Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que voltou das férias precisando descansar, pois o roteiro foi muito intenso? Essa é uma situação bastante comum. Muitas vezes, o turista quer aproveitar tudo ao mesmo tempo e mal consegue relaxar. Assim, que tal fazer escolhas diferentes e ficar em um local onde seja possível desfrutar de um delicioso chá da tarde?

Afinal, depois de um dia com vários passeios e atividades diferentes, nada melhor que chegar a seu hotel ou sua pousada e curtir um momento de relaxamento, degustando chás de ervas cultivadas no próprio local, acompanhados de quitutes de dar água na boca!

Além da oportunidade de interagir com outros hóspedes, a ocasião é, também, um momento para uma pausa na correria do dia a dia. Quer conhecer melhor os benefícios dos chás e saber onde encontrar esse serviço? Confira o nosso post!

Como funciona um chá da tarde?

Na verdade, esse serviço pode variar um pouco, dependendo do local onde é oferecido. No entanto, normalmente, um chá da tarde conta com mais de uma opção da bebida, que pode ser servida quente ou fria, acompanhada de pães, tortas, bolos, doces e frutas, entre outros.

O chá é uma pequena refeição, servida no meio da tarde, que segue um ritual. A tradição remete à sociedade inglesa que, no século XIX, costumava reunir-se, por volta das 5 horas da tarde, para saborear a bebida e outras delícias. Era um evento considerado bastante sofisticado, que reunia a aristocracia da época.

Saiba mais sobre os rituais e a tradição do chá

Muito antes da sofisticação inglesa, o chá já fazia parte de um ritual adotado pelo povo chinês. A bebida era utilizada por monges budistas e outras pessoas que buscavam maior concentração durante a meditação. As infusões eram consideradas uma espécie de remédio natural, com a capacidade de aumentar a vitalidade de quem as consumia e, também, sua longevidade.

Com a evolução da sociedade chinesa, surgiram casas de chá em todo o país, e a bebida se tornou uma parte importante da refeição. Hoje, o chá integra o ritual diário da maior parte das pessoas que vivem na China. Nas casas ou nos hotéis, o chá normalmente é servido como uma forma respeitosa de receber os hóspedes.

No Japão, também existe uma cultura relacionada ao chá. A tradicional cerimônia do chá, por exemplo, é uma forma conhecida de promover a tranquilidade e os momentos de paz. O evento acontece em um ambiente de recolhimento e aconchego, com o uso de utensílios específicos, em local com jardinagem paisagística, silêncio e acolhimento entre os participantes.

No Brasil, não existe uma cultura específica relacionada ao consumo de chá. No entanto, em alguns ambientes, a sensação de tranquilidade e aconchego é resgatada, por meio de vários elementos, como o uso de ervas específicas para produção da bebida, a decoração inspirada nos princípios do Feng Chui e o acolhimento aos participantes.

O que é servido em um chá da tarde?

Como explicamos, esse serviço pode variar muito, dependendo do local onde o chá é servido. Mas, normalmente, é oferecido mais de um sabor da bebida, além de acompanhamentos, como bolos caseiros, pães diversos, geleias, manteiga, patês, doces e salgados, entre outros alimentos. Em alguns lugares, café e até espumantes podem ser servidos além do chá.

Para preservar a cultura do chá e os rituais associados ao seu consumo, a bebida é servida em xícaras de porcelana, em um ambiente intimista, promovendo um momento de relaxamento e descanso.

 

Conheça a Pousada dos Chás

Por que escolher uma pousada que oferece chá da tarde?

Se você quer aproveitar ao máximo seu destino, vale a pena também tirar alguns momentos do dia para relaxar. Assim, ao chegar de um passeio, nada melhor que degustar uma xícara de chá, em um local aconchegante, acompanhada de algumas delícias, não é?

Na Pousada dos Chás Hotel Boutique, você tem tudo isso. Localizada na praia de Jurerê, em Florianópolis, ela é toda inspirada na cultura milenar do chá. Em seu jardim, são cultivadas algumas das ervas que dão origem aos chás servidos aos hóspedes.

Cada quarto também recebe o nome de uma das ervas. O ambiente é projetado de acordo com as regras do Feng Shui, uma arte chinesa destinada a harmonizar os ambientes, favorecendo o equilíbrio. No jardim arborizado, os hóspedes podem consumir o chá, acompanhado de produtos artesanais, como geleia, bolos e wafers produzidos no local.

Além do momento de relaxamento, o chá da tarde servido na Pousada dos Chás também promove vários benefícios à saúde. Algumas das bebidas oferecidas são bastante conhecidas no combate a alguns distúrbios, como retenção de líquidos, problemas digestivos e elevação da pressão arterial.

É o caso, por exemplo, do chá de capim-limão, um dos protagonistas da pousada. Ele pode ser consumido puro ou misturado a outros sabores de chás, como o de laranja, gengibre e hibisco, ou mesmo com a adição de suco de limão.

Por ser cultivado no próprio ambiente da pousada, o capim-limão também faz com que o jardim tenha um aroma único, contribuindo, também, para a experiência sensorial dos hóspedes.

Além do capim-limão, outras ervas conferem cheiros e sabores únicos à pousada, fazendo com que os momentos passados no local transformem-se em uma verdadeira memória afetiva, remetendo à paz e tranquilidade.

Quais são os outros diferenciais da Pousada dos Chás?

Além do ambiente que favorece o relaxamento, a Pousada dos Chás tem excelente localização, clima aconchegante, funcionários atenciosos e decoração única. Cheia de charme, ela oferece vários diferenciais aos hóspedes, como:

  • hospitalidade;
  • privacidade;
  • roupa de cama e banho de grande qualidade;
  • produtos de higiene pessoal da marca L’Occitane (nas categorias Super Luxo e Suíte Master);
  • decoração incrível, repleta de obras de arte;
  • plantas e objetos que favorecem o equilíbrio, espalhados por todo o local.

Além de todo esse conforto, a pousada também disponibiliza outras comodidades aos hóspedes, como o acesso à internet sem fio e o estacionamento, além do café da manhã completo. Isso sem contar no incrível chá da tarde que comentamos, incluso na diária, elaborado com ingredientes selecionados e muito carinho.

Ficou com vontade de conhecer esse refúgio de tranquilidade e conforto na Ilha da Magia? Então, entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre nossos serviços e comodidades!

 


Escreva um comentário