Sabemos que o maiores atrativos de Floripa são suas belas praias de natureza exuberante. Mas toda essa natureza não se restringe apenas à beira-mar, podemos encontrá-la também no entorno da cidade. Então, se você quiser conhecer além das praias, indicamos 3 parques ecológicos que são um verdadeiro tesouro de preservação da natureza na sua mais pura forma, com atrativos que enaltecem a fauna e flora da região, como trilhas, observação de animais e mirantes. Confira abaixo as opções:

1. Parque Estadual do Rio Vermelho – Trilha Ecológica do Rio Vermelho

Parque ecológico do Rio Vermelho
Parque ecológico do Rio Vermelho

Vegetação exótica, diferentes espécies animais e uma paisagem deslumbrante é o que você vai encontrar no Parque Estadual do Rio Vermelho. Localizado entre a Praia da Barra da Lagoa e o Distrito do Rio Vermelho, esse parque possui uma trilha que dá acesso a Praia do Moçambique. O caminho bem marcado, coberto de pinhos e eucaliptos, formam um cenário selvagem, diferente, para os padrões das praias que você encontra na Ilha. O visitante que for percorrer a trilha de 1km de extensão encontrará em seu entorno 16 viveiros com mais de 150 animais silvestres de 35 espécies da fauna catarinense, entre elas macacos, jabutis, araras, papagaios, pumas. Um mirante que dá para avistar a Lagoa da Conceição de um lado e o mar de outro, além de toda a beleza do parque.

A entrada para a trilha ecológica é gratuita, com monitores bilíngues que passarão informações sobre as espécies de fauna e flora disponíveis no parque. A trilha também tem acesso para cadeirantes.

2. Parque ecológico do Córrego Grande

Parque ecológico do Córrego Grande
Parque ecológico do Córrego Grande

Esporte, cultura, lazer e educação ambiental é o que você vai encontrar no Parque Ecológico do Córrego Grande. O maior parque da área urbana de Florianópolis, ocupando 21,3 hectares no bairro do Córrego Grande, a aproximadamente 1 Km de distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta uma infraestrutura diversificada sendo uma ótima opção de lazer para toda família. A grande atração do parque são as trilhas interpretativas em meio a mata nativa com mais de 100 espécies de árvores, todas com placas de identificação. Além da flora, o visitante também irá encontrar uma fauna diversificada, com exemplares de coelhos, patos, galinhas, porquinho-da-índia, cágados e até um jacaré-do-papo amarelo. O parque conta ainda com dois lagos, pista para caminhada, parques infantis, brinquedoteca, academia da saúde, espaço para apresentações culturais e eventos, quadra para esportes, espaços para piqueniques e quiosques, onde acontecem aulas de Yoga e Tai Chi Chuan gratuitas. Há também um viveiro e uma estufa para pesquisa de mudas nativas onde ocorrem oficinas voltadas para a educação e conscientização ambiental. O acesso ao parque é gratuito, com estacionamento, internet wi-fi liberada para seus visitantes. Também conta com uma trilha adaptada para portadores de necessidades especiais.

Conheça a Pousada dos Chás

3. Parque Municipal da Lagoa do Peri

Parque Municipal da Lagoa do Peri
Parque Municipal da Lagoa do Peri

Exuberante Floresta de Mata Atlântica, trilhas ecológicas e caminhos históricos é o que você irá encontrar no Parque Municipal da Lagoa do Peri, a maior Unidade de Conservação da Ilha de Santa Catarina. Localizado entre a Praia do Morro das Pedras e a Praia da Armação, esse parque abriga a maior lagoa de água doce do litoral catarinense e uma vasta Floresta Atlântica e vegetação litorânea distribuídos em uma área de 20 Km². O parque é repleto de trilhas ecológicas onde o visitante poderá entrar em contato com a rica diversidade de flora e fauna aquática e terrestre, bem como conhecer mais sobre o histórico de uso e ocupação do parque que teve sua bacia hidrográfica tombada como Patrimônio Natural em 1976. Algumas possibilidades de Roteiros ecológicos são: Caminho da Gurita; Caminho do Saquinho; Trilha da Restinga, entre outros. Uma visita ao parque é uma grande oportunidade par conhecer engenhos, córregos, praias, sítios históricos, cachoeiras do Sul da Ilha, além de desfrutar de sua infraestrutura de lazer.

O acesso ao parque é gratuito, assim como o uso do estacionamento, churrasqueiras e parque infantil. Também possui acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Ficou interessado em saber mais sobre os encantos da Ilha da Magia? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre Florianópolis e região.


Escreva um comentário