que o dia não esteja ensolarado, há incidência de raios UVA e UVB. Então, o uso do protetor solar se torna imprescindível para evitar manchas, prevenir o envelhecimento precoce e reduzir os riscos de câncer de pele.

Esses são os principais cuidados com a pele que devem ser tomados durante o inverno. Procure aplicar essas dicas diariamente para que sua pele permaneça saudável e bonita ao longo de todo o ano.

Gostou deste artigo? Conhece alguém que precisa dessas dicas? Então, compartilhe-o nas redes sociais!

 


Escreva um comentário