Rotina acelerada, clientes exigentes, conflitos na empresa, sobrecarga de funções etc. Esses são apenas alguns dos motivos que diariamente causam a fadiga mental e física em um indivíduo. Contudo há como se livrar do estresse no trabalho e viver de forma mais tranquila.

Com todas as preocupações trazidas pelo contexto do mundo atual, relaxar se tornou uma tarefa quase impossível para algumas pessoas. No entanto, é preciso cuidar de si mesmo e separar um momento de lazer para não permitir que a situação fique crítica.

Se você está entre os profissionais que reconhecem essa necessidade, acompanhe o texto a seguir e descubra algumas maneiras de encontrar o equilíbrio!

O que é o estresse?

O estresse é considerado um dos principais males deste século. Uma pesquisa elaborada pela Associação Internacional do Controle ao Estresse apontou que 70% dos brasileiros sofrem com essa condição, ficando atrás apenas do Japão no ranking dos povos mais estressados do mundo.

O estresse é um conjunto de reações do organismo humano que surgem antes ou depois de um evento considerado como uma ameaça para o sujeito. São liberados, a partir de então, uma série de hormônios responsáveis por alertar o corpo sobre uma emergência.

Quais são seus principais causadores?

O estresse pode ser causado por fatores internos ou externos. A maioria das pessoas que sofrem com essa condição relata que o trabalho é o maior fator estressor. Além disso, outras questões podem desencadear o processo. Entre elas estão:

  • mudanças radicais na vida;
  • problemas financeiros;
  • ter muitas ocupações;
  • problemas na família;
  • falta de assertividade;
  • incapacidade de lidar com incertezas;
  • pessimismo.

Quais males ele pode causar à saúde?

O estresse é um desequilíbrio físico e emocional que pode acarretar diversos problemas. Entre eles estão a irritabilidade constante, a fadiga, o isolamento e a introspecção. Em casos mais graves, ainda pode causar depressão, ansiedade e transtorno do pânico.

Por causa da baixa na imunidade, as consequências físicas do estresse incluem queda de cabelo, alergias, infecções, contrações musculares crônicas, enxaqueca, gastrite, taquicardia e até alguns tipos de câncer.

Como se livrar do estresse no trabalho?

Pode ser difícil para o indivíduo estressado ter consciência de que está em tal circunstância. Afinal, seus sentidos e sua percepção são prejudicados por essa condição. Nesses casos, a ajuda de um amigo ou familiar é fundamental.

Entretanto, ao detectar os sintomas, torna-se necessário agir para que o quadro não se agrave. Tais ações incluem a procura por um médico para realizar um check-up completo do seu organismo, e também a realização de pequenas mudanças no dia a dia.

Para você que quer saber como se livrar do estresse, listamos abaixo algumas dicas para preveni-lo ou eliminá-lo. Confira!

Conheça a Pousada dos Chás

Tire férias todos os anos

As férias são mais do que caprichos. Elas são necessárias. O corpo e a mente precisam de alguns dias de desconexão com o trabalho para descansar e recompor as energias.

O ideal é fazer uma viagem, ainda que curta, para aproveitar esse momento com mais intensidade. Procure locais agradáveis, com os quais você se identifica, e leve a família para desfrutá-los com você.

Medite com frequência

Há algum tempo, a meditação não é mais considerada um misticismo. Ela vem ganhando reconhecimento e sendo utilizada, inclusive, em grandes corporações. Isso acontece porque a ciência comprovou os seus benefícios.

Por essa razão, encontre a técnica meditativa que mais tenha a ver com você e separe um tempo do seu dia para praticá-la. A meditação diminui o estresse, auxilia no foco e na concentração. Cinco minutos já fazem bastante efeito!

Tenha hábitos prazerosos

As mudanças geralmente não são processos fáceis de serem realizados. Contudo o ser humano tem uma tendência natural para melhorar a si próprio, ainda que isso pareça difícil de se perceber em alguns momentos. Busque colocar em prática algo que você goste de fazer. Reorganize a sua agenda e inclua na semana, pelo menos, uma atividade que lhe dê prazer, como:

  • praticar um hobby;
  • sair para caminhar;
  • fazer pequenos passeios;
  • passar mais tempo com os seus entes queridos;
  • cultivar as amizades;
  • ir ao cinema.

Pratique uma atividade física

Praticar uma atividade física regularmente como forma de evitar doenças e manter a saúde é a indicação que você ouvirá dos mais diversos profissionais de saúde. Aprender como se livrar do estresse é colocar essa dica no topo da sua lista de afazeres diários, é um compromisso com o seu corpo. Deixe a preguiça de lado e se movimente!

Você não precisa depender de uma academia para começar a se mexer, mas pode até se matricular em uma caso queira ter treinos planejados com estratégias compatíveis com os seus objetivos do momento. Enquanto isso, veja algumas sugestões para você inserir na sua rotina hoje mesmo:

  • caminhada e corrida;
  • passeio de bicicleta;
  • exercícios em academias públicas;
  • dança;
  • alongamentos;
  • natação.

Alimente-se de forma saudável

Quando uma pessoa está sob muita pressão, sobrecarregada emocionalmente e fisicamente, sente que outros comportamentos seus são afetados também. Ela quer saber como se livrar do estresse que tanto a desgasta e, para ter uma sensação mais rápida de alívio e prazer, encontra nos alimentos menos nutritivos a “solução” para seu problema.

Infelizmente esses alimentos são muito saborosos, mas nada saudáveis. Essa atitude conduz o indivíduo a entrar num círculo vicioso de comer comidas ultraprocessadas, ricas em açúcares refinados e gorduras saturadas, para se sentir melhor rapidamente. A curto prazo já perceberá que essa não é a saída e se continuar com esse hábito por muito tempo, poderá adquirir enfermidades mais complicadas. Você não quer passar por isso, não é mesmo?

Portanto, evite alimentos desse tipo e dê preferência aos que são ricos em vitamina B, ômega 3 e triptofano, pois ajudam a controlar a ansiedade e aumentam a sensação de bem-estar. Além, é claro, de incluir no seu cardápio, legumes, verduras, frutas, proteína animal, carboidratos complexos e bastante água.

Planeje viagens periódicas

Já mencionamos a importância de tirar férias anualmente e como

href=”http://www.pousadadoschas.com.br/blog/pesquisar-hotel/” target=”_blank” rel=”noopener”>viajar

durante elas ajuda a relaxar o corpo e a mente, além de recuperar as energias. Nesse sentido, há também a importância de planejar outras viagens, que não necessariamente precisam ser feitas durante essa licença.

O seu bem-estar deve estar sempre à frente de tudo o que você faz, caso queira se manter com qualidade de vida. Por isso, planejar pequenas viagens, passeios mais curtos, aos finais de semana ou em feriados prolongados, é uma maneira assertiva de garantir esse benefício.

Visitando Florianópolis, por exemplo, você terá diversas opções de lazer para se divertir, comidas típicas para experimentar, uma natureza bela e, claro, a oportunidade de conhecer uma cultura diferente da que você está inserida.

Saber como se livrar do estresse no trabalho é uma questão de saúde, que pode ser realizada com ações simples, mas que exigem autoconhecimento para analisar as razões de estar passando por esse incômodo. Quem deseja uma mudança de estilo de vida para ser mais saudável, deve procurar com afinco os meios para que isso ocorra. Pondo em prática as dicas citadas acima, certamente você começará muito bem essa transição.

Então, entre no clima de bem-estar e descubra por que você não deve deixar de conhecer a Praia Mole em Floripa!

 


Escreva um comentário