Você já se hospedou em algum lugar e se sentiu frustrado, seja por não encontrar os serviços desejados, seja em função de falhas no atendimento? Problemas, infelizmente, podem acontecer, estragando sua viagem. Por isso, ao fazer reservas em pousadas ou hotéis, é fundamental checar tudo o que está incluso na estadia, bem como a comodidade do local.

Além disso, outros detalhes, como localização, disponibilidade de internet, qualidade do café da manhã ou horários de check-in e check-out, entre outros, devem ser avaliados. Afinal, é importante que o local escolhido atenda às suas expectativas, para que suas férias sejam realmente perfeitas.

Por essa razão, vamos apresentar os principais pontos que devem ser questionados na hora de fazer sua reserva. Claro que eles podem ser ajustados à sua necessidade, mas é importante saber como o local funciona e o que está incluso na hospedagem. Vamos lá?

Confira os riscos de uma reserva mal planejada

Ao programar sua próxima viagem, a tentação de aproveitar uma oferta sempre é grande. No entanto, é fundamental compreender o que faz parte de tal promoção. Muitas vezes, o que inicialmente parece muito interessante, causa grande dor de cabeça aos hóspedes.

Exemplos de reservas malsucedidas não faltam. A promoção tentadora pode ser um hotel distante de tudo, fazendo com que você gaste muito tempo e dinheiro com deslocamentos, ou as acomodações talvez não sejam exatamente parecidas com a proposta.

Isso sem contar situações mais pontuais, como café da manhã cobrado à parte, travesseiros desconfortáveis, televisão ou ar-condicionado que não funciona, falhas no atendimento, falta de estacionamento e outros tantos imprevistos que comprometem seu passeio ou descanso.

Por isso, é fundamental pesquisar detalhadamente o seu destino e as opções de hospedagem disponíveis. Verifique a página do hotel na internet, suas redes sociais e também as avaliações de outros hóspedes em sites especializados, como o TripAdvisor. Mas, tenha cautela ao analisar os comentários. Muitos deles são antigos e podem se referir a questões já resolvidas, por exemplo.

Não esqueça de verificar fotos do lugar, conferir sua localização (se possível, utilize a visualização do Google Maps para ter certeza de que a pousada ou hotel está onde você deseja) e se certificar de que existem serviços que você considera necessários, como transfers ou assessoria para agendamento de passeios.

Depois dessa triagem, é hora de entrar em contato para fazer a reserva. Esse é o momento de questionar os detalhes que não foram esclarecidos na pesquisa inicial. Afinal, você não vai querer correr riscos e ser surpreendido (negativamente) quando já estiver no local, certo?

Conheça a Pousada dos Chás

Descubra o que questionar ao fazer reservas em pousadas

Como explicamos, antes de efetuar a reserva, é importante esclarecer todas as suas dúvidas. Certamente, cada hóspede tem suas prioridades e, muitas vezes, o que é importante para uma pessoa, não faz diferença para outras. Exemplos disso são aspectos como acessibilidade, aceitação de animais na hospedagem ou refeições inclusas.

Porém, muitos detalhes precisam ser questionados para que você possa se certificar de que fez a melhor escolha. Confira abaixo nosso checklist com as principais dúvidas de viajantes, que recomendamos que sejam resolvidas antes da reserva!

1. Existem taxas extras?

Além de saber como será o pagamento (antecipado, no local ou parcelado, por exemplo), é fundamental conferir se existem taxas extras ou itens cobrados à parte, que podem comprometer o seu orçamento. Confira todos os valores e tudo o que está incluso na sua diária.

2. Qual o horário do check-in e check-out?

Esse é outro aspecto importante para sua reserva, especialmente se você depende de horários de voos ou transporte rodoviário. Afinal, muitas vezes o hóspede chega cedo demais no local e seu quarto não está pronto (nesse caso, vale conferir a possibilidade de guardarem suas malas até o horário de entrada).

Ou, em outras situações, o voo é tarde da noite, mas é preciso deixar a acomodação antes do meio-dia. Sem dúvida, tais situações causam desconforto, e sua escolha de hospedagem poderia ter sido diferente, se soubesse antecipadamente das regras sobre os horários de entrada e saída.

De qualquer forma, mesmo que os horários de check-in e check-out não estejam de acordo com seu planejamento de viagem, saiba que, em alguns locais, é possível solicitar a antecipação de sua entrada, ou pagar meia diária para sair mais tarde.

Verifique tais detalhes ao solicitar sua reserva, pois pode ser necessário pagar uma diária extra para permanecer mais tempo do que os horários definidos como check-in e check-out.

3. Como é o café da manhã?

No Brasil, a grande maioria dos hotéis e pousadas oferece o café da manhã incluso na diária. No entanto, as opções servidas nessa refeição podem variar muito, dependendo do lugar. Procure saber como é a oferta de alimentos e bebidas no local em que pretende se hospedar, bem como os horários em que o serviço é oferecido.

4. O local oferece acesso à internet?

Embora a maioria das pessoas tenha dados móveis em seus planos de telefonia, contar com acesso gratuito à internet é um diferencial importante. Afinal, além de economizar no seu plano, você não corre o risco de estar em uma área de sombra, onde sua operadora não oferece um bom sinal.

E, mesmo que sua viagem não seja corporativa, não dispense a conveniência do acesso à internet por imaginar que não será necessário utilizar a rede. O acesso é fundamental para verificar mapas do lugar, conferir restaurantes e passeios disponíveis, solicitar um táxi ou Uber, ou mesmo para postar suas fotos em redes sociais!

5. A pousada aceita seu pet?

Vai viajar e não tem com quem deixar seu companheiro? Então, esse é um item fundamental a ser questionado. É preciso verificar se, além de aceitar seu animal de estimação, o local é considerado verdadeiramente pet friendly, ou seja, se existe um cuidado e atenção para que não só você, mas também seu pet, fiquem confortáveis.

Não esqueça de conferir se existem restrições com relação ao porte do animal ou necessidade de apresentação de comprovantes de vacinação e atestado veterinário.

6. Existem atividades para crianças?

Caso sua viagem seja em família, não deixe de conferir se existem atividades que possam interessar às crianças. Afinal, todos precisam se divertir no local!

No entanto, caso você esteja planejando uma viagem romântica e deseje tranquilidade e privacidade, questione se existem acomodações mais reservadas, para garantir seu conforto.

Essas são apenas algumas perguntas que precisam ser feitas ao planejar sua hospedagem. Dependendo de seu perfil e interesses, outros detalhes também são fundamentais e precisam ser checados. Por isso, ao fazer reservas em pousadas ou hotéis, fique atento às comodidades oferecidas, qualidade das instalações e todos os detalhes que, em sua opinião, sejam diferenciais importantes.

Quer conhecer um lugar incrível? Que oferece comodidades que agradam aos mais diversos perfis de hóspedes, localizado à beira do mar em Florianópolis? Então, entre em contato conosco e comece agora mesmo a planejar sua próxima viagem!

 


Escreva um comentário