A Costa da Lagoa, localizada ao norte da Lagoa da Conceição, é um reduto da cultura açoriana bastante preservado em Florianópolis. Por sua formação histórica e geográfica, o povoamento da Costa da Lagoa apresenta um patrimônio cultural com mais de 250 anos, com engenhos, casarões, utensílios agrícolas e de pesca, além de aspectos culturais como os hábitos, os costumes e a linguagem. Toda a região é tombada pelo município como Área de Preservação Cultural.

Para chegar até a Costa, há quatro opções, e todos os caminhos são um deleite para os olhos, devido a sua paisagem pitoresca.

1. Barco para Costa da Lagoa saindo da Lagoa

A primeira opção é através dos barcos que saem do trapiche, ao lado da ponte, no centrinho da Lagoa da Conceição. O Passeio custa R$ 20,00, ida e volta.

Durante o percurso, que dura aproximadamente 40 minutos, você vai poder admirar as casas em meio ao verde exuberante da Mata Atlântica, as lanchas, os jet-skis e os barcos de pesca que cruzam as águas da lagoa. Todos esses elementos juntos formam um cenário extraordinário e único.

O desembarque desse passeio pode ser feito em qualquer um dos 23 pontos ao longo da Costa. Os mais populares são entre o 16 e o 19. No ponto 16, há uma trilha de 5 minutos que vai levar você a uma pequena cachoeira. Já do ponto 17 ao 19, estão os famosos restaurantes especializados em frutos do mar. Não deixe de experimentar a sequência de camarão, prato típico da Ilha.

2. Barco saindo do Rio Vermelho

A segunda opção é um trajeto mais curto; são aproximadamente 10 min de barco, o qual sai de um trapiche existente dentro do Parque Ecológico do Rio Vermelho. O acesso a esse trapiche é feito por uma estradinha de terra transversal à estrada principal.

Conheça a Pousada dos Chás

3. Trilha pelo Canto dos Araças

A terceira opção para chegar à Costa da Lagoa é por meio de uma trilha que começa no final da Estrada Geral do Canto dos Araçás. São dez quilômetros de trilha, com duração de aproximadamente 3 horas, passando por um corredor de mata atlântica que margeia a Lagoa da Conceição. O caminho atravessa 7 vilarejos, com mais de 250 anos, onde se pode conhecer os casarios e engenhos de farinha da época da colonização açoriana.

4. Trilha pelo Ratones

Já a quarta maneira para se chegar à Costa da Lagoa é partindo do Canto do Moreira, em Ratones, subindo pelo morro num percurso de aproximadamente 90 minutos.

Não importa o caminho escolhido, de qualquer forma que se vá, o destino final será cheio de descobertas, paisagens deslumbrantes e atrativos culturais.

Ficou interessado em saber mais sobre os encantos de Florianópolis? Então, baixe nosso e-Book: Guia de Praias – Leste da Ilha!

 


Escreva um comentário