Ao planejar uma viagem de férias, é preciso pensar em vários detalhes para garantir que o passeio seja agradável e inesquecível. Entre as escolhas a serem feitas há a estadia, e muitas pessoas ficam em dúvida do que é melhor: pousada ou hotel? É provável que, até mesmo, os mais adeptos aos hotéis já tenham se perguntado alguma vez como seria uma hospedagem em pousada.

Para escolher a opção ideal, o futuro hóspede deve, primeiramente, saber qual é o seu perfil de viajante. Há diferenças relevantes entre esses modelos de acomodação e conhecê-las é o segundo passo para tomar a melhor decisão. Quanto mais informações você tiver, maiores serão as suas chances de viver uma experiência de viagem realmente inesquecível.

Para ajudar nessa tarefa, elaboramos este post com nove diferenciais de se hospedar em uma pousada. Acompanhe!

Diferenças entre hotel e pousada

As viagens de férias, ou de folga, são momentos aguardados ansiosamente por quem quer ficar longe da correria do dia a dia. Contudo, para que o descanso e a diversão não se transformem em chateações, é preciso escolher bem o local da hospedagem. Em geral, os brasileiros se dividem entre os hotéis e as pousadas no que diz respeito às preferências na hora de se hospedar.

Os hotéis são estabelecimentos cuja estrutura pode chegar a grandes proporções. Entre suas características mais comuns estão a grande quantidade de quartos ou apartamentos e de funcionários. Outros pontos importantes são a sua formalidade e impessoalidade. Há viajantes que curtem toda essa pompa e fazem questão de buscar um desses estabelecimentos, de preferência algum que seja bem-conceituado, para se hospedarem nas férias.

Já as pousadas são mais intimistas e informais. São empreendimentos horizontais com até três andares. Elas oferecem um atendimento mais personalizado, têm um número menor de funcionários e quartos — o que não quer dizer que a qualidade do serviço seja inferior. Para alguns viajantes, é exatamente esse clima aconchegante e acolhedor que chama a atenção na hora de escolher. Há quem afirme, até mesmo, que esses ambientes remetem a memórias afetivas.

Vantagens de optar pela hospedagem em pousada

É importante ressaltar que nenhum aspecto citado é fixo. Tanto os hotéis como as pousadas podem variar em tamanho e serviços oferecidos. Em alguns locais, inclusive, é possível encontrar estabelecimentos temáticos e peculiares. Listamos abaixo nove particularidades especiais de pousadas. Observe.

1. Preço

O preço é um dos grandes diferenciais das pousadas, pois costuma ser inferior aos valores praticados por hotéis. Entretanto, é importante não tomar essa afirmação como regra universal, já que isso também pode depender da localização, da infraestrutura, dos serviços oferecidos, dos pacotes e da época do ano.

2. Privacidade

Uma pousada pode ser instalada em um único prédio ou dividida em chalés, cabanas, bangalôs etc. Essas construções tendem a ser mais afastadas umas das outras, evitando, assim, que os hóspedes de diferentes acomodações fiquem em contato. Esse é um aspecto fundamental para quem procura mais privacidade e tranquilidade.

3. Hospitalidade

O atendimento das pousadas é mais pessoal e humanizado. Esse fator pode ser percebido pelo turista logo na recepção. Durante a estadia, isso se torna mais evidente — do restaurante ao serviço de quarto. Ao se hospedar em uma pousada, você certamente não vai se sentir um número entre as centenas de outros hóspedes.

 

4. Contato com a natureza

Para quem gosta de relaxar em contato com a natureza, as pousadas são as acomodações ideais. Geralmente, elas ficam localizadas longe dos centros urbanos e mais perto do meio ambiente. Assim, é possível encontrar o equilíbrio em um lugar cheio de harmonia natural.

5. Diversidade de opções de lazer

Para quem gosta de aliar um bom descanso com diversão, as pousadas podem oferecer diversas opções de lazer. Algumas têm piscinas, jacuzzis e assessoria turística para os viajantes que desejam se aventurar e conhecer mais da cidade que estão visitando. É como se você ganhasse uma opção a mais de diversão dentro do seu pacote de viagem.

6. Recepção

Não estranhe se você for cumprimentado (talvez até pelo nome) na recepção da pousada que escolheu. Esse relacionamento mais próximo se torna possível dependendo da quantidade de hóspedes e do período em que você fica hospedado. Certamente, ninguém vai hesitar em indicar uma locadora de carros ou o chaveiro mais próximo se você precisar.

7. Passeios

Há pousadas que oferecem assessoria turística. O serviço consiste na montagem de um roteiro personalizado para a sua viagem. Assim, você pode escolher os passeios que realmente quer fazer, sem se obrigar a incluir itens dos quais não faz questão apenas porque estão inclusos no pacote.

8. Sustentabilidade

Em algumas pousadas, a sustentabilidade é incentivada por meio da redução do uso de descartáveis, por exemplo. Há locais que, inclusive, oferecem descontos caso o hóspede recuse a troca diária de toalhas em nome da preservação do meio ambiente, porque “chique é ser consciente”.

9. Acolhimento de crianças e pets

Algumas pousadas vão oferecer alguns mimos, como espaço kids ou pet, e itens que ajudem a estimular a imaginação dos seus pequenos (sejam eles humanos ou de quatro patas). O cardápio também conta com algumas opções especiais em alguns casos.

Escolha da pousada

A escolha de um estabelecimento de hospedagem deve considerar principalmente o objetivo da viagem. Seja para descansar, seja para se divertir, é importante estar em um lugar agradável com pessoas simpáticas e solícitas. Mesmo que você já tenha elegido a opção de ficar em uma pousada, ainda resta a escolha do local.

Na Pousada dos Chás Hotel Boutique, oferecemos aos nossos hóspedes conforto e qualidade. Além disso, temos café da manhã completo, chá da tarde feito com atenção e carinho, além de estacionamento próprio, Wi-Fi livre e muito mais. Os apartamentos são equipados com frigobar, televisão e ar-condicionado. Dependendo do modelo escolhido, você ainda tem acesso a aparelho de DVD, jacuzzi e algumas amenidades, tudo em seu ambiente privativo.

Vale destacar que a nossa pousada está localizada a apenas 50 metros do mar esverdeado de Jurerê e conta com uma decoração baseada em móveis antigos que remete à temática dos chás. Você só precisa se deixar envolver pelos aromas e sabores e aproveitar o melhor que essa estadia tem a oferecer.

A hospedagem em pousada é uma ótima opção para quem busca tranquilidade, simplicidade e uma programação mais personalizada para a sua viagem. Para quem vai visitar Florianópolis, a nossa pousada oferece uma experiência única.

Quer conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e a pousada? Então, entre em contato conosco e veja as melhores opções para você e sua família!

 


Escreva um comentário