Geralmente, pensamos que a viagem só acontece no momento em que se entra no avião, carro ou em qualquer outro meio de transporte escolhido. Mas é importante lembrar-se de que todo esse processo inicia-se com o planejamento de cada detalhe. Decidir com antecedência onde ficar ajuda na hora de fazer sua reserva de pousada!

A criação de um roteiro é o mais indicado para listar itens indispensáveis para levar na mala e o que deve ser feito antes de embarcar. É comum sempre se esquecer de algo, mas certas coisas podem dar muitas dores de cabeça e atrapalhar sua diversão. Por isso, escolher corretamente a hospedagem é um dos pontos fundamentais e que deve ser feito com muito cuidado.

Para ter uma viagem tranquila, veja o que você precisa conferir antes de fazer sua reserva. Acompanhe!

Faça um roteiro prévio da sua viagem

Mesmo que você já conheça o local escolhido ou que esteja em um clima “deixa a vida me levar”, é interessante fazer um roteiro antes de definir sua reserva de pousada. Você pode deixar espaço para decidir algumas coisas na hora, como qual restaurante escolher ou o que fazer durante a noite, mas é interessante definir alguns pontos antes. Por exemplo: se estiver viajando para o litoral, estabeleça quais praias você quer conhecer, quais monumentos históricos ou igrejas gostaria de visitar, entre outros.

Por que isso é importante para sua reserva de pousada? Assim que tiver uma ideia do seu roteiro, pode calcular melhor a necessidade de deslocamento ou procurar por estadias próximas aos seus pontos de interesse. Isso facilita a tomada de decisão, combinada a outros fatores, como conforto, aconchego, estrutura e serviços oferecidos.

Pesquise detalhadamente como realizar sua reserva de pousada

Apesar de existirem algumas diretrizes que são base para a atividade hoteleira, os estabelecimentos também podem ter regras próprias. Saber disso é essencial antes de decidir em qual pousada você ficará, pois, em casos de cancelamento ou de precisar algum tipo específico de assistência, talvez você não consiga. Veja cuidadosamente:

  • os valores das diárias;
  • o que está incluso (café da manhã, por exemplo);
  • dias de disponibilidade;
  • tipos de acomodação;
  • funcionamento das reservas;
  • horários de check-in e check-out, entre outros.

É preciso pesquisar sobre seus direitos e deveres para que você não tenha surpresas desagradáveis futuramente. Se houver alguma promoção ou condições especiais, sempre busque conhecer mais a fundo para entender do que se trata. Assim que escolher, siga o passo a passo para efetivar sua reserva de forma simples:

  • crie um cadastro no site da pousada;
  • insira os dados requisitados;
  • escolha as datas de estadia e o tipo de acomodação;
  • conclua sua reserva.

Confira bem a localização da pousada escolhida

Não é apenas como a pousada é por dentro que importa, pois onde ela está localizada também vai afetá-lo diretamente. Se você ficar em determinada área da cidade, mas as atrações que você mais quer ver ficarem em outro lugar, isso implica uma estratégia de deslocamento para chegar até os locais.

Portanto, use a tecnologia a seu favor e veja onde fica a pousada e o que há nos arredores. O tipo de viagem de que você gosta também deve ser levado em consideração. Se você estiver procurando algo mais tranquilo, ficar em um lugar mais agitado provavelmente não será uma boa escolha para desfrutar bem sua viagem.

Conheça a infraestrutura

Quartos limpos e agradáveis, áreas sociais bem preservadas, atendimento de qualidade: tudo isso é importante e deve ser analisado antes de finalizar sua reserva. Não dá para ter pressa nesse momento, pois é preciso ter um olhar apurado para ver além do que é mostrado no site da empresa.

Procure por fotos da pousada em outros sites, como Google Maps ou TripAdvisor, faça um check-list do que você precisa no quarto, ligue para a pousada se tiver dúvidas. Aqui, preparamos alguns itens básicos que você pode incluir na sua lista:

  • limpeza;
  • conforto (ar-condicionado, móveis disponíveis);
  • tipo da cama;
  • um bom chuveiro;
  • roupa de cama de acordo com o clima do local;
  • vista do quarto;
  • segurança no acesso à pousada e à suíte;
  • disponibilidade de cofre.

