Com a temporada de verão se aproximando, muitas famílias já começam a pensar em viagens para destinos no litoral. No entanto, também é comum haver dúvidas sobre o assunto, tais como “A partir de quantos meses posso levar o bebê na praia?”, “Quais os principais cuidados?”.

Essas e outras questões fazem parte da rotina de muitos pais e mães no momento de preparar uma viagem para curtir os dias de sol com os pequenos. A boa notícia é que seguindo algumas recomendações é possível, sim, levar o bebê na praia e ter uma experiência positiva.

Quer saber quais são elas? Confira o texto e veja as dicas que separamos sobre o assunto!

Veja qual a idade recomendada para levar o bebê na praia

Muitas pessoas têm dúvida sobre quando é permitido ir com o bebê para a praia. De forma geral, o recomendado é que isso aconteça a partir dos 6 meses, período em que o pequeno já tem a imunidade mais forte e pode utilizar protetor solar.

Nessa idade o bebê pode brincar na areia, embaixo do guarda-sol, e ter contato leve com a água, caso não esteja muito fria. Com 1 ano, ele já começa a ficar mais confortável para brincar no mar.

A experiência é positiva para o desenvolvimento dos bebês, pois permite o descobrimento de novas texturas, aumenta o contato com a natureza e a interação com a família.

Invista em protetor solar para bebês e crianças

É fundamental que toda a família utilize protetor solar e evite a exposição prolongada ao sol, mas, quando se trata de bebês, esse cuidado deve ser redobrado. Devido à pele mais fina e sensível é necessário tomar algumas providências para evitar queimaduras.

O uso do protetor solar infantil é imprescindível, e ele deve ser aplicado 20 minutos antes de sair da pousada ou hotel. Além disso, você pode separar um boné para seu filho e vesti-lo com camisetas de algodão ou camiseta de manga longa com proteção UV, específica para praias e piscinas.

O horário do passeio também é um fator importante. O recomendado é ir à praia entre 6h e 10h ou após às 16h, quando a incidência dos raios ultravioletas é menor.

Conheça a Pousada dos Chás

Cuidado com a alimentação durante o passeio

Evite comprar alimentos diretamente na praia, já que não é possível assegurar a higiene dos produtos.

Se você pretende almoçar durante o passeio, dê preferência às praias com boa infraestrutura e com restaurantes para ter opções diversificadas para a alimentação da família.

No caso dos bebês, separe biscoitos e uma bolsa térmica com água, sucos e frutas que seu filho está acostumado a comer para alimentá-lo durante o período.

Outra dica é ficar hospedado próximo à praia. Além de ter maior conforto durante o passeio, você poderá contar com a estrutura do local para preparar o leite ou outros alimentos para o bebê.

Prepare uma bolsa de praia para o bebê

Antes de sair do hotel, organize uma bolsa para levar o bebê na praia e ter todos os itens para garantir uma experiência confortável. Veja quais são os principais:

  • protetor solar infantil;
  • boné ou chapéu;
  • fralda apropriada para o contato com a água;
  • toalha ou canga para o bebê sentar e não ficar em contato direto com a areia;
  • toalha para secá-lo;
  • água doce para limpezas rápidas;
  • lenço umedecido;
  • brinquedos de praia;
  • outra muda de roupa; e
  • alimentos e líquidos para o bebê.

Essas são as principais dicas para levar o bebê na praia. Além disso, não se esqueça de escolher uma hospedagem com boa infraestrutura. Assim, o passeio será agradável para toda a família.

Gostou do texto? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Escreva para gente!

 


Escreva um comentário