Se você é daqueles que é apaixonado por corrida na praia e belas paisagens esse post é para você. Deixar as suas pegadas registradas nas areias das praias de Floripa é uma das opções que potencializa os benefícios dessa atividade, o gasto calórico e ainda faz você vivenciar e sentir intensamente a energia e a beleza dessa Ilha mágica. Praias como Moçambique, Barra da Lagoa, Ingleses, Joaquina, Campeche, Jurerê e Mole apresentam espaços ideais e paisagens distintas para você escolher a que melhor se adapta ao seu treino. Confira as melhores praias para praticar corrida em Florianópolis:

1. Praia da Barra da Lagoa e Praia do Moçambique:

Essas duas praias se confundem proporcionando assim uma extensa faixa de areia ideal para aqueles que gostam de percorrer longas distâncias. A areia predominantemente batida da Praia da Barra da Lagoa é ideal para fazer um treino mais leve, pois ela não produz muito impacto, diminuindo assim o esforço físico. Mas se você gosta de alternar entre um treino que vai de leve a médio, siga em direção a Praia de Moçambique, aonde a areia vai se tornando mais fofa, potencializando assim o gasto calórico. Durante o percurso, aproveite para respirar o ar puro produzido pela floresta de araucária na beira da praia, e, claro, admirar toda a beleza dessa paisagem que você não encontra em nenhuma outra praia de Floripa.

2. Jurerê:

Famosa por sediar uma das maiores provas de Triathlon do mundo: o Ironman Brasil, a Praia de Jurerê é referência para quem deseja se exercitar e aproveitar as belezas deslumbrantes de Floripa. Além da opção de correr na areia fina e macia da praia, com o visual encantador formado pelos barcos e lanchas que se movimentam no balanço suave das ondas, você também tem a opção de circular pela vizinhança e conhecer um dos residenciais mais bem planejados do Brasil: ruas largas, mansões com jardins sinuosos e carros luxuosos na garagem, dão o tom do que você irá encontrar pelo caminho (Residencial Amoraeville). O famoso e charmoso passeio dos namorados também se apresenta como um caminho alternativo para quem quer se exercitar sentindo a energia da praia, mas sem o esforço ocasionado pelas passadas na areia. Com tantas opções na praia de Jurerê vai ser impossível ficar parado.

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3. Ingleses:

Uma das praias mais extensas de Floripa, são 5,2 km de areias brancas e macias, perfeita para correr de forma bem relaxada, sem muito esforço, enquanto admira a água de colocarão azul-esverdeado e sente a gostosa brisa do mar. O único porém é que a Praia dos Ingleses não possui uma larga faixa de areia, por isso, planeje sua corrida para os horários em que a maré estiver mais baixa, assim não terá perigo de quebrar o ritmo e os resultados da sua atividade física devido a falta de espaço para a realização da atividade. Mas se caso isso acontecer, troque o par de tênis por uma prancha de sandboard e surfe nas dunas dos ingleses. O importante mesmo e não ficar sem mexer o corpo!!!

4. Joaquina – Campeche:

Esse trecho permite conhecer do leste ao sul da ilha pela areia. Esse percurso e indicado para quem possui um condicionamento físico elevado e familiaridade em correr longas distancias, já que sao 7 km de distancia entre a Praia da Joaquina até o começo da Praia do Campeche. O legal de percorrer esse caminho longo, 2 horas de exercício aproximadamente, é a possibilidade de mesclar o treino com períodos de caminhada e corrida, o que permite aproveitar com mais intensidade todas as sensações que um exercício na beira da praia proporciona: o prazer do vento no rosto, o barulhinho do mar e o contato da passada firme na areia. E ai vai encarar o desafio?

5. Praia Mole:

Vista aérea da Praia Mole. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

A areia fofa da Praia Mole exige força, ela serve como uma resistência extra a ser vencida. Então, para aqueles que querem superar seus limites, elevar seus níveis de resistência física, com certeza essa é a melhor pedida. Como a praia apresenta áreas de inclinação, faça percurso de ida e volta para manter o equilíbrio. Depois do treino pesado, uma boa opção para repor as energias é tomar um acaí da lanchonete de produtos naturais do Espaço Aragua, enquanto admira toda a beleza da praia.

Depois da corrida o banho de mar é merecido para revigorar!!!

Dicas:
  • Antes e depois do treino, alongue muito bem a musculatura porque na areia a exigência é maior;
  • Não corra descalço, é importante usar tênis independente do tipo de terreno;
  • O melhor horário para praticar corrida ou caminhada na praia é antes das 10h e depois das 17h;
  • Hidrate-se a cada 15 minutos e ao fim do treino mantenha um ritmo mais leve, dessa forma os músculos relaxam.
  • Não esqueça o protetor solar. Uma boa opçao é utilizar protetor solar específico para quem realiza esporte, pois durante a atividade física a muita produção de suor e um protetor comum não é eficiente.
  • Então o que você está esperando para pegar seu par de tênis e curtir as mais belas imagens da ilha.

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