Leve em conta os serviços oferecidos

Tão fundamental quanto a estrutura são os serviços oferecidos pelo local. Isso pode ser inclusive um diferencial ao fazer sua reserva de pousada. Em alguns locais, por exemplo, além do café da manhã, há uma segunda refeição, como almoço ou chá da tarde. Se você viaja com crianças, essa pode ser uma boa opção.

Outros serviços, como assessoria turística, também são interessantes. Nesse caso, a pousada ajuda o hóspede a montar um roteiro de viagem com os melhores passeios e restaurantes, além de dicas de deslocamento e transporte, sempre de acordo com o perfil e os interesses do visitante.

Estacionamento gratuito, wi-fi de qualidade e auxílio com serviços terceirizados (como aluguel de carros e contratação de passeios) são diferenciais na hora de reservar sua pousada. Afinal, você estará de férias, e o conforto de ter ajuda com essas pequenas burocracias deixará sua viagem mais tranquila.

Verifique a opinião de hóspedes anteriores

Ter uma experiência de outra pessoa como referência pode ajudá-lo na escolha da sua hospedagem. Uma forma muito boa para saber como realmente é o local é buscar avaliações e opiniões de quem já se hospedou na pousada. Confira as redes sociais da empresa, os sites de reclamações, como o Reclame Aqui, os sites de turismo, como TripAdvisor e Booking . Eles são ótimas fontes para saber, de fato, como é o lugar.

As indicações do Booking, por exemplo, só podem ser feitas por quem se hospedou na pousada ou no hotel avaliados. Tenha em mente que é preciso ponderar: nem todos os hóspedes têm bom senso e podem fazer uma leitura errada de fatos que aconteceram durante o tempo de estadia.

Outros comentários podem ser bem pessoais, como “café da manhã ruim” ou “decoração de mau gosto”. Por isso, leve em conta críticas mais razoáveis ou que apresentem fatos. Um mau atendimento, por exemplo, pode ser contado pelo usuário que está avaliando a pousada. Assim, você pode concluir se, de fato, aquela crítica é válida ou não.

Outra dica é prestar atenção a críticas que são comuns a mais de um avaliador. Respostas mais recentes também podem ser levadas em conta, já que os hotéis podem modificar serviços oferecidos, infraestrutura interna etc.

Conheça a Pousada dos Chás

Previna-se ao fazer uma reserva pela internet

Se você optou por fazer sua reserva de pousada pela internet, é interessante tomar alguns cuidados básicos. Em primeiro lugar, é fundamental utilizar um site seguro, já que há inúmeros que oferecem reservas de hospedagem. Um site sério pode ser observado já na URL (sites golpistas, por exemplo, não costumam ter a sigla www na frente do link).

Outro cuidado a ser tomado é com golpes. Infelizmente, usuários mal-intencionados podem utilizar recursos tecnológicos para ludibriar outras pessoas. Caso você receba algum e-mail pedindo depósitos antecipados (o que não é comum no meio hoteleiro), números de contas em banco, números de cartões de crédito ou outros dados sigilosos, desconfie. Confira sempre o remetente e, se tiver dúvidas, ligue para o telefone da pousada.

O ideal é ignorar qualquer tipo de contato duvidoso. Se a pousada entrar em contato, provavelmente será por um e-mail oficial, com a marca da pousada, e dificilmente pedirá para confirmar dados que você não forneceu. Às vezes, vale mais a pena fazer a reserva de pousada no próprio site do estabelecimento, e não com terceiros (caso seja sua opção, detalhamos esse item nos tópicos seguintes).

Saiba as vantagens de se fazer uma reserva com antecedência

Já imaginou se você define as datas da viagem, compra passagens e deixa tudo preparado, exceto a hospedagem, então chega até o local e não encontra um lugar para ficar? Isso pode ser evitado ao reservar com antecedência sua acomodação, principalmente se for viajar em alta temporada.

A melhor saída para não enfrentar esse tipo de problema é realizar sua reserva de pousada bem antes. Assim, você terá garantias de que seu quarto estará separado e seus direitos, assegurados. A reserva antecipada também oferece a possibilidade de encontrar preços mais em conta, já que os valores tendem a aumentar à medida que a data da viagem se aproxima.

