Toda comida conta uma história. Não por acaso, a gastronomia dos destinos também é um atrativo turístico. A comida típica da região sul, por exemplo, conversa com a própria história da região. A influência de países de fronteiras, como Argentina, Paraguai e Uruguai, pode ser identificada no churrasco.

A imigração dos italianos é responsável pela tradicional polenta. Já os alemães deixaram para os sulistas o típico Café Colonial. A conversão de todas essas culturas resultou, para o sul do país, no título de uma das culinárias mais ricas do Brasil.

Diante disso, quem visita a região não pode deixar de provar alguns pratos. Quais são eles? É sobre isso que vamos falar neste texto!

Comidas típicas da região sul que você não pode deixar de provar

1. Arroz carreteiro

Já comentamos que todo prato conta uma história e com o arroz carreteiro não é diferente. Essa iguaria foi incorporada à cultura gaúcha com adaptações da culinária mineira e goiana.

A receita foi criada por mercadores que caminhavam por todo o pampa gaúcho com seus carros de boi. Logo, o prato caiu no gosto popular. Basicamente, essa refeição é desenvolvida com arroz e carne de charque. No entanto, pode contar com pimenta e vinagre. É muito saboroso e é um clássico da culinária sulista.

2. Matambre recheado

Outro prato gaúcho e muito saboroso é o matambre recheado, que também é muito famoso na Argentina e no Uruguai. Desenvolvido com carne retirada de uma parte bem específica, entre a pela e a costela, o prato é recheado com cebola, queijo e linguiça e, depois, levado ao forno. É um prato que, certamente, deve entrar na lista de comidas que devem ser provadas na região sul do país.

Conheça a Pousada dos Chás

3. Espeto corrido

Esse prato é polêmico. Ocorre que ele foi desenvolvido em Londrina, no Paraná. Contudo, o aprimoramento foi realizado por um gaúcho. Com isso, a polêmica sobre quem é o criador, até hoje, ocorre entre gaúchos e paranaenses. Discussões à parte, o importante é que essa receita agrada a muitos.

Trata-se de um sistema de rodízio. Você já deve ter ido a algum rodízio e visto que as carnes são dispostas em espeto corrido, certo? É justamente esse prato que acabou saindo do sul e ganhando todo o Brasil.

4. Pinhão

O pinhão é um dos queridinhos dos sulistas. Em quase todas as regiões do sul é possível encontrá-lo. E não é somente sua semente que cozinha. Ele é utilizado para preparar diversos pratos, como a paçoca de pinhão.

A receita enriquece qualquer paladar e é desenvolvida com carne, lombo de porco, salsichão, bacon e até carne bovina. Pode parecer um pouco diferente, mas você deve provar!

5. Tainha

Provavelmente, quando você pensa nos pratos sulistas, você deve imaginar muita carne vermelha, né? Mas vai aí uma novidade. Apesar de a carne vermelha ser muito famosa entre os sulistas, eles também gostam bastante de um peixinho, especificamente a tainha.

Em Santa Catarina, por exemplo, esse tipo de peixe é desenvolvido de diversas formas. A mais comum é temperando e assando na taquara, que é um espeto de bambu que proporciona um sabor realmente diferenciado e que agrada diversos tipos de paladares.

6. Cuca

Uma sobremesa sempre vai muito bem, certo? Então, você deve experimentar a cuca. Presente da culinária alemã, a cuca nada mais é do que um pão doce muito famoso no Rio Grande do Sul.

Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, há até uma Festa da Cuca. O doce pode ser desenvolvido com frutas como abacaxi, banana ou maçã. Além disso, também pode contar com chocolate e goiabada.

7. Pirão

É considerado por alguns o prato mais querido de Florianópolis. O pirão foi inserido na região pelos açorianos por meio do contato com os índios. Atualmente, faz parte da gastronomia local e cai no paladar de turistas do mundo todo.

A receita é simples: farinha de mandioca, peixe, água e tempero. No entanto, não se engane com sua simplicidade. O sabor é realmente espetacular. Atualmente, o prato já ganhou outras variações. Dessa forma, é possível encontrar pirão de feijão, de peixe e até de água.

8. Eisben

Como é possível observar neste artigo, a Alemanha realmente tem uma forte influência na gastronomia sulista. Outro prato que veio desse país é o Eisbein.

Ele foi criado, segundo o conto popular, para aproveitar ao máximo a carne de porco. O Eisbein nada mais é do que o joelho do porco cozido por algumas horas. Pode acompanhar chucrute (conserva de repolho). É uma delícia e vale a pena experimentar.

9. Galeto

Desenvolvido com pequenos pedaços de frango assado, o galeto é uma receita típica gaúcha. O prato está na culinária do estado desde a década de 30 e sua criação envolve um pouco de história.

O galeto era uma refeição tradicional das colônias italianas localizadas no sul do Brasil. O prato recorda os hábitos alimentares dos colonizadores, que faziam o galeto em dias de festas. Atualmente, é um prato típico que tanto pode ser apreciado no dia a dia quanto em festas.

10. Marreco recheado

Dizem que o marreco recheado é um dos pratos mais tradicionais trazidos pelos alemães para o sul do país. Trata-se de uma ave nada simples de fazer, pois sua carne é extremamente dura.

No entanto, é um prato que realmente vale a pena ser apreciado, já que é saboroso. A ave é bem cozida e seus miúdos são usados como recheio. Vale destacar que é uma receita saborosa, pois leva diversos tipos de temperos.

11. Xis

Se você ama um hambúrguer americano, vai amar ainda mais o sanduíche típico do Rio Grande do Sul. Pelo menos é o que dizem os locais. Considerado muito mais saboroso do que um hambúrguer americano, o Xis conta com pão prensado que pode ser recheado com diversos ingredientes, como carne desfiada, picanha assada ou até mesmo com ingredientes vegetarianos.

Agora que você já conhece um pouco sobre a comida típica da região sul, não deixe de inserir todas na sua lista de comidas que devem ser provadas em uma viagem ao sul do Brasil. Afinal, além dos pontos turísticos, um destino também é sua gastronomia, já que ela consegue transmitir tanto sabores quanto histórias.

Gostou das dicas de comida típica da região sul? Saiba que atualizamos, constantemente, nossas redes sociais com muito conteúdo interessante para viajantes. Quer ficar por dentro das novidades? É simples. Basta curtir nossa página no Facebook!


Escreva um comentário