Pode ser sozinho, entre amigos ou com toda a família: os destinos praianos sempre são excelentes escolhas! Pois é possível aproveitar mergulhos no mar, brincadeiras na areia, atrações locais e os mais diversos passeios. Porém, antes de pegar a estrada, é bom conferir algumas dicas para viajar de carro.

Afinal, ninguém quer ver as suas férias estragadas por problemas mecânicos no veículo ou até mesmo um acidente automobilístico. É importante lembrar que estamos sujeitos aos mais diversos imprevistos e, por isso, é necessário tomar todos os tipos de cuidados para garantir bons momentos ao sair de casa.

Quer garantir um passeio seguro para você e para a sua família? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

1. Faça revisão do seu veículo

Essa não é uma recomendação nova e certamente você já deve ter sido alertado sobre ela, mas nunca é demais lembrar: antes de qualquer viagem, é bastante importante levar o carro na mecânica para uma revisão completa — com isso, as chances de conviver com falhas mecânicas são minimizadas.

Mesmo se você não tiver tempo ou condições para fazer a revisão completa, é possível tomar cuidados simples para se ter uma viagem mais tranquila. Então não se esqueça de conferir as lanternas dos faróis, além de balancear e alinhar o veículo.

2. Calcule todos os gastos com o carro

Ao viajar em seu próprio veículo, provavelmente você terá uma série de gastos com ele. Tanto na ida quanto volta, assim como durante a estadia, será preciso arcar com os custos de combustível. Isso sem contar com pedágio, estacionamento e outras necessidades. Portanto, para não ter surpresas e ver o seu orçamento apertar ou estourar, calcule todos os gastos que terá com o carro.

3. Estabeleça um horário para sair de casa

Pode parecer besteira, mas a hora escolhida para sair de casa (ou para retornar após as férias) pode influenciar bastante em sua viagem. Afinal, existem momentos do dia que a cidade tem grande fluxo de veículo — assim como as estradas têm mais movimento em determinados horários — e isso pode aumentar ou não o tempo de rodagem. Por isso, escolha bem o horário que deixará a sua residência e evite transtornos extras!

4. Não viaje cansado ou com sono

Atenção ao volante! Esse alerta é essencial para evitar acidentes e ter uma viagem tranquila. Mas, se você estiver cansado ou com sono, dificilmente terá condições de se concentrar na direção e as chances de se envolver em algum acidente aumenta consideravelmente. Então, no dia anterior, certifique-se de deixar as suas coisas todas prontas, as roupas que usará separadas e tenha uma noite de sono completa e tranquila.

5. Respeite sempre o limite de velocidades

Às vezes pode acontecer de pegar um congestionamento ao sair de casa ou encontrar com um acidente em seu percurso na estrada. Isso acaba por aumentar o tempo da viagem e muitas pessoas tendem a compensar esses atrasos pisando mais fundo no acelerador. Isso pode ser um tremendo erro!

O excesso de velocidade é um dos principais motivos para acidentes na estrada. Portanto, para não colocar em risco a sua vida, a da sua família e de outras pessoas, respeite sempre o limite de velocidade.

Como vimos, alguns cuidados básicos podem garantir a sua segurança, assim como a da sua família e outros acompanhantes. Com isso, certamente terá um passeio praiano repleto de boas experiências e de muita diversão. Então não descuide e sempre que pegar a estrada siga as nossas dicas para viajar de carro.

Gostou deste artigo com dicas para viajar de carro? Aproveite e confira também esse texto sobre as vantagens de aproveitar passeios fora de época.

 


Escreva um comentário