Como economizar?

Sua reserva de pousada pode ficar ainda mais barata com algumas precauções bem simples.

  • Pesquise bastante: se está com tempo extra para planejar sua viagem, aproveite os momentos de intervalo para ir atrás de todo tipo de informação que possa ajudá-lo a tomar a melhor decisão; compare preços na alta e na baixa temporada; verifique se é mais barato contratar a reserva com o café da manhã incluso ou comer na rua etc.
  • Avalie o que é realmente necessário para sua estadia: se tiver em mente suas demandas, pode definir melhor os serviços de que gostaria de usufruir. Quem viaja com crianças, por exemplo, prefere acomodações mais espaçosas e espaços comuns seguros, inclusive com atividades infantis; quem viaja em casal pode dar preferência a outras comodidades, como privacidade e discrição;
  • Fique de olho em promoções: se você já sabe seu destino e a região onde gostaria de ficar, assine a newsletter da pousada, curta a página do Facebook ou acompanhe o site. Assim que encontrar, veja se está de acordo com seu calendário ou se você consegue uma flexibilidade para aproveitá-la.

Verifique as políticas de pagamento do lugar

Além de tudo que você já viu até aqui, verificar as políticas de cada lugar é primordial. O local onde você se hospedou em sua última viagem não funciona da mesma maneira que a pousada em que ficará na próxima. Mesmo que seja uma parte mais chata e burocrática, conhecer as políticas do lugar deve fazer parte do seu planejamento.

Ao saber com exatidão sobre o pacote a ser adquirido, você terá mais segurança. Afinal, se houver imprevistos e for necessário cancelar ou alterar as datas da reserva, você já saberá como prosseguir e quais são seus direitos. Os lugares devem seguir o Código de Defesa do Consumidor, mas há, também, algumas regras próprias. Analise:

  • regras para efetivação da reserva;
  • regras de cancelamento de reserva antecipada;
  • normas para desistência após entrada;
  • cancelamento de pacotes e tarifas especiais e outras condições.

Descubra as vantagens de se fazer uma reserva diretamente com a pousada

Após checar cada detalhe e, finalmente, decidir onde será sua hospedagem, há o questionamento sobre se é melhor contratar os serviços diretamente com a pousada ou por meio de sites de terceiros. Por isso, é preciso entender as vantagens e desvantagens das opções.

Ao fechar sua reserva com a pousada, você poderá resolver qualquer questão diretamente com o lugar, sem a necessidade de contatar outro fornecedor. Tratar com terceiros pode ser mais difícil, uma vez que eles servem como uma ponte entre você e a pousada. Outro benefício é que você não precisará pagar nenhuma taxa ou algum valor extra que esses sites geralmente cobram.

Tratando sua reserva diretamente com a pousada, é possível conseguir melhores condições de pagamento e também negociar demandas especiais, como um possível cancelamento que você precise fazer. Encontrar promoções e preços mais em conta é outra vantagem de procurar sua acomodação direto no site da pousada.

Escolha uma pousada em um destino ideal para sua viagem

Se você procura um lugar tranquilo, seguro e com variadas opções de lazer para sua família, Florianópolis pode entrar na sua lista de destinos. A capital catarinense conta com mais de 100 praias, muitas delas (como Jurerê) de águas cristalinas, calmas e quentes, ideais para crianças. Além disso, as opções gastronômicas são diversas, com bastante foco em frutos do mar, uma das especialidades da ilha.

A estrutura hoteleira também é vasta, e você vai encontrar pousadas das mais variadas categorias. Uma ótima opção são as pousadas hotel-boutique que, além de estrutura de alto padrão, oferecem serviços personalizados. Na Pousada dos Chás, você encontrará tudo o que precisa para vivenciar férias tranquilas e trazer para casa ótimas lembranças.

Viu como não é difícil escolher a hospedagem ideal? Utilizando as dicas que você viu aqui e colocando-as em prática, dá para fazer sua reserva de pousada sem problemas e em segurança. Com um pouco de tempo e paciência, sua viagem tem mais chances de ser feita de forma tranquila e sem preocupações.

Se você procura uma pousada tranquila para curtir as férias em família, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!


Escreva um comentário