Quem ainda não conhece essa joia do litoral sul do Brasil, já pode começar a planejar a visita. E não é só para relaxar nas areias do Campeche, da famosa Jurerê Internacional, ou pegar muita onda na Praia da Joaquina! Existem vários outros passeios em Florianópolis que você não pode perder.

Capital de Santa Catarina, Floripa, como é carinhosamente chamada, é uma cidade encantada — não é à toa que ganhou o apelido de Ilha da Magia. São mais de 40 praias espalhadas pela sua extensão, com águas calmas e cristalinas, ondas incríveis para surfar, dunas, áreas verdes, trilhas… Tem diversão para todos os gostos!

Apesar de seu pequeno tamanho, Florianópolis é uma cidade poderosa. Classificada pela ONU com o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre as capitais do país, tem a segunda maior taxa de longevidade. A alta qualidade de vida e um povo super receptivo fazem dessa cidade um dos destinos mais atraentes para turistas do mundo todo.

Vamos conhecer um pouquinho mais dessa ilha fantástica? Confira agora 6 dos melhores passeios em Florianópolis:

1. Lagoa da Conceição

Os entornos da Lagoa da Conceição, localizada no centro geográfico da ilha, ainda guardam muitas construções históricas da época colonial, além de vários cafés, bares e restaurantes.

Aproveite para fazer kite ou windsurf, nadar com as crianças (as águas são calmas e têm temperatura média de 27º C no verão), caminhar em volta da maior laguna da cidade e curtir a vista no alto do mirante.

Se quiser explorar um pouquinho mais, pegue um barco até a Costa da Lagoa, região tombada como Área de Preservação Cultural.

2. Santo Antônio de Lisboa

Esse bairro sossegado é um resquício da cultura portuguesa. As casinhas de arquitetura açoriana dão o charme do local, que se parece com uma pequena vila de pescadores.

Além da praia tranquila, a área é referência gastronômica na ilha. Esbalde-se com os frutos do mar fresquinhos e passeie pela feirinha de artesanato que acontece aos finais de semana e feriados.

3. Avenida Beira-Mar

A avenida conecta as praias do norte e leste da ilha com o centro da cidade. Seu largo calçadão é perfeito para passear a qualquer hora do dia, fazer esportes, andar de bicicleta, skate ou patins e passear com os pets.

Não é possível nadar nessa região (as águas são poluídas), mas a caminhada pela orla é obrigatória para qualquer turista, especialmente para ver o pôr do sol.

Conheça a Pousada dos Chás

4. Praça XV de Novembro

Nesse local foi fundada a Vila Nossa Senhora do Desterro, no século XVII, que se expandiu e se transformou na Floripa que conhecemos hoje.

A praça é uma atração à parte, repleta de espécies vegetais de toda parte do mundo, como fícus indianos e palmeiras imperiais. Mas quem reina mesmo é a Figueira Centenária, tão grande que sua sombra refresca todo o espaço. Um lugar perfeito para sentar nos banquinhos e tomar um sorvete.

Passeando pelos entornos você pode conhecer o centro histórico da ilha e visitar seus pontos mais famosos, como a Catedral Metropolitana, o Mercado Público e o Palácio Cruz e Sousa.

5. Projeto Tamar

Um dos melhores passeios em Florianópolis para fazer com as crianças. Lá é possível aprender mais sobre conscientização ambiental em espaços interativos e visitar cinco tanques de observação com diferentes espécies de tartarugas marinhas — e até ajudar a dar “banho” nos animais, um momento inesquecível para os pequenos!

6. Parque ecológico do Córrego Grande

Para quem quer dar um tempinho da areia e água salgada, essa é uma ótima pedida. Com flora e fauna muito diversas — é possível avistar jacarés, tucanos, saguis, borboletas, entre outros — a mata nativa guarda trilhas, duas lagoas, parquinho infantil, espaço para piqueniques e muito mais. Ah! E a entrada é gratuita.

E depois de curtir bastante as belezas naturais, aproveite também a rica vida noturna da Ilha da Magia. Restaurantes mexicanos, australianos, pubs, boates badaladas ou barzinhos intimistas, Floripa é cheia de opções em várias regiões da cidade. Não deixe de conhecer esse destino perfeito para toda a família!

Agora que você já anotou alguns dos melhores passeios em Florianópolis, que tal planejar essa viagem? Veja também nossas dicas para passar a lua de mel na capital catarinense!

Ficou interessado em saber mais sobre os encantos da Ilha da Magia? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre Florianópolis e região.

 


Escreva um comentário